Dilma não vem ao Piauí por falta de aeroporto em Floriano

Sim, é verdade! O Palácio do Planalto realmente cogitou a vinda da presidente Dilma Rousseff ao Piauí, nesta visita que ela faz amanhã ao Nordeste. Hoje a presidente estaria no Ceará, para lançar obras do metrô e visitar a estação de tratamento de água do município de Caucaia. Porém, a visita a Fortaleza também foi cancelada, pois a presidente ficou em Brasília para acompanhar exames da mãe dela, dona Dilma Jane.
Agora, a programação oficial de viagens da presidente será retomada amanhã, com visitas às obras de transposição das águas do rio São Francisco, nos municípios pernambucanos de Cabrobó e Salgueiro. E por que ela não veio também ao Piauí? Faz até vergonha dizer, mas, mesmo assim, vou dizer: a presidente não incluiu o Piauí em sua agenda de visitas simplesmente porque na região não há aeroporto para o pouso de seu avião.
O plano era descer em Floriano e, de lá, ir de helicóptero até o município de Itaueira, a 100 quilômetros, para inspeção das obras da Nova Transnordestina. A ferrovia é a maior obra em execução no Estado, com um investimento de mais de R$ 1,5 bilhão, e vai ligar as regiões dos cerrados e do semiárido aos portos de Pecém, no Ceará, e Suape, em Pernambuco.
Em Itaueira, fica um dos canteiros de obras da ferrovia, o lote 2, de 54 quilômetros, que passa ainda pelos municípios de Itaueira, Ribeira, São Miguel do Fidalgo e São José do Peixe. A linha da Transnordestina que passará pelo Piauí terá aproximadamente 400 quilômetros de trilhos, de Elizeu Martins à cidade pernambucana de Trindade, cortando 20 municípios piauienses.
A visita da presidente ao Piauí, nessa viagem, foi cancelada porque o aeroporto de Floriano está interditado. Ele foi fechado há mais de quatro anos, para obras de reforma e ampliação, e até hoje não foi reaberto. O aeroporto fica situado na Zona Rural, a 12km do centro da cidade, é um dos 5 do Piauí homologados pela Agência Nacional de Aviação Civil – Anac.Zózimo Tavares

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.