Em reunião com Seduc Sinte-PI defende direito dos trabalhadores em educação

Na manhã desta sexta-feira (05/02), representantes do SINTE-PI estiveram reunidos com a Secretaria de Educação (Seduc), Sead, deputado João de Deus e representantes do governo  para tratar de pautas urgentes dos trabalhadores da rede estadual de educação.

Participaram da reunião representando o SINTE-PI: Paulina Almeida (presidente), Manoel Rodrigues (tesoureiro), João Correia (secretário de comunicação) e o advogado Giovane Machado. Representando a SEDUC: o secretário estadual de educação, Ellen Gera, Francisca Mascarenhas e Carla (Unidade de Gestão de Pessoas), e da SEAD: João Rodrigues e Renato Lélis, além do deputado João de Deus Sousa e a superintendente de Relações Institucionais do governo, Núbia Lopes.

Professora Paulina Almeida, considerou a reunião positiva. “A reunião com a Seduc, Sead e demais representantes foi positiva no sentido de deixar este canal aberto para o diálogo acerca das demandas da categoria, que não são poucas. Precisamos avançar muito nas pautas para garantir o tripé da educação: formação, carreira e condições de trabalho”, destacou Paulina. 

Reunião com SINTE-PI, Seduc, Sead, dep. João de Deus na manhã desta sexta-feira (05/02/21)

Na pauta os temas abordados foram: a lotação dos servidores grevistas, reajuste salarial, redução da jornada de trabalho, aposentadorias, promoções, salário mínimo, formação e infraestrutura e outros.

LOTAÇÃO GREVISTAS
Os diretores do SINTE-PI foram veementes ao dizer que não aceitarão retaliações aos servidores da educação que participaram da greve. A direção do sindicato irá acompanhar a lotação dos colegas para garantir que os servidores permaneçam na mesma unidade escolar do início da greve. O Secretário Ellen Gera, por sua vez, se prontificou a resolver a situação juntamente com a diretora da UGP, Francisca Mascarenhas.

JORNADA
A redução da Jornada de trabalho tem preocupado muitos professores. Mas a Seduc informou que já fez um levantamento e que deverá assinar nos próximos dias o deferimento da redução e solucionar o problema para os servidores que tem direito.

APOSENTADORIAS
Após questionamentos do Sinte em reuniões anteriores, as aposentadorias que estavam paradas, foram retomadas desde o dia 1º de fevereiro deste ano. O Secretário Ellen falou da proposta de descentralizar esse atendimento para alguns municípios. Com relação à demora no deferimento do pedido, solicitamos que fosse deferido no menor tempo possível, uma vez que o servidor atende todos os requisitos para adquirir o benefício, existe uma burocracia e demora no deferimento do pedido. A equipe da SEAD argumentou que está em fase de estudo para solucionar junto com a Seduc e a Funprev.

PROMOÇÕES
Cobrado sobre as promoções que estão paradas há anos, o secretário disse que existem planilhas prontas tanto de mudança de Classe para publicar no DOE, como mudança de Nível referente a maio/2018 a abril/2019.
Secretario se comprometeu a repassar o cronograma de implementação deste ponto para o Sinte, para resolver esta questão.

REAJUSTE
Sobre o reajuste salarial, o secretário Ellen Gera se comprometeu, juntamente com o deputado João de Deus, buscar soluções e respostas junto ao secretário de fazendo Rafael Fonteles. O SINTE-PI continuará vigilante, pois já estamos há dois anos sem reajuste salarial, e que este contemple ativos e aposentados.

VACINA
O SINTE-PI solicitou que os trabalhadores em educação fossem incluídos na lista de prioridades da Vacina contra a Covid-19. O deputado João de Deus informou que tem um Projeto de Lei a ser apresentado na Assembleia Legislativa tratando do assunto.

Ao final da reunião a presidente do SINTE-PI, professora Paulina Almeida, reforçou que os trabalhadores da educação básica estadual estão em Estado de Greve. “Estamos em Estado de Greve, e por conta da pandemia, estamos fazendo nossas manifestações e mobilizações de maneira virtual. Mas estamos atentos e acompanhando todas as demandas no sentido de solucioná-las”, enfatizou Paulina Almeida.

O Sinte-PI tem visitado as escolas fiscalizando e acompanhando a situação de infraestrutura para garantir que a Seduc cumpra com o mínimo de condições para o funcionamento das escolas, sem prejuízos para professores, funcionários e estudantes.

“Somos favoráveis à preservação da vida, a educação pública de qualidade para todos, ao isolamento social e a luta continua pelos nossos direitos e das famílias piauienses”, finalizou Paulina. (Crédito Fotos: Enzo Ribeiro)

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.