Bombinhas de escargot, pudins de lagosta, polvo ao molho de páprica e canapés de caviar. Esses itens não fazem parte do cardápio de um restaurante de alto padrão, e sim da enorme lista de um serviço contratado pelo governador cearense Cid Gomes (PSB) para abastecer a mesa de seu gabinete e da residência em eventos oficiais.
Sob a justificativa de atender às necessidades do cerimonial do gabinete, o governo assinou um contrato de R$ 3,44 milhões com a empresa Anita Serviços de Alimentos para a prestação de serviços de buffet e decoração. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Ceará no dia 1º de agosto e prevê que o valor seja gasto no período de um ano.
Em nota oficial, no entanto, o governo justifica que o prazo do contrato deve ser “aditivado até o período de quatro anos” e que não há a obrigatoriedade de pagamento do valor completo. “Os valores são pagos conforme a demanda e não existe um valor fixo/mínimo mensal”, diz a nota.
A empresa vencedora da nova licitação já recebeu em contrato anterior R$ 3,58 milhões do governo estadual para prestação do mesmo serviço, valor referente às despesas no período de 2010 a julho de 2013.
Independente se o contrato será cumprido na íntegra ou não, o que chama a atenção no novo edital é o luxo presente nas especificações exigidas pelo governo para a contratação da empresa fornecedora. Além do refinado cardápio já citado, o documento também lista a utilização de bandejas de prata e taças de cristal, além de decoração com arranjos de orquídeas e lírios.
Em relação à equipe, a quantidade é suficiente para promover verdadeiras festas de arromba: está prevista a contratação de mais de 1.400 profissionais entre garçons, chefes de cozinha e recepcionistas bilíngues. Isso sem contar os músicos. Sessenta instrumentistas seriam responsáveis por garantir a animação dos coquetéis e reuniões das autoridades.