Dois prefeitos petistas
Guilherme Amado, colunista político do portal Metrópoles, diz que o PT espera vencer em duas capitais este ano, Teresina e Fortaleza.
Esse desempenho representaria um crescimento grande ante a última eleição municipal, quando o partido não elegeu nenhum prefeito de capital.
Campanha em Fortaleza
Segundo o colunista, em Fortaleza, o PT espera eleger prefeito o deputado estadual Evandro Leitão, que conta com o apoio do senador Cid Gomes, do PSB.
Leitão tem contra si o atual prefeito, José Sarto (PDT), que tenta a reeleição com o apoio de Ciro Gomes, rompido politicamente com o irmão e com o PT.
À direita, concorre o deputado federal Capitão Wagner, do União Brasil, que conta com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro.
O PT avalia que, além do apoio de Cid Gomes, pesarão a favor de Leitão a força do governador, o petista Elmano Freitas, e de Lula.
Uma miragem
É certa a informação de que em Teresina o deputado estadual Fábio Novo pode dispor (como já dispõe) da força da máquina estadual comandada pelo governador Rafael Fonteles — e da federal.
Mas é uma miragem a afirmação do colunista de que ajuda Fabio Novo “a força do ex-governador Wellington Dias, do PT, também terá, na avaliação do partido, peso para dar a vitória a Novo”.
O ministro tem sido colocado na sombra da campanha porque nem tem força nem voto bastante para ajudar Fabio Novo.
Onde mais
O PT ainda vê chances em Natal (RN), com Natália Bonavides, e Vitória (ES), com João Coser.
Mas nas duas cidades o trabalho será, aos olhos do partido, mais difícil do que em Fortaleza e Teresina, informa Gilberto Amado.(Portalaz)