
O mel produzido no semiárido piauiense acaba de alcançar um novo patamar no cenário internacional. Pela primeira vez, uma carga do produto foi exportada para o Japão, resultado de uma articulação estratégica da Agência Investe Piauí, que vem trabalhando para ampliar a presença de produtos locais em mercados exigentes como o asiático, europeu e norte-americano.
A operação envolveu a exportação de 600 quilos de mel da Cooperativa Mista dos Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes (Comapi), que chegou a Tóquio em março deste ano. A comercialização está prevista para começar em agosto, em redes de cafeterias japonesas, um passo histórico para a agricultura familiar do estado.
Segundo a Investe Piauí, a ação reforça a missão da Agência de promover o desenvolvimento econômico sustentável por meio da inserção competitiva de empreendedores locais em mercados internacionais. O trabalho de prospecção foi conduzido pelo escritório da Investe em São Paulo, que identificou o Japão como mercado estratégico devido à valorização de produtos sustentáveis, com origem familiar e potencial orgânico.
A negociação foi intermediada com apoio técnico e comercial da empresa Polvo Lab, especializada em desenvolvimento de produtos e rebranding de marcas regionais. A rede japonesa de cafés que fechou negócio com a cooperativa se interessou especialmente pelo apelo ecológico, social e sustentável do mel piauiense.
“Conseguimos viabilizar uma ponte comercial concreta para a Comapi, destacando o mel como um produto com forte apelo ecológico, sustentável e de relevante cunho social, por ser oriundo da agricultura familiar”, afirmou Ricardo Carvalho, diretor Comercial da Investe Piauí em São Paulo.
O Piauí já se destaca nacionalmente como maior exportador de mel do Brasil, com mais de 90% da produção proveniente da agricultura familiar. Com a chegada ao Japão, a Comapi — que reúne 295 apicultores de oito municípios — amplia ainda mais sua presença internacional, somando agora o mercado japonês à sua carteira de exportações, que já inclui Estados Unidos, França, Alemanha, Itália e Reino Unido.
A expectativa, segundo Ricardo Carvalho, é de que novas exportações para outros países sejam firmadas nos próximos meses. A estratégia faz parte do programa Made In Piauí, que busca consolidar a identidade e o valor agregado dos produtos piauienses nos mercados globais.
“O sucesso dessa exportação mostra que, com estratégia, apoio técnico e articulação governamental, o mel do Piauí pode chegar a todo o mundo. Esse é um desenvolvimento que alia sustentabilidade, tecnologia, identidade e inclusão social”, concluiu.
Fonte: SECOM/PI