Cientista político explica possível permanência de Wellington Dias no Senado

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva começa a dar forma ao governo com o anúncio dos cinco primeiros ministros, nessa sexta-feira (09). Especula-se que o petista antecipou a nomeação para contornar a pressão de militares.

Lula anuncia novos ministros Agência Brasil

Na confirmação, Lula disse que tomou a decisão, pois é preciso que algumas pessoas comecem a trabalhar para montar o governo e criar condições para que a estrutura comece a funcionar.

Durante discurso, o representante partidário anunciou o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), que assume o Ministério da Fazenda, o atual governador da Bahia Rui Costa (PT) comandará a Casa Civil, o ex-presidente do Tribunal de Contas da União, José Múcio (PTB) vai assumir a Defesa, o senador eleito do Maranhão, Flávio Dino (PSB), vai comandar a Justiça e o embaixador Mauro Vieira assumirá a pasta de Relações Exteriores.

Ao Lupa1, o cientista político Joscimar Silva explica que esses nomes já eram esperados, principalmente os de Dino e Rui Costa.

“Haddad estava cotado para vários ministérios, inclusive para o Ministério da Educação, cargo que já ocupou”, declara.

Em relação ao senador eleito do Piauí, Wellington Dias (PT), um dos nomes mais cotados para assumir uma das pastas, o especialista pontua que até o momento Dias permanecerá apenas no Senado. A não nomeação do petista pegou uma parcela da população de surpresa. No entanto, Joscimar reforça que Wellington é uma liderança de esquerda ideológica que pode se tornar líder de governo.

Wellington Dias pode permanecer no Senado Reprodução/TV Cultura

“É importante uma figura como ele, especialmente na próxima legislatura onde a bancada da direita terá um número grande de representantes. Wellington Dias pode ser um líder político fundamental para compor uma coligação favorável ao governo Lula”, finaliza.(Isabella Monteiro)

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.