Livro “Sem rótulos, por favor” será lançado no Parnaíba Shopping, nesta sexta-feira

O livro “Sem rótulos, por favor”, escrito por Jessyka Rodrigues, é uma obra que traz temas como gênero e sexualidade em ambientes educacionais e será lançada nessa sexta-feira (04), na Livraria Zabelê do Parnaíba Shopping, com a presença da autora e noite de autógrafos. Nova Praxis Editorial é a responsável pela distribuição do livro.

Os anos passam, avançam os séculos e as pessoas seguem com discriminações, ódios e rejeições direcionadas a segmentos historicamente excluídos. São sempre os mesmos, seja pela questão étnica, seja pelo gênero ou orientação sexual.

As opressões, estigmatizações e discriminações nem sempre ganham visibilidade nas instituições como deveriam, mas ficam marcadas nas histórias, nas memórias dos corpos e das narrativas. Muitos silenciam essas dores. Mas felizmente há aqueles(as) que  não aceitam se calar e que, em sua luta, brigam por espaços de fala, de poder, de “ser”. Sair do anonimato, da clandestinidade está na meta de todos que vivem à sombra do patriarcado e da heteronormatividade.

Jessyka – mulher-travesti como se define –  resolveu dizer não ao lugar segregado que lhe foi imposto e, mesmo não sendo fácil, hoje como assistente social, tem muito a dizer para refletir sobre necessárias mudanças  – a começar no espaço educacional, desde a educação básica ao ensino superior.

O texto é resultado de sua superação. Para quem lê, é puro aprendizado. Prepare-se para ver o mundo de Alice, pintado com cores e personagens bem diferentes.

LANÇAMENTO
Data: 04 de dezembro (sexta-feira)

Local: Livraria Zabelê – Parnaíba Shopping
Horário: 19h

Mais um ferido a bala na Ilha Grande de Santa Isabel em Parnaíba

Na noite desta segunda-feira (30) um homem foi baleado no ombro direito no bairro Ilha Grande de Santa Isabel, em Parnaíba no litoral piauiense.

Segundo informações, por volta das 21h dois homens circulavam em uma moto pelo bairro quando foram disparados vários tiros na direção da dupla. Um deles que não teve o nome revelado foi atingido no ombro direito.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU – prestou os primeiros socorros e encaminhou a vítima para o Pronto Socorro do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde – HEDA.

A Polícia Militar foi acionada para a ocorrência. A Polícia Civil investiga se o caso tem relação com a morte de Airton Santos Silveira, conhecido por Tom da Ilha, ocorrido na noite anterior. (Jornal da Parnaíba)

Diplomação de vereadores e prefeito eleito de Parnaíba ocorrerá dia 18 sem a presença do público

Conforme Edital de Convocação expedido pela juíza da 03ª Zona Eleitoral de Parnaíba, Maria do Perpétuo Socorro Ivani de Vasconcelos, a Diplomação dos 17 vereadores e do prefeito eleito de Parnaíba, ocorrerá no dia 18 de dezembro, das 8:00 as 10:00, sem a presença de público por decorrência da pandemia da Covid-19. A cerimônia será realizada na sede do Tribunal Regional Eleitoral de Parnaíba (TRE), situado na Avenida Nossa Senhora de Fátima, 363, no Bairro de Fátima, Parnaíba-PI.

Relação dos 17 vereadores eleitos:

ANDRÉ SILVA NEVES, ANTONIO MARCOS DO NASCIMENTO OLIVEIRA, CARLSON AUGUSTO CORNÉLIO PESSOA, DANIEL JACKSON ARAÚJO DE SOUZA, DAVID DE SOUSA SOARES, EDCARLOS GOUVEIA DA SILVA, FRANCISCA DAS CHAGAS CASTELO BRANCO NETA DE SOUSA, FRANCISCO DE ASSIS DE SOUZA DE OLIVEIRA, JOSÉ ALVES DE SOUSA FILHO, JOSÉ GERALDO ALENCAR FILHO, JOÃO BATISTA DOS SANTOS FILHO, JOÃO BATISTA OLIVEIRA DOS SANTOS, MARIA DE FÁTIMA CARMINO PEREIRA, RENATO BITTENCOURT DOS SANTOS, RICARDO DE LIMA VERAS, RONALDO DA SILVA PRADO, TAYLON OLIVEIRA DE ANDRADES

Prefeito
FRANCISCO DE ASSIS DE MORAES SOUZA; Vice-prefeito CARLOS ALBERTO SANTOS DE SOUSA

