Dia do Assistente Social é lembrado pelo vereador André Neves

Na sessão ordinária desta terça-feira (14), o vereador André Neves (PDT) falou em suas explicações pessoais sobre a importância do assistente social classificou a data como “um dia especial”, e que “nada mais justo do que comemorar, enaltecer e homenagear uma categoria que tanto faz pela população. O Assistente Social está presente em todos os setores da nossa sociedade, e presta um grande e relevante serviço. Meus parabéns também a minha mãe que é assistente social”, completou.

O dia 15 de maio é o Dia do Assistente Social porque foi nessa data que foi regulamentado o Serviço Social, uma profissão inscrita na história do Brasil há 80 anos. A área foi capaz de se reinventar e se reconceituar, buscando romper com o conservadorismo do seu surgimento e com o tecnicismo do seu desenvolvimento. Houve a reconstrução dos seus referenciais teóricos e metodológicos, analisando a sociedade capitalista, a desigualdade e a violação de direitos dela decorrentes.

História:

A data surgiu a partir da aprovação da Lei nº 3.252, de 27 de agosto de 1957, por meio do Decreto Federal nº 994, de 15 de maio de 1962, que regulamentou e oficializou a profissão no Brasil, regulamentada pela Lei nº 8.662, de 7 de junho de 1993.

O assistente social trabalha de forma direta em vários campos e instituições ligados à Educação, Saúde, Habitação, Assistência Social, Sistemas Penitenciários, Ministério Público, Defensoria Pública. Previdência Social, ONGS, entre outros.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.