Classificados em concurso da Uespi cobram convocação ao governo do estado

Os classificados do último concurso da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), para os cargos de professores efetivos, foram até o escritório do secretário de Administração do Estado, Paulo Ivan, cobrar a nomeação de 76 pessoas para o certame realizado em dezembro de 2011. De acordo com a Associação de Docentes da Uespi (Adecesp) o número de professores substituto é muito alto e fere a lei complementar de número 124/2009.
“Pela lei complementar só pode contratar professor substituto quando houver o afastamento temporário do professor efetivo para realizar mestrado ou doutorado, ou até mesmo em caso de falecimento”, informou o diretor de imprensa da (Adecesp), Daniel Solon. Ele ressalta ainda que a instituição de ensino possui 805 professores efetivos e 660 substitutos, o que para os docentes é considerado um número absurdo, já que a lei afirma que tal situação é ilegal.
Diante da quantidade de professores substitutos, os membros da Adecesp estão lutando para diminuir este número. “Somos o estado com a maior quantidade de professores substitutos. Goiás estava parecido, mas eles conseguiram reverter a situação. É muito ruim ter essa quantidade de substitutos, porque eles geralmente não tem a qualificação de um efetivo, são temporários e os seus salários ainda são estagnados”, disse o professor.
Por Cinnara Sales

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.