Homem é assassinado a bala na Ilha Grande de Santa Isabel, em Parnaíba

Na noite deste domingo (29), por volta das 19h um homem identificado inicialmente por Airton Santos Silveira, conhecido por Tom da Ilha (foto ao lado), 22 anos, foi baleado e morto na Rua do Dudu no bairro Ilha Grande de Santa Isabel, em Parnaíba.
Segundo informações preliminares, Airton foi executado com pelo menos três tiros. Os autores, dois elementos em uma moto vermelha sem placas que já chegaram atirando. Uma das balas atingiu a cabeça da vítima que teve morte no local. 
Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU – chegou a ser deslocada para atendimento a vítima, mas já era muito tarde, apenas constatou o óbito.
 A vítima já havia sido presa sob a acusação de posse ilegal de arma de fogo e envolvimento com tráfico de drogas.
A Polícia Militar isolou o local para que o instituto de Criminalística pudesse realizar a perícia na cena do crime. O Instituto de Medicina Legal – IML foi acionado para remover o corpo da vítima.
A Divisão de Homicídios da Polícia Civil irá investigar o crime que pode estar relacionado ao tráfico de drogas. (Por José Wilson)

Concluído asfaltamento da Rua Madre Savina Petrelli no bairro Frei Higino

A Prefeitura de Parnaíba, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, vem executando obras que contemplam a população com a melhoria de ruas e avenidas, com asfaltamento novo e também com a recuperação da pavimentação asfáltica em diferentes bairros, seguindo o cronograma de obras

Desta vez foi a Rua Madre Savina Petrelli, localizada no Bairro Frei Higino, que recebeu asfaltamento e sinalização, o que beneficia a população com mais vias disponíveis a contribuir com o fluxo dos transportes na região.

Calçadas com acessibilidade
A acessibilidade das calçadas é questão de extrema importância não só para permitir a circulação de pessoas com deficiência, mas também para facilitar a locomoção de toda a população.
(Diário da Parnaíba)

 

Secretaria Municipal de Educação de Parnaíba já recebeu livros didáticos para o ano letivo de 2021

Na última quinta-feira (26) a Secretaria Municipal de Educação de Parnaíba recebeu a segunda remessa de livros didáticos que serão distribuídos aos alunos da rede pública municipal em 2021. 
“São livros que irão ajudar nas aulas presenciais ou remotas caso elas continuem ano que vem”, disse o secretário de educação Rafael Alves.
Segundo informou ainda o secretário a equipe da secretaria cumpriu todos os prazos e o resultado foi este, livros chegando com antecedência para atender os alunos da rede municipal no próximo ano letivo. Tudo está sendo feito com bastante antecedência para quando retornar as aulas presenciais, desde a limpeza dos colégios, carteiras, cantina, contrato com fornecedores da merenda escolar, etc. Tudo pronto para receber o alunado.
No dia 24 do mês de novembro já havia chegado a primeira remessa de livros didáticos agora veio o restante que será suficiente para atender a população estudantil da rede pública municipal de Parnaíba.(Jornal da Parnaíba)

Secretaria de Saúde emite nota sobre caso humano de Febre do Nilo em Parnaíba

Secretária de Saúde Rejane Moreira

A Secretaria Municipal de Saúde emitiu uma nota técnica a respeito do caso positivo de Febre do Nilo, ocorrido em Parnaíba.

“A Secretaria de saúde continua vigilante e atuando com todas as ações que se fazem necessárias neste momento em Parnaíba e região, com a Vigilância Sanitária,  Vigilância Ambiental e Vigilância Epidemiológica”, disse a secretária Rejane Moreira.

Clínica-escola da UNINASSAU Parnaíba oferece atendimento psicológico

Por: Sariny Leão
Com o objetivo de cuidar da saúde mental da comunidade parnaibana, a Clínica-Escola da Faculdade UNINASSAU volta a oferecer tratamento gratuito para o público. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (86) 99418 2822 ou de forma presencial.
De acordo com o coordenador da Clínica-Escola, Carlos Eduardo Rodrigues, os atendimentos serão personalizados e sem fila de espera. “Entre um atendimento e outro vamos ter um intervalo para higienização de todos os utensílios, utilizado álcool e produtos de limpeza”, comenta. Também serão respeitadas as orientações da vigilância sanitária para o combate e prevenção ao coronavírus. 
Os atendimentos, na área de Psicologia, serão para adolescentes e adultos nas abordagens humanista, terapia comportamental e psicanálise. A clínica-escola da Faculdade UNINASSAU Parnaíba é localizada na BR 343, km 7,5, nº 4278, Bairro Catanduvas. 

