Lagoa do Portinho: Vamos cuidar melhor do que é nosso?

Cantada em versos e prosas como um cartão postal do litoral piauiense, a Lagoa do Portinho nasceu,  morreu e ressuscitou apenas e tão somente por vontade divina. Há anos implora investimentos que nunca ocorrem. E quando ocorrem não surtem efeito algum, como foram os milhões enterrados, com suspeita de desvios, pelo governo do Piauí, há 12 anos, num projeto de contenção de dunas que não funcionou. Falou-se, na época, no plantio de tifton nas áreas das sete (das treze) dunas, num total de 10 hectares. Coisa pra inglês ver.

Em julho de 2019 o governo do Estado transformou a Lagoa em  Unidade de Conservação. E só. De lá para nada foi feito. Consta no papel que a Lagoa iria receber atenção especial ainda maior quanto à conservação e proteção da fauna, da flora, preservação das margens, da biodiversidade, além da garantia dos recursos hídricos. A Lagoa tornava-se Área de Relevante Interesse Ecológico (Aire). Tudo só no papel.

Hoje a Lagoa volta a ser, nos finais de semana, o point preferido de parnaibanos e visitantes, que se aglomeram sem controle, como se não pairasse no ar o tal vírus maldito (Covid-19) que amedronta o mundo.

Como em todos os lugares onde há aglomeração, depois do vendaval de pessoas, indo e vindo, resta a sujeira que fica, por falta de cuidado mínimo das pessoas com o item limpeza. E assim está a Lagoa, vista por quem a olha com carinho e sabe da sua importância para a cidade e para seu povo, sempre carente de áreas de lazer.

O que fazer, então? Campanha educativa? Colocar placas chamando a atenção para esta necessidade, do lixo no lixo? Prefeitura intensificando a limpeza, colocando vasilhames para a colocação do lixo em local adequado???

Lá, o mercado informal prolifera, como em qualquer lugar em que há circulação de pessoas. Barracas de todos os modelos são improvisados pelos batalhadores pelo pão de cada dia. Não seria uma provocação para que se pensasse na execução de um projeto para construção de barracas padronizadas, já que o local é tão importante para o turismo quanto a Pedra do Sal?

Já que do Governo do Piauí nada se pode esperar, uma vez que a Secretaria Estadual de Turismo prefere apenas construir calçamentos em cidades do interior, em períodos pré-eleitorais, resta esperar da prefeitura de Parnaíba, um olhar carinhoso sobre as águas da Lagoa. Que a poesia permaneça, para os poetas sonharem. Ao Poder Executivo, a execução de ações que realizem tais sonhos.

 

Centro Cultural de Línguas de Parnaíba terá aulas remotas e investimentos na infraestrutura

O Centro Cultural de Línguas (CCL) Monsenhor Antônio Sampaio, está passando por reformas desde a pandemia para poder assegurar mais qualidade estrutural aos alunos, quando as aulas forem presenciais; pois neste ano de 2021 o ensino permanecerá na modalidade remota devido aos avanços da pandemia que apresenta uma segunda onda da Covid-19. As matrículas estão sendo feitas desde o início do ano.

Segundo o diretor Carlos Eduardo, as aulas vão dispor de recursos didáticos on-line que possibilitam exercícios e interação com os professores. Antes da pandemia a instituição tinha uma média de matrículas de 1.400 alunos e houve uma regressão deste público frente à pandemia da Covid-19.

