O clima de indefinição sobre a ocupação de órgãos federais no estado deve se estender por pelo menos mais dez dias. Em entrevista, o senador Elmano Férrer (PODEMOS) confirmou que as nomeações para os órgãos do terceiro escalão acontecerão somente após Jair Bolsonaro conhecer os presidentes da Câmara e do Senado. Nos bastidores a especulação é que, dependendo do presidente eleito, a influência de determinados parlamentares mudará nos estados.
Dentre a bancada federal cerca de 30% a 40% dos parlamentares do Piauí deverão fazer oposição a Bolsonaro e não terão espaço. A disputa ficaria entre os parlamentares governistas. Elmano, Júlio César e Átila Lira largam na frente pela proximidade com Onyx Lorenzoni e Jair Bolsonaro. Fábio Sérvio, presidente do PSL no Estado, já indicou um presidente para CODEVASF no Piauí, o Coronel Fernando Bezerra.
No Piauí, 19 órgãos ainda operam com diretores indicados no último governo. Apenas a CODEVASF já recebeu indicação. Elmano confirmou que haverá a interlocução entre os estados e Bolsonaro, porém com o crivo técnico.
“Há discussões sobre os cargos, mas os critérios que presidiram a escolha dos ministros foram totalmente técnicos. Em todos os governos havia um critério mais político. Com relação ao terceiro escalão já sabemos que vai prevalecer o critério técnico, creio que vai melhorar a qualidade dos serviços. Mas irá haver uma interlocução política entre os estados” disse o senador.
Por Tarcio Cruz – portal Douglas Cordeiro