Deputados querem relatório de viagem de Wellington aos EUA

        Deputado Robert Rios e deputados no plenário da Assembleia: requerimento sobre viagem de Wellington Dias
A Assembleia Legislativa do Piauí retornou ontem às atividades depois de15 dias de recesso. Entre os destaques do primeiro dia da nova legislatura, está a aprovação de requerimento solicitando do governador Wellington Dias (PT) relatório detalhado sobre a viagem a Washington, nos Estados Unidos, incluindo cópias dos contratos firmados com as instituições visitadas como o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bid). Wellington tem retorno marcado para amanhã, 5 de agosto.
 O propositor do requerimento foi o líder da oposição na Assembleia, deputado Robert Rios Magalhães (PDT). Para ele, como o governador viajou em nome do Piauí e financiado pelo Tesouro Estadual, tem a obrigação de prestar contas da viagem e informar sobre os empréstimos firmados. “Como ele viajou com autorização da Assembleia e por conta do Tesouro do Estado, tem o dever de prestar contas, porque quem presta contas na Assembleia está prestando contas com o povo que está pagando a viagem dele”, justifica Robert Rios.
 O parlamentar disse ainda que é importante saber se o governador conseguiu trazer para o Piauí o R$ 1 bilhão que anunciou que iria negociar no exterior. “Nós queremos saber da viagem dele, quais organismos internacionais ele visitou, o que ele tratou com esses organismos, quais os contratos que ele possivelmente tenha firmado, porque ele falou que ia trazer R$ 1 bilhão em empréstimo, então, nós queremos cópias desses contratos”, frisou Robert.
 Apesar da solicitação do relatório ter sido de sua iniciativa, o parlamentar afirmou que não acredita que o governo do Estado disponibilize os contratos. “Eu acho difícil ele mostrar algum contrato, só acredito vendo. Nas outras viagens dele foi a mesma coisa, viagem e contratos firmados, mas nunca apareceu nada”, pontuou o deputado. O parlamentar justificou ainda a solicitação do relatório da viagem aos EUA como uma forma de testar o governador em relação às suas promessas. 
“Nos governos anteriores do governador Wellington Dias, sempre que ele viajava, no aeroporto dava uma coletiva prometendo que milhões iriam chegar – chegariam milhões para isso e para aquilo, e eu nunca vi esse dinheiro chegar. Então para que não fique mais nessa conversa fiada, eu quero que ele apresente quais foram os contratos que ele firmou no exterior”, finalizou Robert Rios.(Diário do Povo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *