A diretora geral do o Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí (IASPI), Daniele Aita, suspendeu novamente por 15 dias a liberação de cirurgias eletivas haja vista a necessidade de liberação de leitos de internação na rede credenciada para internação e tratamento da covid-19.
De acordo com a portaria, assinada no dia 4 de março e publicada no Diário Oficial do Estado dessa segunda-feira (08), a suspensão não atinge as cirurgias em pacientes oncológicos, cujo atraso no tratamento coloque em risco a vida do paciente, conforme justificativa médica. Também estão mantidas as internações e exames médicos de urgência e as consultas/exames eletivos ambulatoriais.
O documento alerta ainda que as medidas previstas serão revistas sempre que necessário, caso haja regressão ou evolução da situação de Saúde Pública.
Retomada
No dia 15 de fevereiro, o secretário estadual da Saúde, Florentino Neto, havia autorizado o retorno de todos os procedimentos cirúrgicos eletivos ambulatoriais nos Estabelecimentos Públicos de Saúde do Estado do Piauí.