“Blogdobsilva” entrevista ex-vereador e sociólogo Fernando Gomes

Encontramo-nos com o ex- vereador e sociólogo Fernando Gomes na Praça da Graça. Decidido a sair do PC do B, ele nos falou em entrevista que já sabe qual seu novo rumo partidário, mas não nos autorizou a divulgar. Porém, afirma que não retornará ao PT. Confira trechos de nossa entrevista:
Blogdobsilva: – Começo perguntando o quê  você acha que esteja acontecendo com a política brasileira que parece ter virado de ponta cabeça!
FG:- Infelizmente o sistema político brasileiro está assentado num modo de arranjo que tem a mesma base na forma como a sociedade está organizada, ou seja, famílias oligárquicas ou o poder econômico é quem detém o controle dos partidos políticos, com raríssimas exceções, o que leva a maioria das agremiações a uma prática política que tem como objetivo maior a manutenção do poder pelo poder. Sem respostas concretas do seu verdadeiro papel de bem representar o povo, estes políticos estão pagando o preço do desserviço que prestam, estão se desmoralizando…
Blogdobsilva: E onde está a falha?
FG:- O desejável fortalecimento partidário tem sido um ponto falho no aprimoramento da nossa democracia. O sistema político é montado e dirigido conforme essas pessoas que controlam os partidos. Os interesses são sempre voltados para uma minoria. Esse “sistema” opera para manter a dominação. O sentido da política enquanto serviço em favor da coletividade não vigora. Já dizia o Papa Francisco: “a política é a arte superior da caridade”. Muitos não entendem isso.
Blogdobsilva: –  “ser politico” para muitos é uma oportunidade de se dar bem…
FG:- Mas estamos num momento importante de reflexão. Podemos mudar esse jogo, depende de todos nós. A melhor parte de “ser político” é entender a política como SERVIÇO. Quem entra na vida pública para resolver problemas pessoais ou de pequenos grupos já não vai mais encontrar espaço disponível. Em 2012 tomei a decisão de não ser candidato à reeleição de vereador, o que poderia ter me dado certa comodidade, porém o desafio foi encarar a disputa como uma opção de mudança na política parnaibana. Para alguns eu perdi, para mim não. Estou em paz com minha consciência!
Blogdobsilva:- Você vai mudar de partido? Está voltando ao PT?
FG:- Mudar de partido não é uma alternativa saudável, porém, conhecendo os arranjos da organização política e não me identificando com essas práticas, é melhor sair. Se mudar de partido é ruim, creio ser pior permanecer em um partido em que não se tem identificação  com aquilo que acredito e defendo. Não me conformaria em ficar preso a amarras de coisas que não comungo. Sobre um possível retorno ao PT devo esclarecer que fui convidado por lideranças estaduais e federais do partido, porém não tomei nenhuma decisão nesse sentido. Qualquer veiculação sobre isso é boato.
Blogdobsilva:- Mas você vai mudar de partido? Vai sair do PC do B?
FG:- Sim. Tenho a convicção formada de que no PCdoB não permaneço mais em função de alguns desapontamentos. Para onde ir? Essa minha decisão eu estou dividindo com um grupo de amigos que mantemos um diálogo político. Certamente não será uma decisão estritamente pessoal, sem demagogia, estou ouvindo esse grupo. Errando ou acertando essa será uma decisão de um grupo. Mas podemos afirmar que o pensamento maior leva em conta a defesa de um projeto político contra esse modelo que impera e ainda predomina em Parnaíba.
Blogdobsilva:- Você acredita ainda em melhoria na prática política?
FG:- Acredito! A sociedade tem um papel fundamental nesse processo de melhoria do sistema político e eleitoral porque ao escolher  o nosso representante político, além de exercer a nossa cidadania, podemos permitir ou não que as tomadas de decisões, que sempre são a favor de alguns, sejam a favor da maioria. Precisamos mudar essa agenda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *