Campanha liberada e Carnaval cancelado expõem a hipocrisia dos políticos

Campanha eleitoral e votação durante pandemia deram força ao coronavírusQuem agora ordena que todos fiquem em casa, são os mesmos que estimularam aglomeração durante a campanha eleitoral

A hipocrisia foi o tom adotado por dezenas de prefeitos e governadores para cancelar os pontos facultativos e ameaçar prender, multar e acusar de “crime contra a saúde pública” quem ousar se reunir no Carnaval.

Isso porque quem agora ordena que todos fiquem em casa, são os mesmos que estimularam aglomeração em todos os municípios do país durante a campanha eleitoral, com comícios, carreatas e as caminhadas bianuais. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

A situação ainda é grave e a aglomeração não é recomendada, não tenha dúvida, mas a desfaçatez dos políticos impressiona cada vez mais.

O governador João Dória, que hoje ameaça prender organizadores de festas em São Paulo, nada falou dos comícios do prefeito Bruno Covas.

Como medidas semelhantes foram adotadas por políticos de todos os partidos, a hipocrisia se mostrou mais contagiosa que a própria covid.

Visite o Restaurante “O LUÍS” na Lagoa do Portinho

A temporada carnavalesca no litoral foi cancelada, as festividades e a folia vão ficar para o próximo ano, mas as nossas belezas naturais continuam a oferecer aquele espetáculo único, com muitas opções de lazer e passeios ecológicos, sem aglomerações e com ar puro e muita natureza.

E uma das opções para aquele cardápio especial, tendo como cenário dunas gigantes e a brisa do litoral, é a espetacular Lagoa do Portinho, que configura como um dos principais cartões-postais de nossa orla, uma paisagem única. E neste cenário deslumbrante está localizado o restaurante o Luís e Hotel Portinho, um dos endereços certos para a boa culinária, com muita segurança e conforto. 

 O empresário Luís Carlos Aragão com sua esposa a gourmet Rita Holanda. 

O empresário Luís Carlos Aragão com sua esposa, Rita Holanda, estão rigorosamente obedecendo todos os protocolos de saúde, para o bom funcionamento do complexo turístico, garantindo a segurança para a sua equipe de trabalho e para os visitantes. O cardápio especial de Rita Holanda e conhecido nacionalmente, sem falar no atendimento da equipe de garçons, exemplar, garantido uma boa refeição para famílias e companhia. 

CARDÁPIO DO RESTAURANTE O LUÍS

(Por:Carneiro Jr.)

SESI: A dica para este carnaval é não aglomerar!

PARA QUEM FOR CURTIR O FERIADO, LEMBRE-SE:BRINQUE, DANCE, FESTEJE, MAS EM CASA, SEM AGLOMERAR.

Esta é a melhor dica para este Carnaval: NÃO AGLOMERAR

PRF recebe terreno do Patrimônio da União para construção de nova delegacia em Parnaíba

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recebeu a doação de um terreno pela Superintendência do Patrimônio da União (SPU), durante solenidade ocorrida às 16h30 desta sexta-feira (12/02) na sede do órgão, localizado à Rua Almirante Gervásio Sampaio, 685, Centro de Parnaíba, litoral do Piauí.

O superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Piauí, Stênio Pires Benevides, e o superintendente do Patrimônio da União do Piauí, Marcelo Barbosa de Morais, assinaram a documentação que formaliza a doação do terreno localizado ao lado da Delegacia de Polícia Rodoviária Federal em Parnaíba.

Segundo Stênio Pires, no local será construída uma nova sede da Delegacia com estrutura mais moderna e bem localizada devido ser na esquina com acesso ao Aeroporto de Parnaíba e a BR-343. A doação foi possível devido a Lei nº 14.011, de 10 de junho de 2020, que aprimora os procedimentos de gestão e alienação dos imóveis da União.

(Daniel Santos/PCN)

Doação!

Polícia Civil com expediente normal no período que aconteceria o carnaval

Delegado Regional de Parnaíba, João Rodrigo Luna informou que o expediente nos distritos do litoral será tudo normal pelo cancelamento do carnaval 2021. 

Prisões no flagrante delito no período noturno, sábado e domingo nas cidades da planície litorânea serão encaminhadas à central de flagrantes de Parnaíba, com delegado, escrivães e agentes de custódia 24hs/dia.  

“No Complexo da Polícia Civil no bairro São Francisco da Guarita, o expediente também será normal”, contou o Delegado Regional. (Portal do Catita)

Emenda parlamentar beneficia com equipamentos hospital de Parnaíba

Uma emenda parlamentar do Deputado Federal do Piauí Átila Lira contemplou o Hospital e Maternidade Marques Basto e outras instituições de saúde do estado.  

Para o Hospital e Maternidade Marques Basto os seguintes equipamentos foram garantidos pela Emenda:  aparelho de anestesia, desfibrilador convencional, ventilador pulmonar pressométrico, mesa cirúrgica elétrica, bisturi elétrico e monitor multiparametro. 

“O deputado Átila Lira tem ajudado muito a cidade de Parnaíba e a região norte principalmente na área da saúde. Agora o hospital e maternidade marques basto através de uma emenda parlamentar recebeu dois milhões de reais do qual foram adquiridos por licitação equipamentos para o centro cirúrgico proporcionando mais qualidade, mais segurança com equipamentos novos para as cirurgias oncológicas e também para cirurgias cardíacas que até agora não eram feitas em Parnaíba e região. Meu muito obrigado ao deputado Átila Lira”, falou Mirocles Veras, diretor executivo do Hospital. 

Carnaval parnaibano cancelado pelo Prefeito Mão Santa

O prefeito de Parnaíba, Mão Santa, se manifestou sobre a realização do carnaval 2021 no município de Parnaíba. Foi nesta terça-feira (09) durante entrevista concedia à imprensa.

Mão Santa destacou a importância da realização das festividades de Carnaval para o comércio de Parnaíba, mas ressaltou que o momento não é propicio para realizações de festas e de aglomerações, por conta da Pandemia. “Parnaíba, como uma cidade turística, tem a tradição de realizar um excelente Carnaval, um dos melhores do Brasil, diga-se de passagem, mas precisamos respeitar todos os protocolos para evitar a disseminação e o contágio do vírus. Portanto, decretamos, oficialmente, que não iremos realizar o Carnaval de 2021, prometendo realizar ano que vem o melhor Carnaval de todos os tempos”, pontuou Mão Santa.

Prefeito Mão Santa em coletiva a imprensa

Sobre o Decreto do Governador do Estado, Mão Santa se disse surpreso pelo o fato do Governador está impondo que o servidor público estadual trabalhe no período momesco, já que ele, Wellington Dias, é campeão em decretar ponto facultativo. “Eu nunca decretei ponto facultativo na minha vida pública, pelo simples fato que eu defendo o trabalho, mas nesse caso especifico iremos seguir à risca a determinação do Governo Federal, que decretou os dias 15 e 16 como pontos facultativos. Assim, eu me curvo às determinações do nosso Presidente Bolsonaro”, disse.

Mão Santa enalteceu o excelente trabalho realizado pelos cientistas, que estão trabalhando arduamente para desenvolver e liberar vacinas para a imunização da população mundial, sendo necessário, nesse momento, o total respeito à ciência. “Os cientistas sabem o que estão fazendo, eles são casados com o estudo e com a verdade e, graças a Deus, já estamos bem próximos de imunizar toda à população. Isso é o que realmente importa,” finalizou Mão Santa.  (Com informações de  Walter Fontenele)

Guardas patrimoniais de Parnaíba reivindicam pagamento de gratificação

O Sindicato dos Servidores e Servidoras Municipais de Parnaíba (SINDSERM) está buscando um entendimento a fim de que seja cumprido o compromisso da gratificação por parte da Gestão Municipal. Os profissionais se sentem prejudicados em seu orçamento com o não pagamento da gratificação, já que o salário de janeiro foi pago e os R$ 300 não estavam inclusos.(Daniel Santos/PCN)

Vista do deck do Porto das Barcas (PI) encanta pela beleza

A vista do deck do Porto das Barcas, que recentemente passou por uma ampla reforma, permite uma visão privilegiada do pôr do sol sob o Rio Igaraçu, que separa Parnaíba da localidade de Ilha Grande de Santa Isabel, litoral do Piauí. No registro da jornalista Cinthia Lages é possível ver o encantamento provocado pelas luzes no espelho d’água.

Registro da jornalista. Crédito: Cinthia Lages.

A reforma que incluiu o deck e o Ponto da Cultura/Museu do Mar deram uma “cara” nova para o já conhecido ponto turístico de Parnaíba. Além disso, os espaços receberam novas pinturas e readequações arquitetônicas, fruto de um incessante trabalho da arquiteta Patrícia Mendes, da Secretaria Cultura do Piauí (Secult).