Com a finalidade de prosseguir com melhorias na instituição, o deputado Dr. Hélio Oliveira visitou o Grupo Escolar Luís Galhanone, onde fica o CCL, para verificar as necessidades e destinar recursos que asseguram mais qualidade no ensino para melhor aprendizado dos estudantes. Está sendo verificada a instalação de condicionadores de ar para melhorar o ambiente das aulas. “É muito importante que tenhamos salas climatizadas até porque isso cria uma condição melhor de isolamento entre as salas”, enfatizou Dr. Hélio.(Por: Daniel Santos)

Governo investe quase oitocentos mil reais na antiga Escola Normal de Parnaíba

*Tereza Val

A Unidade Escolar Francisco Correia, (hoje 1ª G.R.E)em Parnaíba, está passando por uma reforma, por meio do programa PRO Piauí, e está na fase de acabamento. Com o valor orçado em R$ 799.097,31 a obra  incluiu melhorias nos espaços do banheiro, pátio, salas de aula e as áreas administravas: diretoria, secretaria, sala dos professores e pintura de todo o prédio. Além de esquadrias e todos os insumos necessários para melhorar o trabalho pedagógico.

De acordo com a diretora da unidade, Clemilda de Araújo, a reforma teve início em agosto e toda a estrutura física, hidráulica e elétrica estão sendo renovadas. “Já percebemos uma grande modificação e diferença. Sermos contemplados com uma reforma, com certeza, concretiza os desejos de toda a comunidade escolar”, afirma a gestora.

Já a gerente da 1ª GRE, Safira Veras, afirma que a reforma da escola só confirma o compromisso do Governo do Estado com a população do Piauí. “Ver o crescimento de uma escola enche meu coração de alegria. Não tenho a menor dúvida que a reforma vem trazer uma condição muito melhor a nossos estudantes”, afirma a gerente.

História da Unidade Francisco Correia

A instituição de ensino surgiu como laboratório da Escola Normal Francisco Correia com o objetivo de treinar os professores estagiários e fazer o aprimoramento de suas práticas pedagógicas. Por volta de 1967, a escola era conhecida pelo nome de Pequeno Príncipe e, com o passar do tempo, ficou conhecida pelo nome de Escola de Aplicação Francisco Correia, ofertando o Ensino Fundamental regular das séries iniciais do 1º ao 5ºano.

Com a implantação do Ensino Fundamental das séries finais, desde o ano de 2017, a instituição passou a chamar-se Unidade Escolar Francisco Correia. Diante disso, as séries finais do 6º ao 9ºano foram implantadas gradativamente, sendo concluídas neste ano de 2021.

Hoje, a escola funciona nos turnos manhã e tarde, com 446 alunos matriculados e, de acordo com novas matrículas para o ano letivo de 2021, haverá um aumento da quantidade de estudantes.

Reforma e ampliação

Além da Unidade Francisco Correia, outras escolas jurisdicionadas à 1ª GRE estão passando por obras. Um exemplo é a Unidade Escolar Edson da Paz Cunha, onde foi retomada a construção da quadra poliesportiva. A reforma contempla pintura, colocação de telhado, piso, alambrado, arquibancada e sistema de iluminação, banheiros, entre outros componentes de uma quadra esportiva. A obra já está em fase de conclusão. (politicapiaui)

Artistas parnaibanos também protestam contra novo decreto de W. Dias

Parnaíba é uma cidade em que à vida noturna em bares e restaurantes, com algumas exceções, começa às 8h ou 9h e se estende até às 24h. Nos locais com música ao vivo essa regra é seguida ao pé da letra, com exceção de shows, mas estamos aqui nos referindo apenas aos bares e restaurantes.

Bar Dobrando – Foto: Walter Fontenele

Sendo assim, já que os bares e restaurantes poderão funcionar até às 23h, por que o novo decreto do Governador do Estado, Wellington Dias (PT), proíbe a contratação de música ao vivo? Será que se o restaurante funcionar até às 23h com música ao vivo irá atrair o vírus? Lógico que não.

Num mundo pandêmico quase todos os setores, uns mais outros menos, são prejudicados pelas restrições de mobilidade que, em alguns casos, é recomendável, desde que essas proibições sejam bem estudadas e analisadas para minimizar os prejuízos.

