Toda véspera de eleição, o deputado Fábio Abreu apresenta viaturas policiais que consegue com suas emendas parlamentares. São veículos de encher os olhos e faturar midiaticamente. Mas logo depois, a população nota que é puro marketing por sentirem na pele que carros e motos não fazem segurança sem efetivo e sem estratégia, essa última alternativa ele nunca empreendeu na segurança pública do estado. O Capitão contou com um amparo grande da mídia pra lhe transformar em herói.
Antes do poder, todos os bandidos presos pelos policiais do Rone dormiam dentro das viaturas para Abreu aparecer como herói nos programas matutinos, mesmo sem ter nenhuma participação nas operações. Além disso, tiveram as fictícias ameças de grupos criminosos contra sua vida, essas, altamente dramatizadas por parte da mídia. Quem não lembra nas últimas eleições, o espetáculo da Rocam, as motos possantes que iam invadir as ruas de Teresina? Só ilusão! Agora, novamente perto das eleições, começaram aparecer as mais possantes viaturas, mas Abreu não tem mais aliados na mídia como antigamente, e os que ficaram não tem poder de persuasão.
O pré-candidato tem feito lives com seus candidatos a vereadores que não alcançam 100 internautas assistindo, e a maioria dos participantes entram para criticar sua atuação como gestor da segurança. Parece que o conto do vigário e das viaturas não funcionam mais.
Enquanto isso, o Piauí aumentou 15% a taxa de homicídios em cinco meses
Quem diz é o monitor violência da USP divulgado ontem (23). Os dados concluem que o nosso estado teve um aumento de 15% na taxa de homicídio, indo na contramão da média nacional. O estudo aponta ainda que 7 estados e o Distrito Federal diminuíram seus crimes do ano passado para cá, outros estabilizaram. Já o Piauí, seguiu em linha crescente na administração nada segura do Capitão Fábio Abreu. (Por:Silas Freire)