Candidatos no Piauí apelam e TRE obriga bancos a abir contas

Uma denuncia coletiva feita por diversos candidatos conta a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, provocou uma reunião entre a diretoria do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí e os superintendentes dessas duas instituições financeiras por causa das contas de campanha. Os bancos estavam atrasando a abertura das contas, prejudicando os candidatos. A Justiça Eleitoral interveio e o caso foi solucionado. Ficou decidido que algum candidato que ainda não teve sua conta de campanha aberta, terá máximo, até esta 4ª feira para faze-lo.
A IMPORTÂNCIA DA CONTA
“Sem conta não há campanha”, esclarece o desembargador Edvaldo Pereira de Moura, Corregedor do Tribunal Eleitoral e que presidiou a reunião com os representantes dos bancos. “A conta é o carro chefe da campanha. É ela quem vai dizer quanto o candidato arrecadou e quanto ele movimentou”, completa o magistrado.
PRESTAÇÃO
De acordo com a nova legislação, o candidato tem que prestar contas dos seus gastos de campanha, a cada 72 horas. E isso é feito através da conta bancária. A conta pode ser aberta em banco público ou privado, mas é obrigatória.(Pedro Alcântara)

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.