Conheça os pedidos de Mão Santa à Ministra da Agricultura reivindicando recursos federais para Parnaíba

O Secretário do Setor Primário e Abastecimento, Paulo Eudes Carneiro e o Prefeito Francisco de Assis Moraes Sousa, entregaram à Ministra da Agricultura, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, quando da sua visita a Parnaíba, documento solicitando do governo federal uma especial atenção para que seja dada continuidade ao desenvolvimento de vários setores em nossa região.

Segundo o documento, Parnaíba como segunda cidade do Estado, centro referencial da região norte do Piauí, pela sua importância socioeconômica, geográfica, histórica e política, apresenta pronunciadas potencialidades desenvolvimentistas, dispondo da maior bacia leiteira do Estado, dispondo da já implantada primeira etapa de um perímetro irrigado concebido para 5.600 ha., hoje em operação 2.400 ha.

Além disso, diz o documento que dispomos também de uma ZPE aprovada e em implantação com algumas indústrias e um parque de educação com Universidade Federal, Estadual e particular, além de um invejável potencial turísticos enriquecido pelo Delta do Parnaíba, lençóis, etc.

Ainda  de acordo com o documento, para desenvolver estas potencialidades temos necessidades primárias e prementes, dependentes do poder público federal, para incrementar os setores acima citados e outros, como por exemplo:

1 – Conclusão da segunda etapa do perímetro irrigado com recuperação de degradação do bombeamento, disponibilização de uma área de aproximadamente 9.000 ha, incluindo a implantação da Vila do Leite e ainda recursos para implantação de escola técnica do setor primário a nível médio.

2 – Recursos para ampliação de nosso Parque de Exposição, com galpões, auditórios, palco e arquibancada para eventos, tatersal, baias para eqüinos e suínos.

3 – Patrulha Mecanizada composta por caçambas, pá carregadeira, moto niveladora e tratores de esteira e de pneus, tendo em vista que Parnaíba possui 500 quilômetros aproximadamente de estradas vicinais, atendido as zonas rurais, com a finalidade de escoamento da produção e transporte escolar.

.O documento destaca ainda a necessidade de recursos para instalação de um laboratório de análise e correção do solo como também um para exames de eqüinos e bovinos, que podem ser instalados na área do DITALPI.

O documento também mostra a necessidade de recursos para a implantação do Mercado do Produtor, como também para a revitalização da EMBRAPA, levando-a para a condição de centro nacional de pesquisa e também a regularização dos serviços da CONAB, que tem mais de 3.500 produtores cadastrados . O documento é finalizado com um pedido para que o governo federal intensifique as ações da CODEVASF em nossa região. (Por: João Câncio)

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.