



A Paróquia de São Sebastião prossegue com os festejos de São Francisco, com a participação de representantes de todas as comunidades da Paróquia.

E nós os convidamos para uma visita à ARTE SACRA E ARTESANATO para adquirir o Terço Devocional do Pai Seráfico São Francisco, para que assim possamos juntos rezar durante os dias de novenas.
Você também encontra na Arte Sacra e Artesanato terços devocionais e demais artigos religiosos. Trabalhamos ainda com os artigos religiosos da Arte Sacra São Pio de Pietrelcina, confeccionados pelo Frei Ribamar Silva, de Fortaleza- Ceará. Visite-nos e conheça nossos produtos – artesanato em geral.
Aguardamos sua visita:
Rua B, Casa 1d6, conjunto Esperança I, próximo ao cajueiro torto.
What sapp (86)9. 95. 63.46.10/ Fone: (86)9.99.42.83. 51



Buraco azul é propriedade privada e pertence ao empresário Sebastião Fontenele/Foto: HELDER FONTENELE
A Federação de Ciclismo do Piauí (FCP) confirmou a retomada de eventos em outubro. A prova Ventos do Litoral será realizada nos dias 10 e 11 de outubro, em Parnaíba.

Com calendário atualizado e protocolo específico de prevenção contra a covid-19, George Rodrigues, presidente da Federação de Ciclismo do Piauí, confirmou a retomada dos eventos de prova do ciclismo no estado para o mês de outubro. O protocolo segue orientações da Federação e decretos do Estado e/ou Prefeitura cobre medidas adicionais que também deverão ser seguidas.
Dentre os eventos confirmados estão abertas as inscrições para a prova de ciclismo Ventos do litoral válida pelo Campeonato Piauiense de Estrada que será realizada nos dias 10 e 11 de outubro, em Parnaíba no litoral piauiense.
A organização da prova disponibilizou um questionárioespecífico sobre sintomas de covid-19 a ser feito com os atletas.
Jornal da Parnaíba
A Escola Monsenhor Roberto Lopes, antigo Colégio Clóvis Salgado, conveniada com a Prefeitura de Parnaíba, ficou em 1° lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), entre todas as escolas da rede pública e privada de Parnaíba, PI. A pontuação foi de 6.6. O exame é aplicado a cada dois anos, sendo que no penúltimo teste a unidade de ensino já havia conquistado a 2° colocação quando obteve a pontuação de 6.3.

A coordenadora de ensino, Kilza Costa dos Santos, assim como a diretora, Eugênia, creditam o excelente desempenho da escola no Ideb ao trabalho conjunto executado em harmonia entre os profissionais da escola com os alunos e a participação dos pais. Somado a isto, periodicamente os discentes são submetidos a simulados intensivos que os preparam para qualquer desafio acadêmico.
“Sempre preparamos nossos alunos por meio de simulados. A partir do 4° ano eles já são preparados com exercícios intensivos e provas. Também inserimos os pais na nossa proposta pedagógica e assim temos obtido excelentes resultados. Em especial, o ano de 2019 foi muito bom para nós em vários aspectos, pois realizamos diversas atividades como Festival de Talentos, entre outras ações. Então, os parabéns por esta conquista no Ideb vão para todos que fazem parte da equipe da Escola Monsenhor Roberto Lopes”, comemorou Kilza.
A Escola Monsenhor Roberto Lopes está situada na Praça da Santa Casa, no Centro de Parnaíba. Em comemoração a esta grande conquista na educação, foi fixado um cartaz na fachada do prédio enaltecendo e parabenizando a equipe de servidores, bem como os alunos e os pais.

