A situação de precariedade em que se encontra a Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), foi um dos assuntos da fala do deputado Luciano Nunes (PSDB), nesta segunda-feira (18), durante o tempo de dois minutos para os pequenos avisos da sessão plenária na Assembleia Legislativa.
O parlamentar relatou todo o drama vivenciado pelas parturientes e recém-nascidos naquela maternidade e lembrou que na semana passada, foi feito um pedido de interdição ética da Maternidade Dona Evangelina Rosa pelo Conselho Regional de Medicina do Piauí.
“Foi feito um pedido de interdição ética. Se avoluma e cresce a cada dia o número de internações e de problemas com a infecção hospitalar. Na semana passada, nós tivemos dois óbitos de mães e de internação de outras mulheres, jovens piauienses, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), da Maternidade Dona Evangelina Rosa”, lamentou Luciano Nunes, acrescentando que as reclamações são crescentes e permanentes.
Segundo o deputado, a maternidade que deveria ser referência no Piauí, e onde era para se ser um fator de comemoração de nascimentos de novos piauienses, infelizmente, a MDER a cada dia é alvo de matérias, de manchetes em noticiários sobre de mortes de mulheres piauienses que estão sofrendo e de futuros piauienses, que estão tendo suas vidas sacrificadas.
O parlamentar apelou para que o governador Wellington Dias tome providências urgentes no sentido resolver o caos instalando na saúde pública do Piauí, sobretudo, na MDER.
Por Lindalva Miranda