
O Programa Segundo Tempo Forças no Esporte (Profesp) tem realizado um belíssimo trabalho com 100 crianças e adolescentes dentro da Capitania dos Portos, com apoio do Ministério do Esporte. Ao longo do ano de 2018 o programa realizou várias atividades esportivas, com coordenadores e voluntários que se dedicaram e contribuíram na formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida de meninos e meninas que estão em áreas de vulnerabilidade social.

Na manhã desta terça-feira (12) o Profesp iniciou suas atividades relativas ao ano de 2019 com muitas novidades e com coordenadora nova, além de mais voluntários, porém, como a mesma dedicação que dos outros coordenadores que fizeram parte do programa e a ele se dedicaram.
As atividades acontecem duas vezes por semana, sempre às terças e quintas-feiras, em contra turno escolar. São realizadas atividades físicas como: natação, vôlei, futebol, handebol e corrida. Eles tem uma alimentação saudável, composta de café e almoço, para alunos do turno da manhã; e para o turno da tarde, almoço e lanche.
O Capitão de Fragata Dante, Capitão dos Portos do Piauí, acredita que o Profesp vai ter um ano incrível com várias atividades e parceiros. ”A expectativa para este ano é melhor. A gente vem trabalhando desde que encerrou o programa no final do ano passado até agora, para colocarmos alguns projetos em prática no ano 2019. Nosso objetivo é trabalhar com outras escolas, como o Sesc e Tiro de Guerra 10-012. Estamos buscando parceiros como universidades, para prover na área da saúde na questão odontológica. Estamos com gente nova que está trabalhando neste novo ano”, relatou Capitão de Fragata Dante.

A Tenente Nayla Silva, que é nova coordenadora do Programa Segundo Tempo Forças no Esporte disse da sua da expectativa na nova função e também que não esperava assumir esse cargo dentro Capitania dos Portos. “Assumir esse cargo vai além do que eu esperava dentro da instituição. O programa Segundo Tempo agrega muitos valores. O primeiro deles é a parte social que é fundamental para qualquer atividade que a gente pode exercer”, relatou.


A coordenadora Nayla também contou que vão ser desenvolvidos novos projetos. “Vamos iniciar o projeto de leitura e também trabalhar a cultura da região. Vamos levá-los aos museus e estamos concluindo um convênio com UESPI, com parte odontológica. São grandes ideias e com várias atividades dentro da capitania. Vai ser um ano maravilhoso para eles e com apoio da imprensa para divulgar as ações”.

A estudante Lívia Bianca Oliveira está no Programa Segundo Tempo há 3 anos e estava contando os dias para o retorno. “Estava com muita saudade e é sempre bom voltar porque aqui na Capitania, por meio do programa, eles tem nos ensinado muitas coisas como respeitar, com lidar com certas situações e acho super-legal estar aqui com meus amigos e compartilhar o aprendizado e a disciplina”, falou Lívia, com um sorriso enorme.







Texto e fotos: Camila Neto