Parnaíba Shopping se prepara para o Black Friday 2020 com 24 horas de descontos

O maior centro de compras e lazer do litoral está pronto para realizar o Black Friday 2020, que acontecerá a partir das 00h do dia 27/11, na virada de quinta-feira para sexta. Além das lojas que estarão participando dessa maratona de compras, o Parnaíba Shopping preparou funcionamento especial na praça de alimentação, programação musical e estacionamento em horários especiais. Serão 24 horas de descontos.

Seguindo com responsabilidade, o Parnaíba Shopping irá reforçar todos os protocolos de saúde, para que o Black Friday aconteça com toda segurança aos clientes e funcionários. Medidas como acesso controlado de pessoas, medição da temperatura individual na entrada, distanciamento mínimo exigido e higienização das áreas comuns continuarão sendo seguidas à risca nos acessos, lojas e área de alimentação.

O termo Black Friday surgiu nos Estados Unidos e é um dia inteiro voltado para descontos generosos no varejo. Adotado desde 2010 no Brasil, marcas preparam ofertas que vão de 40% a 70% de desconto.

PROGRAMAÇÃO:

– Lojas participantes (a partir das 00h): Lojas Americanas, Renner, Riachuelo e Ferrovia Eyewear.

– Demais lojas (10h às 22h do dia 27/11);

– Praça de Alimentação: Funcionando durante a madrugada

– Programação musical:

26/11 – Raimundo Marques – 21h às 23h

26/11 – Zacarias – 23h às 01h

27/11 – TioJimi – 01h às 03h (madrugada)

27/11 – Felício – 21h às 23h

– Estacionamento funcionando por 24 horas;

Manifestantes protestam contra o fim do Colégio Estadual Edson Cunha

Educadores, alunos, pais e a comunidade em geral se reuniram na manhã desta terça-feira (24), em frente ao Colégio Estadual Edson Cunha (UEEC), no Bairro Pindorama, em um protesto pacífico pedindo ao governador Wellington Dias (PT) a reforma em caráter de urgência do prédio. Em estado de total abandono, a unidade de ensino que este ano completa 54 anos, encontra-se deteriorada. Um dos muros laterais já caiu, bem como o teto da quadra de esportes, as carteiras foram saqueadas por vândalos que também levaram portas, grades e janelas.

De acordo com a diretora do colégio, Cláudia Miranda, todos temem que o colégio se transforme em mais uma ruína em Parnaíba. “O colégio vem sofrendo degradação em toda sua estrutura física há algum tempo, porém neste ano de 2020, quase não foi possível dar início ao ano letivo por inúmeros fatores como a ação de vândalos que vêm cometendo sucessivos furtos e arrombamentos no interior da instituição”, disse Cláudia.

“No final do mês de maio o muro lateral da unidade desabou, deixando o prédio mais vulnerável ainda. Frente aos questionamentos da população em seu entorno e como resultado de amplo debate, diversas reuniões internas, expedição de inúmeros boletins de ocorrência e vários ofícios comunicando a dilapidação do patrimônio escolar, os funcionários da UEEC decidiram agir por meio desta manifestação externa em forma de protesto para dar maior visibilidade à comunidade escolar dos problemas que a escola enfrenta”, completou a diretora.

A dona de casa Heloísa Helena relatou que ela e os filhos estudaram no colégio e vê com tristeza o possível fim Edson Cunha.

“Eu e meus filhos estudamos aqui e dói muito ver o colégio se acabar dessa forma. Suplicamos que o governador Wellington Dias tome providências”, protestou HeloísaAlém do Edson Cunha, os colégios estaduais Chagas Rodrigues, no Bairro Dirceu Arcoverde e José Narciso, no Bairro São José, também se encontram na mesma situação. (Por Luzia Paula)

UFDPar: I Seminário A interdisciplinaridade no turismo está com inscrições abertas

A Universidade Federal Delta do Parnaíba (UFDPar), por meio do Núcleo de Estudo e Pesquisas Interdisciplinares em Turismo (EITUR) e o curso de Bacharelado em Turismo, realizarão o I Seminário A interdisciplinaridade no turismo: algumas considerações sobre aspectos linguísticos, geoambientais, turísticos e culturais nos dias 3 e 4 de dezembro.

O evento conta com ampla programação e os interessados podem realizar a inscrição aqui. O evento dará certificação aos participantes e será transmitido pelo canal do Youtube.

