A solenidade de inauguração da 1ª etapa de obras de alargamento e pavimentação asfáltica da BR-135 (agora batizara de Rodovia da Soja), marcada para esta sexta-feira (20), foi adiada para janeiro do próximo ano, segundo fontes fidedignas desta coluna, a pedido do presidente Jair Messias Bolsonaro.
O motivo? Bolsonaro faz questão de participar do evento na cidade de Bom Jesus, região sul do Estado, onde também será inaugurada a 1ª Superintendência da Caixa Econômica Federal, fora de Teresina, um marco histórico no Piauí.
O adiamento em poucos dias foi feito apenas para adequação à agenda presidencial.
Antes propagada nos noticiários nacionais como a “rodovia da morte”, por causa dos violentos acidentes registrados nos mais de 640 quilômetros de percurso, a BR-135 terá a primeira etapa (140 quilômetros) de alargamento e recuperação asfáltica inaugurada no governo de Jair Bolsonaro.
Agora batizada de “rodovia da soja”, a BR recebe cerca de R$ 350 milhões de investimentos do governo federal, via Ministério da Infraestrutura, pasta liderada pelo competente Capitão Tarcísio Freitas. Parte dos recursos por meio de emendas parlamentares impositivas direcionadas pelo senador Elmano Férrer (Podemos-PI).
O novo trecho tem fluxo em torno de 4 mil veículos por dia, sendo na maioria carretas de grande porte. A obra já impacta diretamente na redução em mais de 85% dos acidentes na região sul do Estado, considerada a grande fronteira agrícola nacional no setor do Matopiba.
(Feitosa Costa)