Câmara de Parnaíba aprova projeto de lei que cria feriado do Dia da Consciência Negra

Por Roberto Araujo

A Câmara Municipal de Parnaíba aprovou um projeto de lei que cria o feriado municipal do Dia da Consciência Negra, data celebrada em 20 de novembro. A proposta de autoria da vereadora Fátima Carmino (PT) foi aprovada por unanimidade entre os vereadores do legislativo municipal na sessão desta segunda-feira (30).

A autora do projeto 97/2023 já havia apresentado a proposta em 2019, mas a iniciativa não avançou nas comissões da casa. Ela citou que muitas pessoas questionaram o fato de criar um feriado, mas ela defendeu que é uma possibilidade de refletir sobre o significado da data que reflete o papel da população negra.

“O feriado ele tem que dar um caráter de reflexão, vamos pensar no passado. A maioria da população é negra, se autodeclara negra ou parda, é a maioria. A população negra fez parte da população desse país. E nós temos em Parnaíba, na nossa história, também essa marca. Nós temos aqui na Praça da Graça duas igrejas, uma foi construída pelos escravos, a igreja do Rosário, porque o negro não podia se misturar com o branco. Nós temos esse passado aqui em Parnaíba. Então a gente precisa botar um feriado para refletir”, defendeu.

O presidente da Câmara, vereador Daniel Jackson (Solidariedade), anunciou o resultado da votação da proposição ressaltando que é negro. “Diante da presidência de um homem negro, declaro o projeto aprovado em primeira votação”, disse o parlamentar, que em seguida foi aplaudido pelos colegas. Agora, o projeto segue para a sanção do prefeito Mão Santa (UB).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.