O GP1 apurou nos bastidores que aliados veem o fortalecimento do PT incomodando setores da base aliada do governador Rafael Fonteles, principalmente o MDB, que também articula maior presença no Legislativo. Atualmente, o PT possui a maior bancada da Alepi, com 12 deputados, enquanto o MDB ocupa nove cadeiras.
Para tentar reverter o cenário, o MDB já colocou sua estrutura política em campo com o objetivo de conquistar a maior bancada da Alepi e ultrapassar o PT. O receio dentro do MDB é que o avanço petista reduza o espaço de influência da sigla no próximo mandato do governador Rafael Fonteles.
A sigla traçou como meta eleger entre 13 e 15 deputados estaduais. Um dos focos do MDB é garantir maior poder nas articulações para a escolha do novo presidente da Alepi, prevista para logo após a posse dos eleitos, em 2027. Mesmo sem risco aparente de perder o comando da Alepi, o MDB quer trabalhar com a certeza de reeleger o deputado Severo Eulálio.
As articulações incluem atrair parlamentares que deixaram o Progressistas, entre os nomes cotados para reforçar o MDB estão os deputados Bárbara do Firmino, Marden Menezes e Thales Coelho. (Davi Fernandes/Gp1)