Os espaços ganharam instalações confortáveis e com cuidados especiais quanto a iluminação, valorizando a localização privilegiada dos equipamentos públicos. O espaço está pronto para receber exposições, além de aulas de arte, música e dança. O ateliê e restaurante também passaram por importantes adequações.

Porto das Barcas reformado

Atualmente o Porto das Barcas conta com lojas de artesanato, restaurantes, bares e sorveteria, além de empresas de turismo que realizam passeios pelo Delta, que incluem conhecer as ilhas, afluentes da região e a revoada dos guarás. O conjunto arquitetônico completo conta com 200.000 m² e é administrado pelo Governo do Estado do Piauí.

Como era o espaço antes

O Porto das Barcas estava com estrutura abandonada e sem reformas. A readequação foi fundamental para a autoestima do povo parnaibano.

Crédito: Divulgação (MN)

Equipe de comunicação da Câmara inicia projeto de transmissão on-line das sessões

Live no Facebook da Câmara já alcançou mais de 10 mil internautas

A equipe de comunicação da Câmara Municipal de Parnaíba (CMP), iniciou um arrojado projeto de transmissão on-line das sessões, através de lives nas redes sociais da CMP.

A live piloto ocorreu com sucesso na abertura do ano legislativo parnaibano, realizado na noite desta terça-feira (02). Chegou a ser registrado cerca de 100 internautas assistindo simultaneamente a sessão solene que, além de ser transmitida em tempo real, ofertou qualidade de som e imagem.

Jornalista e presidente da Câmara, Carlson Pessoa
A equipe é coordenada pelo presidente da Câmara, que inclusive também é comunicador, Carlson Pessoa (CMP). Ele ressalta que além de possibilitar a presença virtual da população nas sessões neste tempo de pandemia, esta é mais uma forma de dar transparência às ações e trabalhos do legislativo.

“Agradecemos aos milhares de parnaibanos que acompanharam a primeira transmissão, pois este é um marco na história do legislativo do litoral. Estamos fazendo história. Tivemos um público recorde assistindo esta sessão solene com a fala anual do prefeito Mão Santa. Assim possibilitamos que mais pessoas possam acompanhar os trabalhos da Casa, principalmente neste momento atípico que estamos vivendo, pois por enquanto não poderemos nos reunir presencialmente como era de costume”, explicou o presidente.

Produtor audiovisual, Roberto William
Produtor audiovisual, Gleitowney Miranda
A diretora de Comunicação, Luzia Paula, explicou que partir de agora todas as sessões serão transmitidas no novo formato, sempre às terças e quinta, às 18:30.

Jornalista e diretora de Comunicação da Câmara, Luzia Paula

Nossos produtores audiovisuais, Roberto William e Gleitowney Miranda, já fizeram todos os ajustes necessários para que as transmissões ocorram sem atropelos. As reuniões da Câmara já eram transmitidas ao vivo pelo site, no entanto, esta plataforma não é muito usual pelos parnaibanos. Tínhamos sempre pouquíssimas pessoas assistindo e já nas redes sociais a realidade é bem diferente. Lá está boa parte do nosso público e assim conseguimos virtualmente ‘levar a Casa do Povo’ para inúmeros lares”, disse. “Estamos transmitindo pelo Facebook e Instagram e, ao final de cada expediente, hospedamos a live também no Youtube. Vale ressaltar que todas as transmissões ficarão salvas nas redes sociais para que a população possa acessar a qualquer momento”, informou a jornalista.

Jornalista e assessora de imprensa da Câmara, Camila Neto
O grupo de comunicação da Câmara Municipal de Parnaíba é formado por jornalistas, cinegrafistas, web designer, produtor audiovisual e fotógrafos.
Cinegrafista Nara Lívia
Colaborador Fábio Martins

Colaborador Zezinho Santos

(Ascom / CMP)

Prefeitura de Parnaíba define início das atividades escolares no formato remoto.

O Prefeito Francisco de Assis de Moraes Souza, Mão Santa, após reunião com o Secretário Municipal de Educação, Rafael Alves, e, o vice-prefeito municipal, Beto Teles, definiu que, o início do período letivo de 2021, nas escolas da rede municipal de educação será através de aulas remotas.

A decisão foi tomada visando o bem estar de crianças, familiares e profissionais da rede municipal de educação. Ainda ficou definido que a cada 30 dias será realizada uma reavaliação do quadro de casos de COVID-19 em Parnaíba, observando a curva de infecção do vírus no município.