Eliésio Castro (Foto de arquivo pessoal)

Em Parnaíba, alguns artistas já manifestaram seus desapontamentos com as restrições do novo decreto. Segundo Eliesio Castro, músico e cantor com muitos anos de estrada, “mais uma vez nós, os artistas, fomos pegos de surpresa, com relação a pararmos de exercer nossa profissão. Em conversas com outros músicos ficou decidido que iriamos voltar a fazer as lives. Da primeira vez essa foi à solução encontrada. Mas mesmo com as lives muitos colegas tiveram que vender boa parte dos seus equipamentos. Com muita luta e com a ajuda do auxílio emergencial todos estavam se reerguendo. E agora que não temos mais o auxílio, como vai ficar?”, pontuou Castro.

Para o músico, cantor e produtor Junior Vieira, “minha indignação é o fato do governo está usando medidas erradas pra sustentar o decreto. Em primeiro lugar, desde que retornamos a trabalhar eu não vi nenhum tipo de aglomeração nos eventos em que participei; em segundo lugar, seria melhor que o Governo fiscalizasse os pontos em que as aglomerações realmente acontecem. Eu não estou defendendo nem um tipo de aglomeração. Eu participei desde o começo da retomada e, graças a Deus, estou sã, pois sempre segui os protocolos recomendados (uso de máscaras, álcool gel, distanciamento)”, destacou Vieira.

“O único problema que eu tive num evento pós-pandemia foi quando um cliente do local onde eu cantava quis cantar no meu microfone. Com jeitinho e educação eu expliquei que não seria possível por conta dos riscos de contágio do Covid-19. Todos nós somos a favor da vida”, disse.

O novo decreto do Governo do Estado foi publicado na última terça-feira (26) e vai se estender até o dia 21 de fevereiro.

Por Walter Fontenele

 

Cancelado “I Encontro Artista, Mostre Sua Arte!”

A Superintendência de Cultura de Parnaíba, entendendo ser a preservação da saúde dos parnaibanos um gesto de consciência cívica e ética, vem informar o cancelamento do “I Encontro Artista, Mostre Sua Arte!” , que aconteceria com a apresentação de um concerto da Banda Municipal Simplício Dias, com a performance de artistas convidados e com a Vernissage de Beetholven Cunha, intitulada “Parnaíba e outras tentativas – Primeiras Criações Visuais”, em decorrência do Decreto Estadual N. 19.445, de 26 de janeiro de 2021, que dispõe sobre as medidas sanitárias para o enfrentamento da Covid-19, entrando em vigor na mesma data.
Apesar do cancelamento da programação, informamos que as obras plásticas de Beetholven Cunha ficarão expostas na Casa Grande de Simplício Dias da Silva para visitação e aquisição a partir do dia 29 de janeiro de 2021, de acordo com os protocolos de segurança instituídos.
Agradecemos a compreensão do público previamente convidado para aquela que seria uma noite de encantamento e de renovação cultural em nossa cidade.
Atenciosamente,
     Arlindo Ferreira Gomes Neto
Superintendente Municipal de Cultura

Polícia Civil cumpre mais dois mandados de prisão no litoral do Piaui

A POLÍCIA CIVIL deflagrou nessa manhã de quinta-feira(28), na cidade de Ilha Grande do Piauí, a operação Saturação e deu cumprimento a dois mandados de prisão. 

O objetivo da operação é retirar do convívio social criminosos que continuam desenvolvendo atividades ilícitas e levar um pouco de tranquilidade para os cidadãos.

Os presos de hoje são acusados de vários crimes de roubos e furtos. A operação continua durante  todo dia.

ILHA

Participaram da operação policiais da unidades da Delegacia Regional e CORE

(Portal do Catita)

 

Grupo de alunos da UFDPar fará manifesto pedindo a realização de aulas no sistema híbrido

Um grupo de alunos da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), farão um manifesto pacífico na próxima sexta-feira (29), reivindicando  a realização de aulas por meio do sistema de ensino híbrido (mesclagem entre aulas on-line e presencial). O ato ocorrerá em frente a UFDPar e acontecerá com o envolvimento de alunos de vários cursos.

