Cirurgias Cardíacas são possíveis em Parnaíba

A descentralização dos serviços de saúde no Estado do Piauí tem proporcionado um crescimento nas cidades sede como em Parnaíba, cidade apoio para toda a região litorânea e municípios circunvizinhos dos estados do Ceara e Maranhão.  

Com a implantação das cirurgias cardíacas no Hospital Marques Basto o paciente não precisa mais se locomover a capital e garante perto de seus familiares todo o tratamento, como o caso do senhor Antônio de Pádua de 77 anos de idade e que recentemente se submeteu a cirurgia de ponte de safena e outros procedimentos necessários. 

Para o senhor Antônio, a alegria de estar perto de seus filhos nesse momento foi fundamental para todo o processo cirúrgico. “Você nem imagina minha alegria. Já fiz uma cirurgia em Teresina e agora aqui na minha cidade perto dos meus familiares, com meus filhos, é muito bom. Agora espero voltar logo a ativa e viver melhor”. 

A Cardioclin funciona no Ambulatório Marques Basto e conta com estrutura para exames clínicos. Teste ergométrico, Mapa 24h, Holter 24h e Eletrocardiograma são alguns dos exames realizados na instituição e além das cirurgias cardíacas procedimentos como Cateterismo e angioplastia também são realizados no Hospital Marques Basto 

Hospital Marques Basto, 80 anos prestando serviços nas áreas de saúde ofertando atendimento médico de qualidade em um ambiente amplo e confortável oferecendo comodidades e acesso a especialidades médicas. O mais completo centro de saúde da região norte! Marque sua consulta pelo número (86) 3315 – 7001 ou 3322 1867 de 8h às 12h e 14h às 18h. 

Quadra de Esportes da Concha Acústica: Revitalizada para a população

A Prefeitura de Parnaíba, através  da Secretaria de Infraestrutura e Secretaria de Esportes e Lazer, revitalizou a Quadra de Esportes da Concha Acústica, foi colocado todo o alambrado ao redor da quadra, pintura e iluminação de Led. Além da recuperação de todo o complexo Concha Acústica que incluí: academia popular, palco, arquibancada e praça.
“Há mais ou menos uma semana, fui procurado pela comunidade local que nos solicitou melhorias na Concha Acústica, e de pronto junto à gestão municipal e a secretária de Infraestrutura, Gracinha, conseguimos agilizar a realização do sonho daqueles que utilizam a quadra para prática esportiva e momentos de Lazer.”, destacou  Rafael Alves, Secretário de Educação, Esportes e Lazer.

Parnaíba Trafegável: A prefeitura segue investindo em mobilidade urbana

A Prefeitura Municipal de Parnaíba, através da Secretaria de Infraestrutura iniciou nas primeiras horas da manhã de ontem(09) o serviço de pavimentação asfáltica na rua Borges Machado,uma importante via, cuja melhoria, vai facilitar o trânsito para quem se desloca do centro da cidade para o Bairro Piauí através do Bairro de Fátima.

A obra faz parte do projeto “Parnaíba Trafegável”, elaborado no início do governo municipal objetivando melhorar as condições de trafegabilidade para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres em ruas e avenidas da nossa cidade, principalmente nos bairros mais distantes do centro de Parnaíba. 

O Engenheiro responsável pela obra, Ricardo Dantas disse que o material utilizado é de boa qualidade e vai permitir que hoje à tarde logo após a compactação da massa asfáltica os veículos já podem trafegar pelo local. 

Segundo a Secretária de Infraestrutura, Maria das Graças Moraes Sousa Nunes outras ruas e avenidas da cidade de todos os bairros serão beneficiadas com pavimentação asfáltica dentro desse projeto. 