A avaliação mensal será realizada através de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e outros órgãos, para validar o retorno ou não, das atividades híbridas ou presenciais no município de Parnaíba.

SESI: Escola Integrada Deputado Moraes Souza- Últimas Vagas

ESCOLA INTEGRADA DEPUTADO MORAES SOUZA

Avenida Pinheiro Machado, 2611- Rodoviária – Parnaíba. Fone: 33231260

Como era a vida no campo

Por:Benedito Gomes(*)

Em conversas com amigos, falamos de nossos queridos agricultores, homens da roça, trabalhando com enxada, machado, foice e outros fortes equipamentos simples e eficientes.
O trabalho na roça tinha inicio em julho com a escolha do local, que estivesse com mais de dez anos do último roçado.

Iniciávamos com a broca, derruba, queima, corte, coivara e cerca. Já em dezembro, ai então chegava a chuva e começávamos o plantio.

Nos anos 40, 50, 60…o agricultor não ganhava um real no seu dia a dia de trabalho. Não havia aposentadoria rural, nenhum auxilio governamental. Criávamos pequenos animais: um leitão, quando ele atingia 40 ou 50 quilos, vendíamos, com mais algumas galinhas, uns paneiros de farinha e, com esse dinheiro, comprávamos tecidos para fazer roupas: alguns metros de riscado para camisa, metros de mescla para calças e metros de chita para vestidos.

Nas mãos de uma boa costureira, estes simples tecidos eram transformados em belas e coloridas indumentárias com as quais íamos a missa aos domingos e a procissão no dia da padroeira.

Conversávamos também sobre o trabalho na roça, na farinhada, no carro de boi, o trabalho naquela época não era dia a dia, era noite a noite, sem energia, sem maquina era tudo feito no braço. Para ficar mais simples, resumir em poesia:

Ali só havia trabalho
O único divertimento
Sem salário
E sem aumento

No sol, na chuva, no vento
A roça e o carro de boi
Em julho a farinhada
Noite inteira acordada
Fazendo farinha fina

Muito grande a escuridão
A única iluminação
Vinha de uma lamparina

Como não tinha relógio
Não havia hora marcada
Acordava e olhava o tempo
Se em noite estrelada
Pela posição dos astros
Já era de madrugada
Logo o galo cantava
Começava o expediente
Noite escura e nós, a gente
Enfrentava sem medo
Transportando tijolos ou telhas
As vezes lenha ou madeira
Tirada com sacrifício
Na cerca da capoeira

O dia vinha raiando
O corpo sujo e cansado
Pelo o trabalho pesado
Pedia alimentação

A primeira refeição
Estava chegando á mesa
Tão simples, tão necessária
Sol nascendo a manhã clara
A cena se repetia
Um bule de café
Uma cuia com farinha
Era tudo o que tinha
Para começar o dia

Sentados ao redor da mesa
Cada um com sua tigela
Uma alegria singela
De esperança e certeza
O dia continuava
Com chuva, com sol ardente
Com frio ou tempo quente
Mais tarde a noite chegava
Armava a rede e deitava
Para o corpo descansar
Não dava nem pra sonhar
Pois chegava a madrugada
E uma nova jornada
Já tinha que começar

(*)Benedito Gomes
Contador – UFPI

Nota informativa – Centro de Especialidades em Saúde – CES

A Prefeitura de Parnaíba, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem a público informar acerca dos protocolos de atendimento no Centro de Especialidades em Saúde – CES
Devido à pandemia causada pelo novo Coronavírus, e, no intuito de proteger a população e servidores municipais, a Prefeitura de Parnaíba, informa que o Centro de Especialidades em Saúde está operando seguindo rígidos protocolos sanitários a fim de evitar a transmissão do novo Coronavírus entre seus servidores e a população que utiliza os serviços.
Para tanto, está sendo seguido o seguinte protocolo:
  • Agendamento de consultas nas UBS;
  • Consultas com hora marcada;
  • Horário de atendimento das 07 às 17h (ininterrupto);
  • Uso obrigatório de máscara na dependência do Centro;
  • Não será permitido a entrada de acompanhante, salvo nas seguintes condições: Bebê de colo, portador de deficiência ou, comorbidades que impeçam o deslocamento do paciente.
A Direção do CES, pede compreensão da população para o cumprimento das normas sanitárias. O Centro de Especialidades em Saúde, está localizado à Rua Anhanguera S/N, esquina com a Rua Pedro Freitas, no Bairro Piauí.
 
