O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro Pop – representa um espaço para o convívio grupal, social e para o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito. Em Parnaíba foi inaugurado em outra sede, área central da cidade, no dia 17 de junho do corrente ano, pelo prefeito de Parnaíba, Francisco de Assis Moraes Souza – Mão Santa e dona Adalgisa Moraes Sousa, Secretária do Desenvolvimento Social e Cidadania.
A nova sede do Centro Pop está localizada na Rua Duque de Caxias, onde funcionou a Biblioteca Municipal e visa promover a recuperação e integração de pessoas em situação de rua.
A mudança da sede – que antes funcionava na Avenida São Sebastião – foi providencial por dar mais comodidade às pessoas em situação de rua e que trabalham no centro, facilitando assim o acesso às atividades que o “Centro Pop” oferece diariamente.
O “Centro” conta com uma equipe multidisciplinar formada por: psicólogo, assistente social, pedagoga, educadora social e cozinheira para que os beneficiados tenham acesso a atividades de apoio psicológico, rodas de conversa e um acompanhamento psicossocial, além do fornecimento de dois lanches ao dia, um no período da manhã e outro no período da tarde. “Os beneficiados são pessoas que já perderam o vínculo familiar e a convivência social e que por motivos diversos hoje moram e trabalham nas ruas. Esse é o perfil das pessoas que atendemos diariamente”, frisou a coordenadora, Fernanda Castro.
Os lanches são servidos às 10h30 e às 15h30. O cardápio é variado: salada, farofa de cuscuz, frango e suco, mas o feijão com arroz é básico e não pode faltar. “Essa exigência do feijão com arroz foi feita pela primeira-dama, Adalgisa Carvalho de Moraes Souza”, disse.
Além do alimento material e psicológico, o “Centro Pop” oferece um local para a higiene pessoal e um armário para guardar objetos pessoais.
“Eu já fui um fotógrafo profissional igual a você. Ganhei prêmios e tinha muitos equipamentos. Eu conheço tudo de fotografia, mas hoje não tenho mais como trabalhar”, frisou Raimundo Andrade, um dos atendidos pela equipe do “Centro Pop”.
O “Centro Pop” trabalha em parceria com a “Casa de Passagem”, a “Casa do Bom Pastor” e a “Casa das Samaritanas”, três entidades que fornecem leitos para que essas pessoas em situação de rua não passem à noite ao relento.
Todas as pessoas atendidas no “Centro Pop” passam por uma triagem para identificação de suas necessidades. Só depois desse primeiro contato é que a equipe multidisciplinar define as atividades, individualmente, para cada pessoa atendida.
O atendimento é de segunda à sexta-feira das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.(Superintendência de Comunicação -PMP)