Em caráter extraordinário Jornal “Inovação” voltou a circular

Foi apenas uma década de existência, porém marcou época. O Jornal Inovação, na avaliação do poeta e escritor, Alcenor Candeira Filho, “foi o maior jornal cultural e político na cidade de Parnaíba, na segunda metade do século XX”.

E o jornal voltou a circular, em edição especial, no último sábado (31), quando um grupo de amigos se reuniu em torno do dele, com direito a salgados e refrigerantes, além de alguns pronunciamentos e música ao vivo com o Zé do Pepê. O jornal circulou extraordinariamente marcando os 40 anos em que estudantes queimaram os tapumes que cercavam a Praça da Graça, que havia sido destruída, com a proposta de reforma, pelo prefeito de então Batista Silva.

O mentor do jornal, jornalista Reginaldo Costa, esteve à frente da iniciativa, que contou com o apoio de antigos colaboradores do jornal. O poeta e bancário Paulo Couto, o hoje conselheiro do Tribunal de Contas Estado, Olavo Rebelo, o jornalista Bernardo Silva, Ribamar Silva, o professor e historiador Vicente de Paula (Potência), foram alguns dos que estiveram presentes ao evento e relembraram algumas fases do jornal.

Alguns dos presentes se pronunciaram, lembrando pessoas que também deram uma grande contribuição como o economista Canindé Correia, através do qual o professor Vicente de Paula chegou iniciou suas colaborações para o jornal, através da crônica “Missivas para Simplício Dias”. Discursaram também o jornalista Bernardo Silva, que fazia o cerimonial do encontro; poeta Alcenor Candeira, o conselheiro Olavo Rebelo, Reginaldo Costa, José Luís de Carvalho, como presidente da Academia Parnaibana de Letras, dentre outros.

Também esteve presente e usou da palavra Alberto Furtado, um assinante do jornal, que, inclusive apresentou alguns exemplares do referido periódico, quando do início de tudo, em que o jornal circulava em papel mimeografado.

De acordo com o jornalista Reginaldo Costa, novas reuniões serão promovidas com ex-integrantes do grupo, a fim de decidirem se as atividades do jornal serão retomadas. “Pelo menos na internet ele deve publicar novas edições”, sugeriram na ocasião.

 

Texto: Bernardo Silva e Fotos: Camila Neto

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.