Supcom – PMP

Profissionais de saúde recebem vacina contra Covid 19

O fim de semana foi de vacinação contra a Covid 19 para 150 profissionais e trabalhadores de saúde do Hospital e Maternidade Marques Basto. Os profissionais que receberam a vacina fazem parte da linha de frente do enfrentamento ao novo coronavírus.

Segundo Weruschka Galas, enfermeira do Hospital e Maternidade Marques Basto os profissionais que receberam a vacina foram chamados seguindo as orientações do Ministério da Saúde de acordo com as fases de vacinação, posteriormente outros profissionais serão convocados. “Neste momento foram vacinados os profissionais que tem contato direto com os pacientes, tudo de acordo com a norma técnica do Ministério da Saúde para a vacinação do covid 19.  Diante disso 150 colaboradores receberam a vacina pela coordenação de imunização do município de Parnaíba”, explicou Weruschka.

Em uma semana de campanha mais de 13 mil doses da vacina contra a covid 19 foram aplicadas em todo o estado do Piauí. Os dados constam no Painel Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). As doses foram aplicadas em profissionais de saúde e idosos residentes em instituições de longa permanência e pessoas com deficiência institucionalizadas.

A capital Teresina aplicou a maior quantidade de doses até o momento, seguida de Parnaíba. “Até o momento recebemos 50% das doses de vacina destinadas para os profissionais e trabalhadores de saúde. Acreditamos que esta semana hospitais particulares e profissionais autônomos de saúde sejam vacinados. Desejamos que o ministério da saúde consiga comprar de outros laboratórios as doses de vacina para que possamos chegar o mais rápido possível a população”, falou Charles Lima, gerente da Imunização do Município de Parnaíba.

Entre os grupos prioritários estão profissionais da saúde que atuam na linha de frente contra o novo coronavírus, idosos, pessoas com comorbidades, indígenas, quilombolas. O próximo passo, ainda a ser definido, será a imunização dos profissionais da Educação e setores estratégicos na economia, como indústrias, construção civil, turismo, eventos e outros.

SESI: Escola Integrada Deputado Moraes Souza- Últimas Vagas

ESCOLA INTEGRADA DEPUTADO MORAES SOUZA

Avenida Pinheiro Machado, 2611- Rodoviária – Parnaíba. Fone: 33231260

Veiculo fica destruído após colidir com caminhão em avenida de Parnaíba

Um veículo marca/modelo Ford Ka, de cor preta, ficou parcialmente destruído após colidir com um caminhão-caçamba, por volta das 18h30 desta segunda-feira (01), na avenida São Sebastião, bairro São Benedito, em Parnaíba, litoral do Piauí. Não houve vítimas fatais, e o condutor do automóvel evadiu-se do local.

Segundo testemunhas relataram, o motorista do caminhão – que não teve sua identidade revelada, trafegava pela rua Timbiras, que é transversal à avenida, quando o motorista do Ford Ka, em velocidade incompatível com a via, não conseguiu reduzir e acabou colidindo no veículo de carga.

 
Populares relataram ainda que chegaram a presenciar o motorista do carro ainda no local, mas saiu aparentemente nervoso da cena do ocorrido. Militares do Corpo de Bombeiros estiveram presente no intuito de averiguar a existência de vítimas. Uma equipe do Pelotão de Policiamento de Trânsito (PPTran) foi acionada para orientar o trânsito que ficou congestionado, e adotar as medidas cabíveis que o caso requer.
Fotos: Eduardo Machado.
Por Eduardo Machado, In Foco.

Usuário de tornozeleira eletrônica é assassinado em Parnaíba, litoral do Piauí

O ex-presidiário Antonio Machado Ferreira, 48 anos, foi assassinado nesta madrugada de sábado(30), na região do bairro Alto Santa Maria, próximo a Usina Delta em Parnaíba.

O corpo dele havia ferimentos por arma branca(FAB) e lesões na região da cabeça após ser atingido com madeiradas. O IML removeu o corpo. Nesta manhã seria liberado aos familiares para sepultamento.
Antonio Machado havia sido apenado pela Comarca de Luís Correia com base no crime de furto qualificado. Era usuário de tornozeleira eletrônica e havia sido liberado do presídio no dia 22 de abril de 2020. 
Residia à Rua Maria Angélica no bairro Alto Santa Maria. Era natural do povoado Brejinho em Luís Correia. Até o momento ninguém foi preso por conta deste crime.