Negada veementemente no início por quadros de destaque do Partido dos Trabalhadores no Piauí, a acentuada divergência política entre Rafael Fonteles e Wellington Dias, líderes máximos da agremiação,não tem mais como ser jogada para debaixo do tapete. O ponto principal do desentendimento é a decisão do governador de indicar seu amigo-irmão Washington Bandeira como candidato a vice-governador.
Rafael Fonteles e Wellington Dias – Foto: Divulgação
Admissão pública
Ex-presidente do PT e atual secretário de Rafael Fonteles, João de Deus, em recente entrevista, deixou escapar que existe a divergência, admitindo uma discordância nunca colocada publicamente.
João de Deus, secretário de Assistência Social – Foto: ReproduçãoEm tom de deboche
Há cerca de quatro meses, divulguei aqui que uma pessoa muito próxima a Wellington Dias havia se referido aos amigos próximos de Rafael Fonteles, chamando-os de Rafaboys em tom de deboche.
“Não vamos aceitar”
Na ocasião, a mesma pessoa acrescentou que “não vamos aceitar” a indicação de um Rafaboy como candidato a vice-governador.
Só o entorno
Há cerca de quatro meses, só o entorno de Wellington Dias se manifestava contra a indicação de um amigo próximo de Rafael como candidato a vice-governador.
Recados de Wellington
Mais recentemente, as manifestações contrárias aos planos de Rafael Fonteles começaram a partir do próprio Wellington Dias, algumas até mais duras.
Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias (PT). Foto: Marcelo Camargo/Agência BrasilNome do filho no debate
Recado muito forte de Wellington Dias foi a permissão para que seus aliados colocassem o nome de Vinicius Dias, seu filho, no debate.
Ministro Wellington Dias ao lado do filho – Foto: Redes sociaisRecados da virada
Na festa da virada, uma irmã da deputada Janaina Marques postou uma foto com Vinicius Dias, chamando-o de “nosso futuro vice-governador”.
Karnak acusou o golpe
A postagem da irmã de Janaina foi feita na casa de praia da deputada, na paradisíaca Barreirinha, no Maranhão, e foi entendida como uma articulação de Wellington Dias.
Divergências antigas
Na verdade, a divergência na indicação do vice de Rafael é o desfecho de algo que começou na montagem da atual equipe de Rafael Fonteles.
Rafael Fonteles e Washington Bandeira – Foto: ReproduçãoFicou com o eixo
Rafael fez uma montagem em que o eixo do Governo ficou sob seu controle absoluto: Fazenda, Saúde, Educação, Secretaria de Governo, Segurança…
Outra Educação
Montada por Rejane Dias no governo do marido, a secretaria de Educação foi reestruturada por Washington Bandeira no governo de Rafael.
Washington Bandeira anuncia saída da Seduc após três anos e destaca “missão cumprida” na Educação – Foto: Lupa1Pode ser um dos motivos
Há quem diga que a rejeição a Washington Bandeira pode ter como um dos motivos a reestruturação que ele fez na Secretaria de Educação.
A causa é 2030
Pode até existir uma rejeição pessoal a Washington Bandeira, mas o verdadeiro motivo da divergência é 2030, quando haverá uma única vaga para o Senado.(Coluna Feitosa Costa)