O governador Rafael Fonteles (PT) falou sobre a decisão do presidente Lula de vetar o projeto de lei, aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, que aumentava de 513 para 531 o número de deputados federais. A proposta poderia prejudicar o Piauí com a redução de cadeiras federais e na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).
A discussão sobre o projeto será retomada no Congresso após o recesso, momento em que os parlamentares irão definir pela manutenção ou derrubada do veto. Para o governador, é necessário preservar as 10 vagas de deputado federal destinadas ao Piauí.
Foto: Viagora
Rafael Fonteles afirmou que a diminuição do número de deputados representa perda de representatividade em Brasília e de recursos enviados ao estado por meio de emendas parlamentares. Vale ressaltar que, segundo o projeto, a correção do tamanho das bancadas seria adotada conforme o censo do IBGE de 2022.
“Isso ainda está em discussão no Congresso, vamos esperar o trâmite dessa questão legislativa para a gente se pronunciar. É claro que eu defendo que o Piauí não pode perder vagas, porque é perda de representatividade e recursos para o povo do Piauí. Então, defendo a manutenção das 10 vagas de deputado federal para o estado do Piauí”, explicou. (Viagora)