Texto: João Cancio

Quase tudo pronto para a inauguração da Casa Freitas em Parnaíba

O prédio azul, próximo ao Elizeu Martins da Presidente Vargas em Parnaíba, está sendo preparado para funcional a Casa Freitas
A Casa Freitas, loja de departamentos de roupas, cama, mesa e banho, que conta hoje com mais de 20 lojas espalhadas pelos grandes centros dos estados do Ceará, Pará, Piauí e Maranhão já estando consolidada como líder no setor de utilidades domésticas no Nordeste, está expandindo suas lojas e irá inaugurar nos próximos dias uma megaloja em Parnaíba no litoral piauiense.
A empresa está recebendo currículos através do seu site: http://www.casafreitas.com.br/ “Trabalhe conosco”.
Com a vinda de várias grandes empresas e empreendimentos para a cidade nos últimos 4 anos, Parnaíba vem se tornando um celeiro de novas oportunidades de emprego, e vem se transformando em uma das cidades mais desenvolvidas do Piauí e do Nordeste.
O prédio azul, próximo ao Elizeu Martins da Presidente Vargas em Parnaíba, está sendo preparado para funcional a Casa Freitas
Cadastrar currículo no site
– Em caso de encontrar dificuldades para colocar seu currículo no site da empresa por não dispor de internet e scanner, a Lan House Planet Web tem pessoas habilitadas para orientar ou mesmo inserir seu currículo no site. A Planet Web fica na Rua Armando Burlamaqui, 700 – Bairro São Francisco da Guarita – Parnaíba (PI) e funciona no horário de 8hs ás às 18hs de segunda a sexta-feira, no sábado somente até às 13hs.
Para incluir seu currículo no site você deve apresentar todos os seus documentos pessoais que tiver, tais como: RG, CNH (se tiver), Título Eleitoral, Certificado Militar (para homens), Carteira de Trabalho, PIS, certificados de cursos e treinamento e uma foto 3 X 4.
Jornal da Parnaíba

Prefeitura de Parnaíba reforma também quadra de esportes da Concha Acústica

A quadra de esportes da Concha Acústica no Bairro Nova Parnaíba passa por ampla reforma e ganha alambrado.

Desde sua construção ainda na primeira administração do atual prefeito, Mão Santa, no início dos anos 90, os praticantes de esportes e moradores do entorno da quadra reivindicavam a colocação de um alambrado para evitar acidentes envolvendo veículos, especialmente motos, além de dar mais conforto aos esportistas.

Atento as necessidades do município de Parnaíba, a SEINFRA (Secretaria de Infraestrutura), está realizando uma reforma completa que inclui alambrado e recuperação da iluminação da quadra bem como a revitalização da praça Prof. Edmea Ferraz em frente ao Grupo Escolar Luiz Galhanonni.

Jornal da Parnaíba

Projeto AMAR de Parnaíba recebe homenagem da Universidade Federal do Paraná

O Instituto Projeto AMAR, de Parnaíba, recebeu dia 04 de novembro uma homenagem do Projeto Afeto em Folhas, idealizado por alunos e professores do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná.

Na carta de agradecimento os professores e alunos da instituição paranaense agradeceram ao instituto de Parnaíba pelos serviços prestados durante a pandemia do novo coronavírus num trabalho feito com folhas secas colhidas no chão, presentes da natureza. “Nossa imensa gratidão pelo trabalho que vocês fazem no enfrentamento à Covid-19 e às injustiças sociais”, disse a carta.

Segundo o presidente do Projeto AMAR, Renan Brito, este reconhecimento deixou a todos do instituto muito felizes e lisonjeados por tal homenagem. Brito acrescentou que este reconhecimento firma cada dia mais o compromisso da entidade em levar amor, alegria, empatia e esperança par quem tanto precisa de ajuda todos os dias.

Fonte/Fotos: AMAR
Edição: APM Noticias

Parnaíba ganha nova Locomotiva a vapor para alavancar o turismo na região

Chegou na manhã desta terça-feira, dia 03 de novembro, a nova Locomotiva de Parnaíba que irá enriquecer o setor de turismo de Parnaíba. A locomotiva modelo 240 chegou na Praça Mandu Ladino em carretas, juntamente com um Tender(parte que serve como depósito de madeira e água).