A manifestação seguirá os protocolos de biossegurança da Organização Mundial da Saúde (OMS), e tem por objetivo chamar a atenção do poder público e dos superiores da instituição para as necessidades dos estudantes.

“No dia 17 de março de 2020 a pandemia foi instalada oficialmente pela UFDPar, e, desde então, a Universidade se mostra inerte em nos ajudar a estruturarmos um ensino EAD completo. Em 7 de dezembro de 2020, houve a publicação em diário oficial da Portaria Nº 1.038 por parte do MEC, e, em 2021, houve a liberação do decreto estadual 19.429, permitindo a adoção de práticas em complemento ao EAD (ensino híbrido) respeitando as medidas sanitárias. No entanto, ao invés disso, a Universidade não toma medidas para conseguirmos avançar de período!

Estamos há quase um ano no mesmo período e existem turmas de Medicina que só estão tendo UMA matéria de UMA hora por semana, em um curso cuja carga horária é altíssima! Nós como alunos nos sentimos frustrados, pois além dessa inércia, a comunicação com a Universidade não tem sido transparente, nem efetiva! Além disso, a maioria das outras universidades federais do nordeste vem adotando o ensino híbrido, a exemplo da UFC, da UFMA, e de outras universidades particulares, como UNINOVAFAPI e UNIFACID, além da IESVAP, que, especificamente, localiza-se em Parnaíba também, enquanto a UFDPar adota uma postura de inércia e falta de transparência”, protestou um dos alunos do curso de Medicina.

Parnaíba Shopping divulga novo horário de funcionamento após Decreto Estadual

Em respeito ao Decreto Nº 19.445, de 26 de janeiro de 2021, do Governo do Estado do Piauí, com medidas para conter o avanço da Covid-19, a partir de hoje (27/01) o Parnaíba Shopping está com novo horário de funcionamento.⠀

▪Segunda a Sábado:12h às 21h (todo o shopping);⠀Domingo:⠀– Alimentação: 12h às 21h⠀– Americanas, Magazine Luiza, Renner e Riachuelo: 12h às 21h⠀ Demais lojas: 15h às 21h⠀

Obs: Cinema, Detran e Correios não estão funcionando ao público.

▪Medidas de Segurança contínuas:
– Uso de máscara obrigatório;⠀
– Medição de temperatura na entrada;⠀
– Higienização de mãos com água e sabão, além de álcool em gel distribuído por todo o shopping;⠀
– Distanciamento social, atendimento limitados nas lojas e redução da capacidade de público no shopping.

Faça um Curso Profissionalizante no SENAI

Investimento: Promoção de R$ 400,00 Por R$ 42,00 – desconto de 79% Carga horária: 160h Início das aulas: 18/02/2021 Fim das aulas: 14/04/2021 Presencial Parnaíba – CFP – José de Moraes Correia Turno: Tarde e Noite – Qualificação Profissional – Pré-requisitos.

Endereço: Avenida Capitão Claro nº 199 – Parnaíba – Piauí, Brasil  Cep: 64200500  Contato  Telefone: (86)33212640 / WhatsApp: 86 9 9500-4221  https://loja.mundosenai.com.br/pi/checkout/cart/

Museu do Mar, no Porto das Barcas, será o maior museu do Piauí

Quem visita a litorânea cidade de Parnaíba, obrigatoriamente passa pelo Complexo Turístico Porto das Barcas, local que faz parte da história do município e foi um importante centro comercial do Piauí no século XX. O complexo, que é formado por 28 lojas de artesanato, auditório e está às margens do Rio Igaraçu, vai ganhar, após as obras de restauração, o Museu do Mar, que será o maior do estado.

O Museu do Mar está sendo criado para comportar um acervo baseado em pesquisas sobre a região. Entre as peças, está a ossada de um peixe-boi e um esqueleto de baleia cachalote, que possui 16 metros de extensão.

