O deputado federal Átila Lira comemorou a nomeação do novo ministro da Educação, o professor Milton Ribeiro. Que é doutor em educação pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e graduado em direito e teologia. O decreto de nomeação foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União da última sexta-feira (10).
Deputado Átila Lira destaca nomeação de novo ministro da Educação pelo presidente Bolsonaro.
Desde maio do ano passado, o professor integra a Comissão de Ética da Presidência da República. O decreto de nomeação foi publicado em edição extra no Diário Oficial da União do dia 10 de julho. O cargo de ministro estava vago desde que o Governo recuou da nomeação de Carlos Alberto Decotelli, devido a uma série de inconsistências em seu currículo.
Em vídeo publicado nas redes sociais, o deputado federal Átila Lira celebrou a nomeação de um novo ministro da Educação, e prevê melhorias no setor da educação com o novo nome comandante da pasta.
“Finalmente o presidente Bolsonaro nomeou o novo ministro da Educação, o 4º do seu Governo. O novo ministro é ex-reitor da Universidade Mackenzie, uma grande universidade do estado de São Paulo. É um homem que tem uma boa formação em educação, é mestre e doutor em educação. É formado em direito e tem uma experiência administrativa na educação exemplar no estado de São Paulo. Portanto nós estamos confiantes que o novo ministro vai cumprir o seu compromisso de fazer um grande trabalho, com diálogo com o Brasil como um todo, com os secretários, professores e universidades. E sobretudo se empenhar em um plano nacional de educação”, argumentou Lira.
Átila Lira defendeu que um dos principais objetivo agora com um novo ministro da educação é a aprovação do novo Fundeb ((Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), que possui validade somente até este ano. Projeto já foi aperfeiçoado pela Câmara Federal e apresentou melhorias em comparação ao atual.
“O assunto mais importante com o novo ministro da educação é a aprovação do novo Fundeb. Todo mundo sabe que o Fundeb é o fundo que financia a educação do Brasil. Todo o município, todos os estados são financiados com os recursos do Fundeb. Precisamos renová-lo, ele foi retrabalhado na Câmara Federal, foi muito bem aperfeiçoado. Vai melhorar muito a redistribuição de recursos para os municípios de menor tamanho, portanto é uma batalha importante que nós temos que vencê-la ainda nesse período da pandemia”, destacou. (Parlamento Piauí)