Comunidade fará protesto para tentar salvar Colégio Edson Cunha

Nesta terça-feira (24/11)  às 9:00, alunos, profissionais da educação, parceiros e comunidade escolar farão um protesto em frente ao Colégio Edson Cunha, no Bairro Pindorama, para cobrar das autoridades competentes as medidas cabíveis para agilidade e início da reforma do prédio que está todo deteriorado e abandonado.

Junte-se a nós nesta luta!

SESAPI faz licitação de R$ 14 milhões para comprar testes rápidos da Covid

A Secretaria Estadual de Saúde do Piauí anunciou uma licitação milionária para a compra de testes rápidos da Covid-19. O pregão eletrônico 40/2020 prevê um limite de, até, 200 mil testes da Covid-19, a um custo estimado de R$ 14 milhões.

A SESAPI não é obrigada a adquirir todos os testes. A abertura das propostas será no dia 01/12/2020. Mais informações abaixo:

Endereço Eletrônico: https://www.licitacoes-e.com.br
Início do Acolhimento das propostas: 19/11/2020 às 9h00min;
Limite do Acolhimento de propostas: 01/12/2020 às 9h00min;
Abertura das Propostas de Preços: 01/12/2020 às 9h00min;
Início da Sessão de Disputa de Preços: 02/12/2020 às 9h00min;
Local: Endereço: Av. Pedro Freitas, s/nº, bloco A, Centro Administrativo, TeresinaPI, CEP 64.018-900, Comissão Permanente de Licitação – CPL/SESAPI.
INFORMAÇÕES: cplsaude@saude.pi.gov.br, Telefone: (86) 3216-3604,
Referência de Tempo: Para todas as referências de tempo serão obrigatoriamente
 o
horário de Brasília-DF.

Ambulâncias com vítimas de acidentes fazem fila no Hospital Dirceu em Parnaíba na noite deste sábado

Na madrugada deste sábado para domingo (22), o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde – HEDA, em Parnaíba, teve fila de ambulâncias na entrada do hospital, tudo isso por conta da irresponsabilidade de alguns condutores que insistem em beber e dirigir, ou conduzir veículos em altas velocidades causando acidentes e até mesmo ferindo pessoas inocentes.
Acidentes: Fila de ambulâncias e caos na urgência do HEDA em Parnaíba nesta madrugada de sábado.
Só nesta madrugada foram várias ocorrências, inclusive casos graves com acidentes envolvendo vítimas de fratura exposta.
O trânsito em Parnaíba, apesar de ser em cidade pequena, não diferencia em nada de Teresina por exemplo. Aqui a violência dos carros e motos é comparável a qualquer cidade grande e não parece em nada com uma cidade litorânea com pouco mais de 150 mil habitantes. Como se não bastassem as vítimas de Parnaíba, o HEDA tem que receber pacientes de inúmeras cidades do Piauí, Ceará e Maranhão.
Fonte: Opinião Parnaíba

Prefeitura continua obras de reforma e ampliação das escolas municipais

A Prefeitura Municipal de Parnaíba, através das Secretarias de Educação e Infraestrutura, continua com as obras de reforma e ampliação de todas as escolas do município, conforme determinação do Prefeito Francisco de Assis Moraes Sousa ainda no início da atual administração. 

Segundo o Secretário de Educação, Rafael Alves, falta muito pouco para concluir esse trabalho que tem como objetivo terminar o atual governo com todas as escolas reformadas, sendo que algumas além da reforma tiveram que ser ampliadas para atender as necessidades dos bairros onde estão localizadas. 

Disse ele que no momento está sendo reformada a Escola Roland Jacob já pela segunda vez na atual administração, como também a quadra da escola que estava com a cobertura comprometida. Além dela, estão também sendo reformadas a Escola São Francisco dos Capuchinhos localizadas na avenida São Sebastião e a Escola Sebastiana Braz localizada na comunidade Boa Vista na Ilha Grande de Santa Isabel. 

A Diretora da Escola São Francisco dos Capuchinhos, Isabel Maria Santos disse que professores e funcionários da escola, bem como os pais dos alunos estão agradecendo ao Secretário de Educação, Rafael Alves, à Secretária de Infraestrutura Maria das Graças Moraes Sousa Nunes e ao Prefeito Francisco de Assis Moraes Sousa pela iniciativa. 

Essa reforma – disse ela – era esperada há 38 anos mas finalmente a escola está recebendo piso novo, reforma total na parte elétrica e nos banheiros como também em todo o teto do prédio. 

