Eleições 2020: O PT divido vai pra onde?

Em poucos meses, PT chega ao quarto nome (Fotos: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Comentário do jornalista Gustavo Almeida, do portal Política Dinâmica avalia que  o Partido dos Trabalhadores está fazendo tudo certinho para perder mais uma eleição municipal em Teresina. Pelo menos é o que alguns dos seus líderes têm demonstrado com indecisões, acusações entre si e uma série de manobras erradas. Entre os partidos que se articulam para disputar a prefeitura da capital, o PT é o mais inconstante.

O fato novo nesta terça-feira (17) é a desistência do vereador Dudu da pré-candidatura a prefeito. Embora a intenção dele de disputar a PMT sempre fosse vista com desconfiança por muita gente, Dudu decidiu sair. Ele sai, mas não deixa o espaço vazio. Resolveu apoiar o nome de Daniel Oliveira, o mais novo pré-candidato a prefeito no PT.

Com essa mudança, o partido chega ao quarto pré-candidato colocado na pista em 2019, mesmo faltando pouco mais de um ano para a eleição. Até aqui, já foram pré-candidatos Franzé Silva, Dudu, Fábio Novo e agora Daniel Oliveira. Os dois primeiros recuaram e os dois últimos seguem pré-candidatos. No PT, a maioria defende candidatura própria.

Com esse troca-troca constante de pré-candidatos, o PT demonstra que está fazendo tudo certinho para, mais uma vez, perder a eleição para a prefeitura da capital, onde nunca ganhou. O partido não sabe quem quer. E pior que isso: não sabe o que quer.

E EM PARNAÍBA?

Fátima Carmino e Florentino Neto

Em Parnaíba o PT também ainda não demonstrou unidade. Uns defendem para 2020 irem a reboque numa possível candidatura de Zé Hamilton, repetindo a dobradinha PDT/PT, que durante 12 anos mandou na Parnaíba, com um petista de vice, que não seria Florentino Neto, claro, e por razões óbvias. Outros acreditam que o candidato deve ser mesmo o Florentino Neto, por vontade deste e do governador W. Dias, que o mantém na secretaria de saúde, embora bastante queimado, pela incapacidade de resolver as inúmeras questões da pasta.

Mas já se fala também em Fátima Carmino, a vereadora que, enquanto não dispensa um erro do governo municipal, a quem critica às vezes até injustamente, não enxerga um defeito ou uma omissão do governo Wellington Dias, a quem defende com unhas e dentes. E nesse “balaio de gatos”, Mão Santa surfa numa popularidade conquistada com muito trabalho e obras realizadas, num momento da pior crise que atravessa o país, graças a 13 anos de roubalheira dos governos do PT.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.