Centro Especializado em Reabilitação de Parnaíba passa a atender quatro tipos de deficiência

O Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) de Parnaíba, implantado pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), em parceria com a Secretaria da Saúde (Sesapi), vai começar a realizar atendimentos nas modalidades de reabilitação auditiva, física, visual, intelectual e Transtorno do Espectro do Autista (TEA).

O CER IV de Parnaíba foi inaugurado em 2020, inicialmente realizando atendimentos de Reabilitação Pós-Covid. Agora, o Centro vai expandir os cuidados em saúde, especialmente dos processos de reabilitação física, intelectual, auditiva, visual e TEA.

O objetivo é descentralizar os serviços destinados a este público, permitindo que tenham acesso a eles mais perto de suas residências, com maior conforto e comodidade. As regiões que serão atendidas são Planície Litorânea e a Região dos Cocais.

O paciente com deficiência deve dirigir-se a uma unidade básica de saúde da sua cidade, onde poderá solicitar encaminhamento para o Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) de Parnaíba. Após o pedido, a prefeitura informará a data do primeiro atendimento, que será destinado à triagem. Nesta etapa, um enfermeiro avaliará o paciente e verificará se ele atende aos critérios necessários para ser acompanhado no centro de reabilitação.

O deputado estadual Dr. Hélio Oliveira destinou emenda parlamentar no valor de R$ 600 mil para a compra de novos equipamentos para o local, que vão reforçar e prestar mais serviços de cuidados e tratamentos para as pessoas com deficiência da região.

A oficina ortopédica constitui-se em serviço de dispensação, confecção, adaptação, de manutenção de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (OPM) e deverá ser implantada conforme previsto no Plano de Ação Regional. A oficina do CER IV já está sendo construída, e terá a capacidade de realizar, pelo menos, 200 atendimentos por dia, beneficiando a população da região norte do estado. (Camila Leal)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.