Texto: João Cancio/Fotos: Renato Farias  

Vem aí! “FEIJOADA do BEM da APAE de Parnaíba”

Em prol da realização do Natal dos nossos 610 assistidos realizaremos, dia 13 de dezembro, nossa tradicional FEIJOADA, este ano em formato DRIVE THRU.
Compre seu ingresso com nossos colaboradores, por apenas 15 reais e venha buscar na sede da APAE a FEIJOADA mais conhecida e deliciosa de Parnaíba.
Seu apoio é fundamental para a realização do Natal dos assistidos da APAE.
Participe!
Mais Informações:
(86)99408 1821/99819 0850

Parque Temático “Terra Santa” será inaugurado antes do Natal

A Prefeitura Municipal de Parnaíba, através da Secretaria de Infraestrutura, já está executando a etapa final da construção do Parque Temático “Terra Santa”, que está localizado na avenida Armando Cajubá, ao lado da Igreja de São Sebastião. 

Esse parque foi projetado tomando como base um existente em Buenos Ayres. O prefeito Francisco de Assis Moraes Sousa tem acompanhado o andamento das obras e quer inaugurar o empreendimento antes do Natal. 

O Engenheiro responsável pela obra, Lindon Sérgio, disse que já foi feito um trabalho de paisagismo, bem como  a colocação de novas esculturas que chegaram recentemente faltando agora a conclusão da entrada do local que está sendo feita com pedra. Em seguida – disse ele –  será feita a iluminação interna totalmente em Led e a instalação das grades de proteção do local. 

Já o artesão Charles Santeiro disse que o trabalho de confecção das peças que estão sendo colocadas no parque está dentro do prazo estipulado pelo projeto. Disse ele que as próximas peças a serem colocadas no local serão de Jesus e os apóstolos representando a Santa Ceia. 

Texto: João Cancio //Fotos: Renato Farias 

“Junto com o povo faremos um governo muito mais forte”- diz Mão Santa

O prefeito de Parnaíba, Mão Santa, já voltou a visitar as obras em andamento no município de Parnaíba. Ele esteve no bairro São José “onde está o melhor da nossa história, retratado no livro Beira Rio Beira Vida, do parnaibano Assis Brasil, onde ele narra a vida dos vareiros do rio Parnaíba, a história das prostitutas e seus cabarés, em um dado momento da formação do bairro”, disse Mão Santa.

Na Rua Coelho Rodrigues, que está sendo asfaltada, o prefeito disse que pra ele existe um fator sentimental, porque foi o bairro em que primeiro morou tão logo casou com a professora Adalgisa. “Não vamos parar. Vamos fazer um governo muito mais forte, junto com o povo parnaibano”, frisou o prefeito.

No Bairro São José também está um dos primeiros educandários da cidade, o grupo Escolar José Narciso, “que agora retrata a desgraça que é o governo do Estado. É o descaso maior deste governo que destruiu o patrimônio maior deste bairro, que agora será todo asfaltado por nós”- destacou Mão Santa.

“O PT desgraçado arrasou a cidade e nós buscamos todos os parnaibanos para reconstruirmos tudo. E agora vamos fazer muito mais. Deus disse: tenham vida e vivam em abundância. Ninguém nasceu para viver pobre, desgraçado. Estamos transformando os Tabuleiros Litorâneos, numa nova Petrolina. E a cidade ressurge com grandes perspectivas”, finalizou.

Texto: Bernardo Silva/ Colaboração Gláucio Jr.

Corpo em estado de putrefação é encontrado no Cemitério Santana, em Parnaíba

Nesta segunda-feira (17), foi encontrado no Cemitério Santana, no Bairro Piauí, o corpo de um homem em estado de decomposição. Ele foi identificado por Carlos José de Moura, 51 anos, que residia em um apartamento do Residencial Dunas, bairro Dirceu Arcoverde, em Parnaíba no litoral piauiense.

O corpo estava parcialmente despido e apresentava várias perfurações provocadas por objeto perfuro cortante, provavelmente faca. O carro tumba do Instituto de Medicina Legal – IML – fez a remoção do cadáver para realização da autópsia e laudo cadavérico. Posteriormente, na manhã do dia 17, o corpo foi devolvido a família para sepultamento. 

Carlos José Moura, pode que sido vítima de homofobia.

De acordo com informações de familiares ele estava desaparecido desde a noite da última sexta-feira, dia 13 quando estava ingerindo bebida alcoólica. Carlos era homossexual o que poderia ter sido o motivo de sua morte por algum indivíduo homofóbico.

A Policia Civil e Criminalista também foram acionadas e compareceram ao local para os procedimentos que o caso requer. O crime está sendo investigado pela Polícia Civil através da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Vida (DECCV).

Jornal da Parnaíba