Vereadora Neta: Mensagem de Natal

Meus amigos, desejo que o Menino Jesus ilumine nosso Natal com a esperança de dias melhores e momentos especiais em nossas vidas.
Que Ele ilumine nossas famílias para que jamais esqueçamos que a compreensão, o respeito e amor são a base de tudo.
Que este Natal seja mais do que uma festa, seja a celebração de um recomeço cheio de paz e amor.
Feliz Natal meus amigos
Muitas bênçãos na vida de todos nós!
Um grande abraço Neta e família

Natal: Sedesc distribui cestas básicas a famílias cadastradas

A Prefeitura de Parnaíba, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania – SEDESC, à frente a Professora Adalgisa de Carvalho Moraes Souza, realizou na tarde desta quarta-feira (16), a entrega de 100 cestas básicas a famílias cadastradas em programas sociais mantidos pelo município.

São famílias cadastradas em inúmeros programas sociais mantidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social, que, durante todo o ano acompanha e ampara famílias de baixa renda, minimizando o distanciamento social no município.

O evento é mais uma oportunidade que a Prefeitura de Parnaíba tem, de ir ao encontro das famílias mais necessitadas e contribuir para a melhoria na vida dessas pessoas.

Texto: Bruno Santana / Fotos: Megue Alves

A quem interessa a preservação do Patrimônio do centro histórico de Parnaíba???

Pelo tempo que passou – 3 anos e meio – e pelos prejuízos causados, o que expõe o pouco caso que se faz do patrimônio histórico da cidade, há de se perguntar a quem interessa a sua preservação?

Estamos falando o Complexo Cultural Porto das Barcas, cuja reforma o governo do Piauí, através do secretário Fábio Novo, anuncia que está concluindo, após mais de 3 anos do início das obras.

Olhemos os casarões que estão caindo nas imediações da Rua 7 de Janeiro, no bairro São José? E nas proximidades da velha fábrica  do Moraes S/A? Pra que servem??? Quem é o responsável por elas e qual o projeto que existe para dar uma destinação a todas aquelas estruturas? E O IPHAN- Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional? Pra que serve mesmo esse organismo? Tem dinheiro?

Esse é o tema de um comentário nosso gravado em vídeo que poderá ser acompanhado ainda hoje em nossas redes sociais. É uma provocação. Um questionamento.

CAJUEIRO DE HUMBERTO DE CAMPOS

CASA ONDE MOROU HUMBERTO DE CAMPOS

Prefeito Mão Santa assina ordem de pagamento da Lei Aldir Blanc

Valor total do pagamento é de R$ 1.149.240,01, totalmente destinado ao auxílio de agentes culturais de Parnaíba

A Lei Aldir Blanc é um auxílio financeiro ao setor cultural e foi regulamentada pelo Presidente Jair Bolsonaro. A iniciativa buscou apoiar profissionais da área que sofreram com impacto das medidas de distanciamento social por causa do coronavírus.
Na manhã desta segunda-feira (21), o Prefeito Francisco de Assis de Moraes Souza, Mão Santa, assinou a ordem de pagamento referente a Lei Aldir Blanc, no valor total de: um milhão, cento e quarenta e nove mil, duzentos e quarenta reais e um centavo, a ser pago aos agentes culturais inscritos em Parnaíba.
A assinatura foi presenciada pela equipe avaliadora das solicitações inscritas e, de parte dos agentes contemplados. Logo após a assinatura, a ordem de pagamento foi encaminhada ao setor fazendário da Prefeitura de Parnaíba onde seria processado o pagamento nas contas cadastradas.
“É com grande satisfação que assino hoje essa ordem de pagamento, pois sei da importância e da história da cultura de nossa cidade.” Afirmou o Prefeito Mão Santa.
Supcom – PMP
Texto / Fotos: Bruno Santana

Mão Santa participa de assinatura de Crédito Habitacional para famílias do Assentamento Canaã do Norte

Em solenidade realizada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária no Piauí (INCRA-PI) para a assinatura de contratos de Crédito Habitacional para 75 famílias no Assentamento Canaã do Norte, na zona rural de Parnaíba, na manhã desta segunda-feira (21), o prefeito Francisco de Assis de Moraes Souza, Mão Santa, destacou o esforço do presidente da República, Jair Bolsonaro, em garantir dignidade, títulos de posse da terra e acesso a crédito aos moradores do campo em todo o Brasil, com ênfase para os estados do Nordeste.