Faleceu em Viçosa do Ceará nesta noite de segunda-feira(21), o arquiteto Aristóteles Ibiapina, 67 anos. Seu corpo foi trasladado pela funerária Pax União para cidade de Parnaíba para velório e sepultamento. Toth como era conhecido, vem a ser irmão do médico Ariosto Ibiapina.
O corpo dele seria velado no Centro Espírita Vale do Amanhecer, próximo ao posto São Raimundo na BR 343.
ATENÇÃO! MUITA ATENÇÃO!
É NESTE SÁBADO, 19/SETEMBRO/2020, DAS 8 ÀS 11 HORAS. NA FUNDAÇÃO DR. RAUL FURTADO BACELLAR, ATENDIMENTO DE CONTROLE DE DIABETES, AFERIÇÃO DE PRESSÃO ARTERIAL, VACINAÇÃO CONTRA GRIPE E PALESTRA SOBRE PREVENÇÃO DA COVID-19.
COMPAREÇA TRAZENDO SEUS PARENTES E AMIGOS! O EVENTO É ABERTO AO PÚBLICO EM GERAL!
HAVERÁ SORTEIO DE BRINDES COM DISTRIBUIÇÃO DE LANCHE!
Ação tem o objetivo de agradecer aos profissionais que estão na linha de frente contra a Covid-19
Os atendimentos serão realizados por ordem de chegada
Por: Sariny Leão

As vacinas são enviadas pelo Ministério da Saúde para o Governo do Estado, que faz a distribuição para os municípios, incluindo Parnaíba.
Quando falta o produto nas UBS’s é porque houve atraso no repasse do Governo Federal ou um desinteresse (mais provável) da Secretaria Estadual de Saúde (boicote político para prejudicar o gestor misturado com um pouquinho de incompetência) em enviar as vacinas às prefeituras. Das duas, uma! (Por Ribamar Aragão)

Cansados de serem assaltados diuturnamente em Parnaíba, ciclista irão realizar na Praça da Bike um ato de protesta pela falta de segurança.
Diante do grande número de assaltos envolvendo ciclistas, os grupos de ciclismo de Parnaíba reunidos irão fazer uma manifestação pacífica neste sábado, no intuito de sensibilizar as autoridades e chamar à atenção dos órgãos de segurança para importância que o caso requer.
Ciclistas tem sido vítimas constantes de assalto durante seus treinos e até mesmo em deslocamentos para realizarem atividades corriqueiras do cotidiano, como ir ao trabalho.
Os grupos se reunirão neste sábado às 15h na Praça da Bike na Avenida São Sebastião. Os bikers fazem um chamado à toda sociedade para vir participarem do manifesto, quem sabe assim, possamos juntos somar esforços em defesa dos nossos direitos.
Jornal da Parnaíba
As escolas da rede municipal de Parnaíba alcançaram a meta estabelecida pelo MEC (4.9/2019) na avaliação que mede o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, que acontece a cada dois anos, e é aplicada com alunos do 5° e 9° ano do ensino fundamental inicial e final. 
Dando prosseguimento ao cronograma de execução de obras pela prefeitura de Parnaíba, a Secretaria de Infraestrutura iniciou a limpeza para na sequência começar a reforma da Escola Municipal Sebastiana Brás, localizada na comunidade Boa Vista na Zona Rural de Parnaíba.
Por orientação do prefeito Francisco de Assis de Moraes Souza – Mão Santa – além de tocar as novas obras, todos os equipamentos públicos do município serão reformados e/ou ampliados até o final de sua gestão.

Limpeza da Escola Municipal Sebastiana Brás para dar início as obras de reforma
“A escola foi abandonada há cerca de 6 anos pela gestão passada”, informou o Secretário de Educação Rafael Alves.
Moradores da própria comunidade felizes com a notícia de que a escola voltaria a funcionar, de forma espontânea também estiveram ajudando na limpeza da local.

Por José Wilson | Jornal da Parnaíba

Os atendimentos serão feitos por acadêmicos da UNINASSAU Parnaíba no Centro de Especialidades em Saúde (CES)
Com parte das ações de prevenção a vida realizadas durante a campanha setembro amarelo, a Faculdade UNINASSAU Parnaíba, com o apoio da Prefeitura Municipal, oferece plantão psicológico gratuito à população. Os interessados no atendimento podem ir no Centro de Especialidades em Saúde (CES), localizado na rua Bandeirantes, no Bairro Boa Esperança, às segundas, terças, quartas e sextas-feiras, das 7h às 17h.
Segundo a coordenadora de Psicologia da UNINASSAU, Vanessa Fragiacomo, os atendimentos serão feitos por alunos do décimo período de Psicologia e terão a supervisão das professoras Fabiana Cruz e Ana Catarina Correia. “Estamos à disposição para conversarmos com a população sobre qualquer assunto que possa incomodá-los, com a finalidade de evitar e prevenir atentados à vida. Pois, mesmo se tratando de um assunto delicado, é importante pensar que esse ato é uma realidade que afeta muitas pessoas”, explica a professora.
As consultas não precisam ser marcadas, basta chegar ao CES no horário de atendimento e solicitar o acompanhamento profissional. Os pacientes passarão por triagens para acompanhamentos e terão a primeira consulta agendada.

