Os professores da rede estadual do Piauí deflagraram greve, nesta quinta-feira (07), por tempo indeterminado. A decisão foi tomada durante assembleia realizada na manhã de hoje.
De acordo com a categoria, o governo tem descumprido o pagamento de reajuste salarial dos trabalhadores da rede estadual de educação, que retomam o movimento grevista que havia sido suspenso em 12 março, após acordo judicial mediado pelo Tribunal de Justiça de Piauí (TJ-PI).
Pelo acordo judicial, o pagamento do reajuste dos trabalhadores em educação (professores ativos, aposentados e funcionários de escola) seria feito na folha de pagamento do mês de maio/2018, que saiu dia 28. No entanto, a categoria constatou que o reajuste não foi implementado para ativos e nem aposentados.
A presidente do Sinte-PI, professora Paulina Almeida, destacou a necessidade de retomada da greve. “O governador desrespeitou justiça, a categoria e a sociedade piauiense. Por isso, há uma necessidade de retomarmos a greve até que o governador cumpra o acordo judicial. Só retornaremos ao período letivo quando o governador pagar o reajuste para todos os trabalhadores em educação”, afirma.
Ainda na manhã de hoje, professores e alunos se mobilizaram na frente do Colégio Liceu Piauiense a favor da greve dos professores.
Com informações de Adriana Oliveira