A cerimônia foi coordenada pelo Superintendente do INCRA no Piauí, Tiago Vasconcelos, além de servidores do órgão federal e contou com a presença de representantes das famílias beneficiadas que terão crédito de R$ 34 mil reais para a construção ou reforma de moradias, além de vereadores parnaibanos. “Temos facilidade de trabalhar e trazer recursos e programas para os assentamentos de Parnaíba porque o Prefeito Mão Santa tem amizade pessoal com o presidente Jair Bolsonaro e com os gestores do Governo Federal. Isso pesa favoravelmente quando solicitamos recursos e apoio da direção nacional do INCRA para projetos e programas a serem implantados aqui na região”, disse .

Em seu discurso, o prefeito Mão Santa elogiou o trabalho incansável do superintendente do INCRA no Piauí, Tiago Vasconcelos, na busca de melhorias para assentamentos em todas as regiões do Estado. “Somos parceiros das ações do órgão federal no município e, caso seja necessário, colocaremos nossa equipe técnica e de assessoria à total disposição das iniciativas do superintendente Tiago Vasconcelos em Parnaíba e região. Quase 300 famílias parnaibanas serão contempladas com outros programas federais de regularização fundiária nos próximos anos, resgatando a autoestima e o respeito aos trabalhadores rurais, que tanto contribuem para o desenvolvimento e a manutenção das cidades”, ressalta o prefeito.

Por Ribamar Aragão

 

ADRA Parnaíba realiza evento musical de Natal para arrecadação de donativos

A Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais de Parnaíba (ADRA) juntamente com a igreja Adventista do Sétimo Dia do Bairro Piauí, realizaram na noite deste domingo (21) um evento musical beneficente de Natal. Na programação foram arrecadados alimentos que serão doados para famílias da comunidade Parque José Estevão.

A instituição passou o ano de 2020 fazendo ações sociais por vários bairros da cidade, encerrando as suas atividades com a Cantata de Natal.

Todos os alimentos arrecadados no evento serão doados no dia 24 de dezembro. Você pode acompanhar o projeto no Instagram da instituição @adra.parnaiba.


Luzia Paula

Espaços públicos de Parnaíba recebem rica decoração natalina

Parnaíba entrou definitivamente no clima de Natal e de Ano Novo se tornando uma das cidades mais iluminadas do Piauí. A decoração natalina no seu quarto ano já é tradição e transforma vários lugares em verdadeiros pontos turísticos. Este trabalho é da Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura de Parnaíba.

Os cenários e enfeites podem ser encontrados desde a praça do Amor, na avenida São Sebastião e praça da Graça, na região central e na lagoa do Bebedouro, no São Vicente de Paula, zona oeste. A decoração é um convite à confraternização e muitas fotos.

Fonte/Fotos: Gleitowney Miranda Imagens Aéreas
Edição: APM Notícias

Parnaíba adota consulta popular

A consulta popular é uma das possibilidades do paciente em ter atendimento médico a um preço mais acessível e com todas as vantagens de uma consulta. O conceito, já consolidado em outras regiões do país e com bons resultados, é possível na Região Norte do Piauí através do Hospital Marques Basto. 

 O cliente tem acesso a consulta popular uma vez por semana, na quarta-feira, com valores menores, além de exames. Segundo o coordenador do ambulatório, Mirocles Veras, a modalidade da consulta popular é uma importante ação de desenvolvimento na saúde uma vez que possibilita acesso há vários profissionais a preço mais acessível, além de exames também com valores mais baixos no centro de imagens do Hospital Marques Basto.  

 Hospital Marques 80 anos prestando serviços nas áreas de saúde e serviço social ofertando atendimento médico de qualidade em um ambiente amplo, confortável e acesso a especialidades médicas. O mais completo centro de saúde da região norte!Marque sua consulta pelo número (86) 3315 – 7001, de 8h às 12h e 14h às 18h.  

Polícia Militar prende duas pessoas acusadas de furto em Parnaíba-PI

Guarnição da Policia Militar coordenada pelo sargento Anchieta – prendeu em flagrante delito no início da madrugada desta terça-feira(15) às pessoas de João Carlos Pontes Soares, a conhecida Paula do Pindorama, e Maria de Fátima Gomes Araújo, a Fafá, de 31 anos. 

As duas foram acusadas de furto em residência localizada à Rua Guaporé, no bairro Pindorama. A proprietária chegou no imóvel por volta de 1h da madrugada e encontrou o portão sem o cadeado, e ao adentrar na cozinha sentiu a falta do botijão de gás, uma sanduicheira, conjuntos de copos, dois pirex e outros objetos. 