“Além de barcos em tamanho real, dentro do museu teremos também um café, um miniteatro, um espaço para aulas de dança, de artes plásticas, entre outras atividades. Será um grande museu que estará à disposição do povo do Piauí”, conta o secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo.

Além da importância turística, o Porto das Barcas será um centro cultural em Parnaíba. A reforma e restauração abrangem todo o complexo, as lojas de artesanato e entorno do museu, e está 95% concluída. Após a reinauguração, os artistas poderão utilizar as novas salas, um galpão e a praça das ruínas  para oficinas de dança, teatro e música.
De acordo com o secretário, uma programação cultural já está sendo organizada para 2021. “Todos esses espaços poderão ser utilizados para shows, apresentações e espetáculos, que serão retomados no pós-pandemia”, afirma Fábio Novo. (cidadeverde)

Parnaíba Shopping realizará live para falar sobre verdades e mitos das vacinas contra a Covid-19

Em meio a atual fase da pandemia que vivemos, falar sobre vacinação é de total relevância. Pensando nisso, o Parnaíba Shopping irá realizar uma transmissão ao vivo, pelo seu perfil no Instagram, nesta quarta-feira (27), com o Dr. Carlos Roberto, médico especialista em vacinas. O tema da live será “Vacina da Covid-19: Fases, mitos e verdades” e ela iniciará às 19h.

Para o convidado, Dr. Carlos Roberto, falar do ato de vacinar e sua importância, nesse momento que passamos, é imprescindível. “É a única esperança que temos para controlar a situação. São muitas mortes no dia a dia, uma verdadeira tragédia, onde a única forma de controlar essa situação é através do já conhecido distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos com água, sabão e álcool em gel. Mas precisamos falar da outra linha de produção, que são as vacinas. Todas que estão sendo produzidas, com tecnologias diferentes, são vacinas boas e seguras”, comenta.

No Brasil, o órgão que autoriza a produção e distribuição das vacinas em estudos é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e no momento estão permitidos lotes das vacinas CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório Sinovac, e a da Biofarmacêutica AstraZeneca, distribuida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria pela Universidade de Oxford (USA).

“Considerando as duas vacinas que já temos no país, elas são excelentes, com baixa capacidade de desenvolver reações adversas e, por sua vez, com níveis de proteção suficientes para o controle da pandemia”, completa Dr. Carlos Roberto.

Sobre a confiabilidade das vacinas, o médico frisa. “A população precisa ter confiança, se engajar no ato da vacinação, não se deixar levar pelo negacionismos e campanhas antivacinas. Conclamamos a todas as pessoas, que estão inclusas nos grupos determinados pelos órgãos de saúde, a comparecerem maciçamente às suas unidades, municípios, locais de vacinação, para que tudo isso passe o mais rápido possível”, completa Dr. Carlos Roberto.

Seja um aluno do SENAI: Curso Operador de Computador

Matrículas até 10/02/20: Investimento: Promoção de R$ 400,00 Por R$ 42,00 – desconto de 79% Carga horária: 160h Início das aulas: 18/02/2021 Fim das aulas: 14/04/2021 Presencial Parnaíba – CFP – José de Moraes Correia Turno: Tarde e Noite – Qualificação Profissional – Pré-requisitos.

 A matrícula do candidato será efetivada mediante apresentação de fotocópia ou original dos seguintes documentos:  – CPF e RG – Declaração que concluiu no mínimo o 7º Ano (antiga 6ª série) do ensino fundamental, ou, equivalente a IV etapa da educação de jovens e adultos – EJA, no ato da inscrição. – 01 fotografia 3×4; – Comprovante de residência com CEP atualizado – RG da mãe, quando menor de idade.

