Governador Rafael Fonteles com seu candidato à tiracolo
Pelo volume de recursos, obras inauguradas, promessas de novos investimentos, caminhadas, dancinhas no meio da rua, enfim, fatos que ilustram a campanha eleitoral do candidato do governador Rafael Fonteles, tudo leva a crer que poderemos ver repetidos com o Dr. Hélio (MDB) os resultados das eleições de 1988, quando disputavam a prefeitura de Parnaíba os médicos Paulo Lages e Mão Santa, tendo como governador o já falecido engenheiro Alberto Silva.
Candidato Dr. Hélio – de uma alegria contagiante
Naquela época já se falava muito em comprar apoiadores e os representantes do governador no município viviam “forrados” no dinheiro, sem pena de gastar. Era tempo de comícios, com muita animação e as atrações eram as mais caras. Inclusive, muita gente ainda lembra do Trio Elétrico Papa Léguas, que o então governador mandou a Parnaíba e aqui ficou mais de um mês, participando de comícios do Dr. Paulo Lages. Como se não bastasse, esses comícios foram encerrados com ninguém menos que a banda Chiclete com Banana. Estão aí, vivos, graças a Deus, e que não me deixam mentir: Paulo Lages, Juriti, Nelito Dias, José Maria Pinto, dentre outros.
O repórter Yure Gomes, da Rádio Igaraçu, do Mão santa, apelidou o Papa léguas de “O Bezerro de Ouro”
Enquanto na campanha de Paulo Lages o dinheiro era “no balde”, na campanha de Mão Santa os comícios eram de uma pobreza franciscana. Ao invés de Trio Elétrico da Bahia, quem os animava era o querido “Bernardo Carranca com sua banda.
Bernardo Carranca
Que inclusive deu muita sorte, porque Mão Santa venceu a eleição, contra todos os prognósticos. Apenas com a vontade popular. Carranca, anos depois, ajudaria a eleger Paulo Eudes prefeito, derrotando o então prefeito Zé Filho, que concorria à reeleição e perdeu, no ano 2000.
O governador Rafael e seus principais secretários, estão quase residindo em Parnaíba, fortalecendo o candidato Dr. Hélio
Nada está definido ainda, no pleito do dia 6 de outubro, porém, dizem as pitonisas de plantão, que dificilmente Dr. Hélio vencerá as eleições, apesar da ostentação na campanha, com um volumoso e barulhento número de seguidores, muitos vereadores, muita gente importante, enfim, muita bala na agulha. É esperar pra ver, porque no meio do caminho tem uma experimentada liderança, também disputando a prefeitura quase na mesma condição de Mão Santa em 88, sem aparato de governo do Estado e nem do município, mas com forte apoio popular: Zé Hamiltom está na área, com uma história bem escrita, de 3 mandatos de prefeito e com um histórico de grande e importantes realizações, que estão aí, diferentes da maquiagem e da espuma que produz a gestão atual, que quer eleger um sucessor, já batizado de fantoche da Gracinha e do Mão Santa. Um ilustre desconhecido, tirado da bolsa da Gracinha, a deputada que dificilmente se reelegerá em 2026 sem a estrutura da prefeitura.
Mão santa e Átila Lira nas eleições de 94
Ah, caso eleja seu “menino” o sucessor do pai, Gracinha alimenta o sonho de ser candidata a governadora do Piauí. Tenham cuidado porque o impossível acontece, às vezes. É só os mais velhos lembrarem do que ocorreu em 1994, quando Mão Santa derrotou a oligarquia dos Freitas e Portela, vencendo a eleição de governador contra Átila Lira.
(POR: Bernardo Silva)