A iniciativa é do empresário Valdeci Cavalcante que busca alavancar o setor turístico de Parnaíba e região, conta com a parceria da Prefeitura de Parnaíba para esse grande projeto.
A Locomotiva e o Tender, foram restauradas com o objetivo de fazer transporte turístico entre os municípios de Parnaíba e Luiz Correia. Trata-se de um belo conjunto de equipamentos ferroviários, fabricados pela Baldwin Locomotive Works, empresa norte-americana, maior produtora de Locomotivas a vapor do mundo. 
Além dessa locomotiva a Vapor, mais três a diesel poderão ser utilizadas, tanto para o transporte ao município de Luiz Correia, quanto para outros como: Bom Princípio, Cocal, Piracuruca, Brasileira, Piripiri, Campo Maior, Altos, podendo chegar até Teresina.

A Locomotiva recebeu o nome de “Maria Christina” em homenagem a Grande Professora Maria Christina de Moraes Souza, que é a Locomotiva da Educação da Parnaíba.(Portal PHB em Nota)

Bombeiros de Parnaíba são acionados para conter Incêndio no lixão de Ilha Grande

Moradores de Morros da Mariana enviaram imagens e reclamações de um incêndio criminoso ocorrido nesta noite de sexta-feira(30), no lixão público daquela cidade.As informações são do Portal do Catita.

Os Bombeiros foram acionados para conter o incêndio de grandes proporções. Chegou a faltar água na viatura Auto Tanque do Corpo de Bombeiros, que conseguiu conter as chamas e posteriormente ‘preciso reabastecê-lo com água em Parnaíba e solicitar reforço’, informou a fonte ao PC. 

Muitos moradores idosos e crianças passaram mal com o fumaceiro e a fedentina que tomou conta daquela região do lixão. Outros residentes ficaram irritados e sem conseguir dormir com a ocorrência. 

O lixão fica localizado às margens da Rodovia Luis Silva, estrada de acesso ao povoado Labino. Foi solicitado tratores para remoção do lixo queimado. 

Moradores também enviaram vídeo:

 

Participe do Natal Sem Fome 2020

A Equipe de Campanhas da Diocese de Parnaíba, convida você para fazer parte desse grande mutirão em prol dos nossos irmãos, este ano devido a pandemia, o virtual será uma grande ferramenta, para que possamos chegar a meta deste ano.

Nos ajude partilhando e ajudando nessa divulgação.

Parnaíba Shopping terá funcionamento especial no feriadão do Dia do Servidor Público e Finados

 

Com o adiamento do feriado do Dia do Servidor Público, junto ao Dia de Finados que se aproxima, nos dias 30, 31/10, 01 e 02/11 o Parnaíba Shopping estará com horário de funcionamento diferenciado. Lojas, quiosques e praça de alimentação estarão abertos das 15h às 22h, excepcionalmente nesses dias.

Protocolos de saúde e higienização continuarão sendo seguidos, assim como a sanitização e desinfecção de todas as áreas do shopping constantemente. Sessões de cinema e eventos infantis estão suspensos e sem previsão de retorno.

A programação musical ficará por conta de Zacarias, André Albuquerque, Attrevo e Raimundo Marques, respectivamente de sexta a domingo, sempre no horário de 20h às 22h, na praça de alimentação, que terá transmissão de jogos do Brasileirão, Liga Europa e Copa Sul_Americana em outros horários.

Para mais informações, o Parnaíba Shopping está à disposição do público pelas suas plataformas digitais ou pelo número (86) 3315-6500.