O Blog do B. Silva parabeniza o parnaibano e futuro Doutor, Givanildo Benício, que defenderá a tese em patologia na Universidade Federal do Ceará – UFC, no dia 18.09.2020. É filho do falecido comerciante de Parnaíba, Francisco Benício, conhecido como Chico Grosso, para o ex-vereador Gerivaldo Benício, de quem o futuro Doutor é irmão.

É mais um filho da terra que vence pelo esforço e perseverança em pesquisa. Parabéns, Dr. Givanildo Benício, pela conquista!


Hoje é dia de abrir um parênteses para cantar “Parabéns” para esta grande amiga e uma ser humano ímpar:jornalista Camila Neto. Ela é daquele tipo que, às vezes, coloca o problema dos outros acima dos seus e vai à luta na busca de resolvê-los.
É mais um degrau na sua vida Camila. Você já ultrapassou vários outros. Com fé em Deus e disposição para a luta você vai chegar lá, atingindo seus objetivos. Muita luz! São os votos do blogdobsilva para o qual você também muito já contribuiu.


Por: Camila Neto
No Dia mundial da fisioterapia, Fernanda Daniel, que é uma super profissional da área ,completa mais um ano de vida. Proprietária do Espaço Cuidar, tem se destacado na cidade com um empreendimento de sucesso.

Feliz aniversário para a nossa querida Fernanda Daniel. É uma honra poder contar com seu esforço, profissionalismo e dedicação. Desejamos um novo ano repleto de muita paz, saúde, sabedoria, amor e muitas conquistas.
Fernanda está ainda mais otimista e já pensa em novos desafios para seu Espaço Cuidar, que fica localizado na Rua José Medeiros de Albuquerque, 40 – Reis Veloso. Telefone:(86) 99933-9198
Feliz aniversário para a nossa querida Fernanda Daniel. É uma honra poder contar com seu esforço, profissionalismo e dedicação. Desejamos um novo ano repleto de muita paz, saúde, sabedoria, amor e muitas conquistas.
Fernanda está ainda mais otimista e já pensa em novos desafios para seu Espaço Cuidar .
Espaço Cuidar – localizado R. José Medeiros de Albuquerque, 40 – Reis Veloso. Telefone:(86) 99933-9198
Fonte: Mulheres de Salto

Logo nos primeiros meses da atual administração municipal, no ano de 2017, uma das primeiras e benéficas ações promovidas pela gestão foi a legalização da profissão dos mototaxistas, que viviam de forma irregular desenvolvendo suas atividades. Era uma luta antiga da categoria, que outros gestores vinham “empurrando com a barriga”.

A administração do Prefeito Mão Santa promoveu a regularização, transformando a atividade numa profissão, e assim valorizando a classe. E não parou por aí. De lá para cá vários cursos de capacitação vem sendo promovidos para a categoria, numa luta permanente para que todos trabalhem dentro da lei, conhecendo suas obrigações e dando segurança aos que utilizam o mototáxis para seus deslocamentos.

Em abril de 2017, a Prefeitura de Parnaíba reuniu 131 mototaxistas no auditório do Centro Administrativo para fazer a entrega simbólica dos alvarás de funcionamento que foram legalizados através do Decreto 028/2017. Na ocasião foi feita a entrega simbólica do alvará e do colete nº 001 ao primeiro mototaxista, Raimundo Nonato Frota, que reuniu todos os pré-requisitos para exercer com segurança a profissão.
Durante todo esse tempo a prefeitura tem tomado todas as providências para que passageiros procurem sempre sempre os profissionais que obedecem os requisitos da lei, que são, dentre outros: motos e capacetes padronizados com número e nome do profissional.