Endereço: Avenida Capitão Claro nº 199 – Parnaíba – Piauí, Brasil  Cep: 64200500  Contato  Telefone: (86)33212640 / WhatsApp: 86 9 9500-4221  https://loja.mundosenai.com.br/pi/checkout/cart/

Centro de Testagem do Hospital Dirceu realiza em torno de cem exames por dia

O anexo do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), localizado à Avenida Presidente Vargas, 811, Bairro do Carmo, que está funcionando também como Centro de Testagem para a Covid-19, atende em torno de cem pessoas diariamente, que procuram pelo serviço. O objetivo da Secretaria de Saúde do Piauí é ampliar a oferta de exames e realizar a busca ativa de pessoas com sintomas gripais e que podem estar com Covid-19.

Segundo a diretora do Anexo, Bernadete Leal, as pessoas devem apresentar documento de identificação de 08h às 14h de segunda a sexta-feira para buscar o atendimento. As pessoas passam por uma triagem através de entrevista para que possam ser contempladas pelo exame. Bernadete Leal informou que nesta segunda-feira (25/01) foi preciso distribuir fichas devido ao grande volume de pessoas que procuraram pela testagem.(Daniel Santos)

Fernando Gomes conquista o primeiro lugar no Mestrado da UFDPar

O sociólogo Fernando Gomes foi selecionado pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Delta do Parnaíba – UFDPar, em nível de Mestrado, modalidade Profissional, Área de Concentração em Artes, Patrimônio e Museologia.
Fernando obteve a melhor nota nas quatro etapas de seleção, conquistando o primeiro lugar na classificação. Segundo ele a linha de pesquisa que pretende trabalhar será “Patrimônios, Tecnologias Sustentáveis e Inovações Socioambientais”, área em que ele já atua como servidor público do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio.
“Estou feliz, fazer um mestrado nesta fase da minha vida é um presente! Passar no Mestrado é uma grande conquista pessoal, obter a melhor nota é um detalhe que não me envaidece, ao contrário, aumenta minha responsabilidade!”, disse o sociólogo.

Você já foi avisado que em mão de bebê não se pega?

As atividades direcionadas as puérperas no Hospital e Maternidade Marques basto são constantes e sempre com a intenção de ensinar e tirar dúvidas. A nutricionista Barbara Bergamini, acompanhada de acadêmicas de nutrição, visitam constantemente as puérperas e desta vez o foco foi na Campanha ‘Em mão de bebê não se pega’. 

As mãos são vetores de inúmeros vírus e bactérias, e os bebês não possuem a mesma imunidade que um adulto e segundo Barbara Bergamini o bebê leva frequentemente suas mãos à boca e por isso podem levar junto tudo de ruim que a mão de um adulto colocou ali quando a tocou. 

“Rotineiramente realizamos campanhas dentro da instituição para prevenir possíveis problemas com os bebês. A campanha em mão de bebê não se pega é realizada constantemente para conscientizar principalmente os familiares e os visitantes a não tocar na mão do bebê já que ele vai levá-la a boca. Por isso é tão importante essa orientação aos familiares e também aos colaboradores do hospital”, explica Barbara Bergamini, nutricionista do Hospital e Maternidade Marques Basto. 

Portanto, deixe a mão do bebê para ele mesmo tocar, explorar e desejar. A nutricionista aconselha que se encontre o diálogo entre os visitantes, a delicadeza e a gentileza em respeitar como cada um deseja criar seu filho. 

No Portinho a natureza deteriora uma obra do arquiteto Gerson Castelo Branco

Por:Bernardo Silva/Fotos:B.Silva

Esta obra majestosa, fruto da imaginação do arquiteto Gerson Castelo Branco, localizada na Lagoa do Portinho, é uma das coisas boas que ali já existiram para receber as pessoas nos finais de semana. Hoje é um local abandonado, que se deteriora sob olhares e desafia a incompetência dos que fazem o turismo do Governo do Estado, que preferem usar a Secretaria Estadual de Turismo para construírem calçamentos em cidades do interior, em períodos de eleições.

