Como surgiu o feriado de 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora de Aparecida

Você sabe qual a origem do feriado de 12 de outubro no Brasil? O g1 reúne explicações sobre o início dessa história:

Basílica

Nossa Senhora de Aparecida já havia sido definida no catolicismo como Padroeira do Brasil em 1930, pelo Papa Pio XI. Em 1953, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) escolheu o dia como sendo dedicado a Nossa Senhora de Aparecida por três fatores:

* pela associação com a chegada dos espanhóis ao continente americano, em 12 de outubro de 1492;

* porque em outubro de 1717 três pescadores encontraram a imagem da Santa que viria a ser conhecida como Nossa Senhora de Aparecida no rio Paraíba do Sul;

* e por ser Dia das Crianças.Papa João Paulo II

O feriado, no entanto, veio com a visita do Papa João Paulo II ao Santuário de Aparecida, no interior de SP, em 30 de junho de 1980. Na época, o Brasil vivia sob a ditadura militar e o então presidente, general João Batista Figueiredo, sancionou a lei que declarava a data como feriado nacional.

Já a Nova Basílica de Aparecida foi declarada oficialmente como Santuário Nacional de Aparecida em 1984 pela CNBB.Basílica

Basílica

Dia das Crianças não é feriado

O Dia das Crianças é mais antigo que o Dia da Padroeira. A data, que originalmente foi chamada de “dia de festa da criança”, foi oficializada em 1924 pelo presidente Arthur Bernardes. Porém, o dia não é um feriado.

Por quê ‘Aparecida do Norte’?

O ‘complemento’ ao nome oficial do município paulista, que se chama somente Aparecida em homenagem à Santa, tem origem na instalação da ferrovia entre São Paulo e Rio de Janeiro, que passa pela cidade e começou suas operações em 1877. A princípio, ela era chamada de Estrada de Ferro do Norte.

Além da ferrovia, a localização ‘ao norte’ da capital São Paulo, de onde partiam os visitantes rumo ao Rio de Janeiro, também ajudou a reforçar o nome “Aparecida do Norte”.(pensarpiaui)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.