Prefeitura de Parnaíba e Sesc levam carreta de saúde mulher para o Bairro Alto Santa Maria

Foi realizada na tarde desta segunda-feira (26), a solenidade de abertura do projeto Saúde Mulher, do SESC com o apoio Prefeitura de Parnaíba., que levou uma carreta de saúde toda equipada para a praça Lúcio de Moraes Rezende, no bairro Alto Santa Maria.
O evento contou a presença da primeira-dama do município, Adalgisa Moraes Souza, do membro do Conselho Regional do Sesc PI, Pedro de Oliveira Barbosa, do gerente do Sesc Avenida, Paulo Armando, do secretário imediato do prefeito, Valdir Aragão, do Chefe de Gabinete da Prefeitura de Parnaíba, Israel Correia, dentre outros membros da Secretaria de Saúde e do Sesc PI.
O projeto integra a campanha Outubro Rosa, que tem realizado várias ações pela Secretaria de Saúde do Município de Parnaíba.
Na carreta, serão oferecidos gratuitamente exames de mamografia (em mulheres de 50 a 69 anos) e prevenção (Papanicolau), entre outros.
O agendamento deve ser feito nos postos de saúde com os seguintes documentos:
Cópia do RG
Cópia do CPF
Cartão do SUS
Comprovante de residência atualizado 
(Da Redação do Portal PHB em Nota)

Infectologista fala dos casos de Covid em Parnaíba e sobre alguns casos específicos de recontaminação

A médica infectologista Renata Beltrão, que faz parte da equipe do Hospital Nossa Senhora de Fátima, em entrevista coletiva, concedida no último sábado(24) nas dependências do hospital, disse primeiramente que estamos vivendo um momento até certo ponto confortável no que diz respeito aos casos de covid em nosso município, uma vez que dispomos de uma estrutura montada como também uma estabilização no número de casos sem registro de óbitos há mais de 40 dias. 

No entanto a Dra. Renata informou que surgiu um caso diferente, onde um homem, tabagista, que desenvolveu sintomas da Covid-19. Segundo ela, a primeira testagem foi feita no dia 12 de abril deste ano, onde testou positivo. Só que no dia 25 do mesmo mês este homem foi submetido a um novo exame que deu negativo. 

Ela informou também que no dia 4 de maio deste ano foi verificada a imunidade desse paciente e o exame mostrou que ele estava com a imunidade desenvolvida. Mas – disse ela – já no dia 18 de maio um outro exame mostrou que ele tinha adquirido  o  vírus, desenvolveu a imunidade e a situação se estabilizou. 

A Dra. Renata disse que infelizmente este homem, que por força do seu trabalho viaja bastante, fez uma nova testagem no dia 30 de setembro e o exame mostrou a presença do vírus em seu corpo. Ela disse que esse paciente está em casa fora do isolamento assintomático. 

Diante desse quadro ela disse que ainda não podemos definir como um caso de reinfecção ou de recrudescência que é quando o paciente tem o vírus mas não conseguimos achá-lo durante um determinado período. Isso – segundo ela – não é um caso inédito, pois, o Ceará investiga 12 casos desse tipo. 

Ela finalizou informando que esse é um caso entregue à Secretaria Municipal de Saúde e o Ministério da Saúde para que depois de minuciosos exames seja definido como recrudescência ou reinfecção. 

Texto: João Cancio

Parabéns, professora Maria Cristina Moraes Sousa!

A professora Cristina, esposa do professor Alexandre Oliveira, completa 85 anos nesta terça-feira, dia 27. O blog do B. Silva parabeniza a distinta mestra, honrados que somos por integrarmos o seu grupo de amigos. Abaixo, um mini resumo da trajetória da professora que, durante longos anos, foi diretora da Escola Normal Francisco Correia, que a tornou uma das professoras mais respeitadas do Estado. O texto abaixo é de autoria de  Altair Marinho, Professora Universitária e Advogada.

A Professora Maria Christina de Moraes Souza Oliveira nasceu na Parnaíba em 27 de outubro de 1935.