Trata-se de uma das tantas “Paraqueiras” do Gerson Castelo Branco, um arquiteto autodidata do Piauí. Sua arquitetura é composta por um conjunto de referências e experiências vividas que ele sintetiza como “uma expressão de liberdade”, a Paraqueira. 

Em outra definição: O apelido de Paraca – algo como “um cara de bem com a vida” – que o arquiteto Gerson Castelo Branco tinha na adolescência é a origem do nome ParaqueiraParaqueira são as construções que esse arquiteto autodidata inventou – unindo materiais sustentáveis, grandes aberturas e um quê de chalé.

Esta Paraqueira do Portinho foi inaugurada na gestão do ex-governador Guilherme Melo, que governou o Piauí entre 94 e 95, quando Freitas Neto saiu do governo para disputar o Senado e ele, como vice-governador, assume. O prefeito era José Hamilton, em seu primeiro mandato, quando ganhou a eleição, indicado pelo atual prefeito Mão Santa. E governou de 1993 a 1996.

Nem mesmo o ressurgimento da Lagoa do Portinho como ponto turístico “acorda” essas antas do governo do Estado, para que restaurem o espaço e façam funcionar. Rigorosamente a política de turismo do governo do Piauí e aquilo que o gato enterra é a mesma coisa.

Novo superintendente de Turismo fala de sua Missão frente à pasta

“Abracei uma MISSÃO! A missão que me foi confiada para juntamente com toda a equipe do Prefeito, buscar meios para o desenvolvimento do nosso turismo de forma sustentável, através de uma politica pública de geração de emprego e renda”. Palavras publicadas hoje (20), em sua página do facebook,  pelo novo superintendente de turismo do município, Joca Vidal, que assumiu a pasta na última segunda-feira, no gabinete do prefeito Mão Santa.
Segundo disse ainda em sua publicação, “Parnaíba é privilegiada pelas belezas naturais que DEUS lhe concedeu, mas somente isto não basta. Temos que dotar nossa cidade com uma infraestrutura de equipamentos turísticos que possam proporcionar aos nossos visitantes conforto, segurança, entretenimento e bem estar, ao mesmo tempo em que possa gerar confiança e credibilidade para atrair empreendedores para o segmento”, pontuou Joca.
Ele disse também entender ser o turismo, antes de ser uma atividade de lazer, é uma atividade comercial. “Por trás de cada atividade de lazer existe uma gama de profissionais trabalhando e um empreendedor que investiu recursos e tempo na instalação daquele equipamento. É para esses trabalhadores e investidores que pretendemos criar um ambiente mais favorável e confiável do ponto de vista de retorno dos seus investimentos. Só assim teremos uma rede de atendimento e prestação de serviços turísticos que possam atrair turistas para visitarem nossa cidade e seus atrativos, com a certeza que serão recebidos com um serviço de excelência a preços justos, para que a população local também tenha acesso e possa usufruir desses bens e serviços. Essa será nossa missão!
Joca aproveitou para agradecer “a todos e todas que, mesmo usando outros perfis, me enviaram mensagens de apoio e votos de sucesso nessa nova empreitada. Espero corresponder às expectativas de vocês! Para isso, rogo a DEUS que me ilumine, me concedendo humildade e sabedoria na condução dos trabalhos. Que eu tenha discernimento para absorver criticas e elogios com a mesma receptividade”- finalizou.
O empresário Silvio Leite, que já foi secretário de Turismo do Estado, foi um dos muitos que  cumprimentaram o novo superintendente, desejando a ele sucesso na nova empretada:
“Joca, se alguém puder fazer pelo turismo de Parnaíba,  do Delta , chama-se Joca Vidal. O mais difícil papai do céu fez de graça, agora com gestão, investir no receptivo e na qualificação do trade coisas que você sabe fazer como ninguém. Muito sucesso.  Quero bater palmas para seus resultados “.