O senador Ciro Nogueira (PP), presidente nacional do Progressistas e uma das principais lideranças do bloco União Progressista, afirmou que considera praticamente impossível o apoio do Centrão a uma candidatura de terceira via nas eleições presidenciais de 2026. A declaração foi feita durante entrevista concedida na noite de terça-feira à Jovem Pan Nacional.

Segundo Ciro, a eventual candidatura do senador Flávio Bolsonaro ganhou força política e passou a representar, de forma majoritária, o eleitorado ligado ao bolsonarismo, além de atrair simpatizantes que não se identificam integralmente com o movimento. Para o senador, o único nome que chegou a ter espaço para se consolidar como alternativa dentro da direita foi o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, mas ele teria perdido o momento político para assumir esse protagonismo. Na avaliação do líder progressista, o cenário eleitoral caminha para uma nova polarização nacional, desta vez envolvendo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Flávio Bolsonaro.
Ciro Nogueira acredita que essa disputa tende a concentrar forças políticas e eleitorais, dificultando o surgimento de candidaturas alternativas. O senador também avalia que, diante desse cenário, há possibilidade de a direita buscar uma vitória ainda no primeiro turno, justamente pela consolidação do eleitorado em torno do nome de Flávio Bolsonaro. Para Ciro, a presença de lideranças com forte densidade eleitoral reforça a tendência de polarização no Brasil durante o processo eleitoral de 2026.(Silas Freire)