Depois de visitarem os gabinetes no Congresso Nacional, em Brasília, para pedir apoio ao projeto de lei que mantém quantidade de deputados pelo Piauí, os parlamentares estaduais se reuniram com os federais em um almoço nesta terça-feira (10). O encontro teve caráter reservado: a participação de assessores foi vetada, e apenas deputados estavam presentes. (Veja vídeo)
O PLP 177/23 aumenta o número de deputados federais de 513 para 531. O projeto pode alterar a composição da Câmara dos Deputados e, consequentemente, da Assembleia Legislativa do Estado (Alepi).

O objetivo da reunião foi articular apoio para manter o atual número de representantes do Piauí — 10 deputados federais e 30 estaduais — mesmo diante da proposta de redistribuição de cadeiras baseada nos dados do Censo de 2022, que apontou sub-representação populacional em algumas unidades da federação.
O encontro foi convocado pelo coordenador da bancada federal piauiense, deputado Merlong Solano (PT), em parceria com o presidente da Assembleia Legislativa, Severo Eulálio (MDB). A movimentação acontece às vésperas da votação do projeto de lei, prevista para ocorrer até o dia 30 de junho, conforme o prazo estabelecido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para a reorganização das vagas no Congresso.
O deputado estadual Georgiano Neto (MDB), o mais votado nas eleições de 2022 com mais de 109 mil votos, afirmou que a bancada federal está empenhada em acelerar a tramitação. Segundo ele, a previsão é de que o Senado vote o projeto ainda antes do prazo final. (Rany Veloso)