
O espetáculo Embriagada… eu quero desabafar! é um texto inspirado na obra de Clarice Lispector (Laços de Família, A Hora da Estrela, A Paixão Segundo G. H.) e nas canções da grande compositora e interprete da música brasileira, Núbia Lafayette.
A peça relata a vida cômica e trágica de Dolores, uma mulher feia, datilógrafa, semi-analfabeta, magra, casada há dez anos com um marido machista, egoísta, ignorante e estúpido. Embriagada e em meios a devaneios, diante da situação em que se encontra – a beira de um ataque de nervos – ela resolve desabafar tudo aquilo que a sufocava, que estava preso na garganta.
De forma sutil, cômica e quase trágica, Dolores conta suas angústias, decepções, sonhos, traições e sua “anti-vida” com seu marido “Amado”.
Afinal, o que pode acontecer entre quatro paredes e na intimidade diária de um casal juntos há dez anos???
A Cia. Teatral Moreira Campos
A Cia. Teatral Moreira Campos foi fundada no ano de 1998, por alunos do Curso de Letras e do Curso de Arte Dramática da Universidade Federal do Ceará, tendo como principal objeto de pesquisa obras da literatura brasileira e universal.
Ao longo de dezessete anos, vários atores e diretores da classe artística de Fortaleza passaram pelo grupo. A companhia participou de festivais locais, regionais e nacionais de teatro, sendo indicada a prêmios. Montou três esquetes e oito espetáculos: “A Morte e a Alta Costura” (1998-2001), “Odisseia I” (1999), “Odisseia II” (2000), “Relembranças” (2001), “Agosto” (2001-2002), “Os Sertões” (2002-2004), “A Casa” (2004-2005), “Embriagada…eu quero desabafar” (2009…).
O nome do grupo é uma homenagem a um dos maiores contistas da literatura cearense, Moreira Campos, nascido na cidade de Senador Pompeu, em janeiro de 1914. Foi professor da Universidade Federal do Ceará, membro da Academia Cearense de Letras e integrante do grupo literário Clã. É autor, dentre outras obras, do livro de contos Dizem que os cães vêem coisas. Moreira Campos faleceu em Fortaleza, em maio de 1994.
O ator
Wellington Rodrigues é formado em Letras, Especialista em Cultura Clássica e Mestre em Literatura Brasileira e doutorando em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará. Também é formado pelo Curso de Arte Dramática da UFC. Ator, diretor, dramaturgo. Fundador da Cia. Teatral Moreira Campos. Ao longo de treze anos no teatro como ator e produtor, fez 14 espetáculos. Foi indicado pelo Prêmio Balaio do Ceará nas seguintes categorias: Melhor Produção, Ator Revelação e Ator Coadjuvante. Participou como ator convidado de espetáculos montados pela Companhia Palmas Produções Artísticas, pelo Grupo Palcos Produções Artísticas e pelo grupo Bilu Bila de Teatro.
Informações: Blogdomariopires