Câmara pode ampliar número de deputados; Piauí pode ser beneficiado

Como reflexo do Censo de 2022, sete estados podem perder deputados federais nas próximas eleições, já que as vagas são distribuídas com base na população. Se a redistribuição for feita seguindo as regras atuais, o Piauí perderia duas cadeiras. No entanto, o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), sinalizou a intenção de construir um acordo com o Supremo Tribunal Federal (STF) para aumentar o número total de deputados federais.

Câmara dos Deputados - (José da Cruz/Agência Brasil)José da Cruz/Agência Brasil

Câmara dos Deputados

Essa proposta de ajuste valeria para a próxima legislatura. Em 2023, o STF já havia determinado que o Congresso Nacional deveria revisar a lei de distribuição de cadeiras até 30 de junho de 2025. Caso a sugestão de Motta seja aprovada, a Câmara passaria a ter 14 deputados a mais, totalizando 527 parlamentares.

Presidente Hugo Motta. - (Ezequiel Araújo/O Dia)Ezequiel Araújo/O Dia

Presidente Hugo Motta.

Caso o número de deputados permaneça o mesmo, 14 estados teriam mudanças na composição: sete perderiam cadeiras e sete ganhariam. O deputado Pezenti (MDB-SC), que representa Santa Catarina, afirmou que a redistribuição das cadeiras garantiria um maior equilíbrio federativo.“Criar mais vagas é um tapa na cara do brasileiro”.

Já o piauiense Átila Lira (PP-PI) defendeu que é possível preservar a representatividade dos estados e, ao mesmo tempo, aumentar o número de parlamentares.”Isso foi discutido com o presidente Hugo Motta: podemos manter a mesma despesa, fazendo ajustes, congelando verbas de gabinete e reagrupando despesas de pessoal”.

Átila Lira, deputado federal pelo PP - (Arquivo / O DIA)Arquivo / O DIA

Átila Lira, deputado federal pelo PP

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.