Ao alertar familiares do arrombamento, a vítima foi informada que 03 suspeitos foram vistos transportando objetos dentro de uma rede e tais suspeitos eram conhecidos no bairro. A vítima em cia da irmã e cunhada foram até a residência de Paula na Rua Samuel Santos e no endereço encontraram alguns dos objetos furtados.

A polícia foi acionada e prendeu Paula e Fafá. Fafá se encontrava na residência de Paula e acusou o namorado de pré-nome Luan pelos objetos deixados no imóvel. O caso foi caminhado à central de flagrantes.

A delegada Rafaela Silva Bezerra autuou João Carlos Pontes Soares (PAULA) e Maria de Fátima Gomes Araújo (Fafá), por furto qualificado. 

A vítima recuperou apenas a rede, um conjunto de copos de vidro, dois pirex e um conjunto de taças.  

Fafá contou que já havia sido presa e processada por homicídio tentado, há cerca de 05 anos. 

Paula negou tal acusação (furto) e alegou que tinha saído para fazer um programa e com o dinheiro comprou cigarros e bebidas. (Portal do Catita)

Mão Santa participa de reunião em Salvador e conhece Programas que pretende executar em Parnaíba

O prefeito de Parnaíba, Mão Santa, acompanhado de membros de sua equipe de governo, participou nesta segunda feira(14) de importante reunião, com vários secretários do prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto (DEM), tratando do modelo de gestão vitorioso executado na capital baiana. O encontro se estendeu até por volta de 20:00 horas.

Dentre os vários projetos e programas  apresentados aos parnaibanos está o Programa Morar Melhor, custeado com recursos da prefeitura e que trata de reformas e melhorias habitacionais. “Todos os programas apresentados serão analisados para serem futuramente implementados em Parnaíba, no novo governo do prefeito Mão Santa”, disse Costa Cruz, Superintendente de Desenvolvimento Econômico e que acompanha Mão Santa.

Também acompanham o prefeito, a Secretária do Desenvolvimento Social e Cidadania, Adalgisa Moraes Sousa; a Secretária de Infraestrutura, Maria das Graças M. Sousa Nunes, o Secretário de Fazenda, Gil Borges e o Superintendente Costa Cruz.

Da equipe do prefeito baiano ACM Neto participaram da reunião: Thiago Martins Dantas, Secretário Municipal de Gestão;  Luciano Sandes, secretario de Infraestrutura e Obras Públicas; Luiz Antônio Carreira, Chefe da Casa Civil; Claudia Cavalcanti, Gestora do Programa  Morar Melhor, da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas, dentre outros.

Almoço de domino no Restaurante “O LUÍS” no Portinho

Restaurante o Luís aberto ao público neste domingo com melhor cardápio do litoral. 

Famoso camarão oriental. 

Luís Aragão, na Lagoa do Portinho em Parnaíba, litoral do Piauí. 

Em Salvador Mão Santa se encontrará com Prefeito ACM Neto nesta segunda-feira(14)

O Prefeito de Parnaíba, Francisco de Assis de Moraes Souza, Mão Santa, acompanhado da Primeira-Dama, Adalgisa Moraes Souza, da Secretária Municipal de Infraestrutura, Maria das Graças Nunes, do Secretário Municipal de Fazenda, Gil Borges, e do Superintendente de Desenvolvimento Econômico, Rafael Costa Cruz, desembarca em Salvador, na Bahia, para uma agenda cheia de compromissos. Durante a visita de Mão Santa e sua comitiva, o Prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto, ACM Neto, colocará todo o seu governo à disposição do gestor piauiense. 

Com décadas de experiência na vida pública, como Prefeito, Governador do Piauí e Senador da República, é a primeira vez que Mão Santa se reelege Prefeito de Parnaíba, motivo pelo qual busca os aconselhamentos de gestores que tiveram êxito em suas reeleições e que desempenharam um excelente trabalho em seu segundo mandato. A agenda seguirá pela manhã com o encontro com o Prefeito ACM Neto no Palácio Tomé de Souza, sede do Executivo da capital da Bahia, quando será discutida a Transição Municipal de Reeleição. 

À tarde, serão feitas as apresentações do Programa Habitação Morar Melhor, do modelo de gestão com foco na tecnologia usado em Salvador e demais programas que podem ser implementados em Parnaíba. No início da noite, o Prefeito Mão Santa e a comitiva de gestores parnaibanos retornarão para Parnaíba. O Prefeito Mão Santa ressalta a importância da agenda pelo exitoso sucesso da gestão do Prefeito ACM Neto, e destaca que Parnaíba é de grandeza e que o município deve seguir o exemplo daqueles que também buscam dar o melhor para seu povo.