O governador Wellington Dias apresentou, durante uma coletiva virtual, nesta segunda-feira (11/05), os resultados de uma pesquisa realizada pelo Instituto Amostragem sobre o cenário da Covid-19 no Piauí. Segundo os dados divulgados, cerca de 17.148 piauienses já estão infectados com a Covid-19.
Segundo o representante do Instituto Amostragem, João Batista, a pesquisa divulgada buscou identificar o status sorológico da Covid-19 no Piauí e foi realizada em 14 cidades piauienses, sendo 11 delas nas principais regionais de saúde e quatro em municípios pequenos para representar o segmento. Foram visitadas 4.782 residências e a margem de erro da pesquisa foi de 2%.
“Encontramos uma taxa de infecção nessa amostragem que corresponde a 0,5239, quando se projeta para a população do Piauí, teríamos cerca de 17.148 pessoas infectadas pelo coronavírus. Esse número é 4,5 vezes maior do que os casos confirmados”, destacou João Batista.
Outro dado apresentado pelo estatístico diz respeito a quantidade de pessoas que estão sendo contaminadas dentro de casa. Segundo João Batista, em 25 residências que foram visitadas pelas equipes do Instituto Amostragem, 45 residentes testaram positivo para a Covid-19. Quase 2 pessoas por casa estavam infectadas.
As pessoas infectadas que foram entrevistas estavam cumprindo o isolamento social parcialmente. “Elas saíam de casa em caso de necessidade. Há aquelas ainda que foram infectadas porque o esposo veio do Maranhão, ou um residente veio do Ceará. Por isso essa medida de barreiras é muito importante”, ressaltou João Batista.
INTERIOR TEM DESRESPEITADO ISOLAMENTO
As equipes que foram a campo entrevistar os mais de 4 mil piauienses constataram que em grande parte das cidades interioranas a população não está respeitando o isolamento social.
“A narrativa que nosso pessoal de campo trouxe é que as pessoas não estão em isolamento social. É como se nada tivesse acontecendo. Elas transitam normalmente. Feiras estão acontecendo em centros como Picos, Floriano, Parnaíba…’, lamentou João Batista.
O estatístico ressaltou ainda que é preciso que a população se conscientize da importância do isolamento e respeite os protocolos de higiene para evitar a proliferação do vírus. Caso contrário, em algumas semanas o estado pode ter um colapso na saúde.(Nataniel Lima )