Iniciou a sua trajetória como Educadora aos vinte anos de idade, quando passou a lecionar na União Caixeiral.

Exerceu suas funções profissionais vinculada à Secretaria de Educação do Estado do Piauí, à Universidade Federal do Piauí (UFPI) e à Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Ocupou importantes cargos na área da Educação sendo Secretária Municipal de Educação da Parnaíba (1968-1972), Coordenadora do Curso de Pedagogia da UFPI, Diretora da Escola Normal Francisco Correia e Vice-Reitora da UESPI (1995-2001).

Escritora de mérito, Dona Maria Christina de Moraes Souza Oliveira é autora de muitos livros, dentre eles, “Parnaíba, das primeiras escolas aos cursos universitários”.

Ela é membro da Academia Parnaibana de Letras, onde ocupa a Cadeira n. 25 e é uma Lady da sociedade parnaibana.

A Mestra Maria Christina de Moraes Souza Oliveira é uma personalidade da história educacional e cultural da Parnaíba.

Ambulatório Marques Basto retoma atendimento

Referência em atendimento clínico e cirúrgico o Hospital Dr. Marques Basto há cerca de duas décadas conta com o Ambulatório de Especialidades.

 Com o retorno das atividades, após suspensão e adequação do ambiente devido a pandemia pelo Novo Coronavírus, o Ambulatório retorna aos atendimentos com um espaço reestruturado e seguindo todas as orientações da Organização Mundial de Saúde e dos órgãos sanitários. 

Com atendimento em 16 especialidades médicas, além de psicologia nutrição e exames em um espaço amplo e moderno o ambulatório conta ainda com toda a estrutura do Hospital e Maternidade Dr. Marques Basto. 

“Nosso ambulatório de especialidades tem como vantagem, além das diversas especialidades, o apoio da estrutura do Hospital Marques Basto integrado onde comtempla exames laboratoriais, exames de imagem e exames especializados, e toda a estrutura de um  hospital de alta complexidade para a segurança e tranquilidade do paciente”, Mirócles Veras, coordenador do Ambulatório Marques Basto. 

Hospital Marques Basto  80 anos prestando serviços nas áreas de saúde e serviço social ofertando atendimento médico de qualidade em um ambiente amplo e confortável oferecendo comodidades e acesso a especialidades médicas. O mais completo centro de saúde da região norte! Marque sua consulta pelo número (86) 3315 – 7001, de 8h às 12h e 14h às 18h. 

 Especialidades Médicas: Ginecologia e Obstetricia, Clinica Medica, Pediatria, Infectologia,Alergologia, Angiologia e Cirurgia Vascular, Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica,   Cirurgia Cardíaca,  Cirurgia Oncológica,  Cirurgia Buco Maxilo Facial,Psiquiatria, Fonoaudiologia, Urologia, Ortopedia,  ,Cardiologia, Otorrinolaringologia 

Dia do Comerciário é adiantado e o Parnaíba Shopping terá funcionamento diferenciado

Com o adiantamento do Dia do Comerciário para esta segunda-feira (26/10), o Parnaíba Shopping terá funcionamento especial na data.

FUNCIONAMENTO
Segunda-feira – 26/10/2020

  • Praça de Alimentação e Quiosques de Alimentação de 15h às 21h;
    • Entretenimento infantil (Minicars e Pintura no gesso) de 15h às 21h;
    • Cinema fechado;
    • Todas as lojas estarão fechadas.

PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA
Segunda – 26/10/2020

  • Ras Eduardo
    Local: Praça de Alimentação
    Horário: 19h às 21h 

Para maiores informações, o Parnaíba Shopping Center está à disposição por meio de suas mídias sociais e no telefone (86) 3315-6500

Hospital N. S. de Fátima divulga boletim com número de internados hoje(22)

Boletim oficial de Pacientes internados no ( hospital de campanha nossa senhora de Fátima ) Parnaíba 22/10/2020 horas 07:53
 UTI 
01 homem 
01 mulher 
Total : 02 pacientes 
Suporte ventilatório
01 mulher 
01 mulher 
Total – 02 pacientes 
Enfermaria 
01 mulher 
01 mulher 
Total : 06 pacientes
Boletim oficial 
Darllan de Almeida Vieira Barros – Diretor administrativo do hospital

Ex-vereador Fernando Gomes vai reeditar a lei da Ficha Limpa no âmbito Municipal

Em 2011, o então vereador Fernando Gomes apresentou um Projeto de Lei na Câmara de Parnaíba – PI que proibia a nomeação de fichas sujas para cargos comissionados na administração pública municipal.

A chamada “Lei da Ficha Limpa Municipal”, estabelecia critérios para o provimento de cargos de comissão e funções gratificadas com o intuito de proteger a moralidade administrativa, evitar o abuso do poder econômico e político, aplicando-se de forma complementar aos demais critérios gerais e especiais de provimento estabelecidos nas legislações municipal, estadual e federal.

O projeto justificava que não podem assumir cargos de comissão, nomeados pelo prefeito, pessoas com condenações na Justiça. Entre os impeditivos para o preenchimento de cargos em comissão no âmbito municipal, estão a proibição da nomeação de pessoas que tiverem representações julgadas procedentes pela Justiça Eleitoral, direitos políticos suspensos por improbidade administrativa ou que foram condenadas em decisão transitada em julgado ou proferida em órgão colegiado, desde a condenação até o transcurso prazo de 8 anos, após o cumprimento da pena por crimes: contra a vida e dignidade sexual, economia popular, administração pública, o sistema financeiro, meio ambiente e saúde pública, tráfico de entorpecentes e participação em organizações criminosas.

Pela lei, a Ficha Limpa Municipal também seria exigida para as empresas contratadas pelo município e para os dirigentes de entidades sem fins lucrativos que recebem auxílio público e membros de conselhos municipais.

Os servidores comissionados devem comprovar anualmente que estão em condições de exercer o cargo, e no caso dos servidores efetivos, a comprovação será feita no ato da admissão. Fernando Gomes disse “Ora, se para ser candidato a um cargo eletivo é preciso ter ficha limpa, não pode um ficha suja ocupar cargos na gestão, afinal, em ambos os casos o detentor da representação deve servir à sociedade com bases nos princípios éticos e morais que regem a administração pública”.

O Projeto de Lei não passou das Comissões, razão que o candidato a Vereador Fernando Gomes (77.000), destaca que, se eleito, vai reeditá-lo.

Continuam abertas inscrições para processo seletivo da SEDESC

A Prefeitura Municipal de Parnaíba, Estado do Piauí, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEDESC), torna pública a realização de Processo Seletivo Simplificado no 01/2020, para contratação por tempo determinado, a fim de atender necessidade temporária de excepcional interesse público.
São ofertadas 60 oportunidades, distribuídas entre os cargos de Assistente Social; Psicóloga (o); Orientador(a) Social; Orientador(a) Social Lúdico; Facilitador(a) de Oficinas de Convívio por Meio de Arte e Cultura; Facilitador(a) de Oficinas de Convívio por Meio de Esporte e Lazer; Intérprete de Libras; e, Cuidador (a) de Criança, Adolescente e Adulto.
As inscrições encontram-se abertas desde o dia  20 de outubro até  05 de novembro de 2020, realizadas via internet, no endereço eletrônico www.eplconcursos.com.br. A taxa de participação varia de R$ 60,00 a R$ 130,00.
A prova escrita objetiva será realizada na data prevista de 06 de dezembro de 2020. Os locais e horários para realização da Prova Escrita Objetiva serão divulgados no endereço eletrônico www.eplconcursos.com.br, na data de 25/11/2020.
Edital de Abertura AQUI