Ciro Nogueira, o ex-ministro da Casa Civil de Jair Bolsonaro tem andado pouco no Piauí depois da eleição presidencial mas a nível nacional adotou um forte discurso de oposição e tem dado muita assistência a correligionários do PP de Brasília e São Paulo. O senador piauiense fornece sinais de que pretende continuar no Senado em 2026 mas se candidatando por Brasília ou São Paulo.
Pode ser atropelado
Ciro Nogueira sabe que pode ser “atropelado” se resolver se candidatar à reeleição de senador no Piauí.
Duas vagas
Em 2026 serão duas vagas para o Senado. Uma delas caminha para ser de Marcelo Castro que terá todo o apoio do Governo. A outra será de algum indicado de Rafael Fonteles, que pode muito bem ser um dos seus contemporâneos do Dom Barreto que hoje integram seu governo.
Mais força
O candidato de Rafael Fonteles terá previsivelmente uma avalanche de apoios de lideranças do interior, mais até que Marcelo Castro.
Governo vai para cima
O Governo vai para cima de Ciro Nogueira com seus dois candidatos e as chances do ex-ministro de se reeleger não são nada boas.
Mandato nacional
O senador Ciro adotou um discurso nacional que parece ser definitivo ao longo dos quatro próximos anos de mandato.
Carona
Com esse discurso de oposição Ciro ganha Bolsonaro como patrono de uma candidatura em Brasília, notadamente, ou ainda São Paulo onde o bolsonarismo mostrou-se muito forte.
Campo estreito
No Piauí o campo ficou estreito para Ciro, cujo partido deve perder, no mínimo, a metade dos prefeitos para MDB, PT ou PSD.(Coluna de Feitosa Costa/Lupa1)