“Encontros com o Inovação”: Nós fizemos história em Parnaíba

POR:BERNARDO SILVA

LENDO o livro “Tributo a Canindé Correia”, o primeiro da série “Encontros com o Inovação”, fui transportado para meus tempos de recém saído da adolescência, praticamente iniciando minha vida profissional na  redação do Jornal Folha do Litoral e nos estúdios da Rádio Educadora de Parnaíba,  e morando na Rua Vera Cruz, a mesma onde residia Reginaldo Costa e Francisco José Ribeiro, os artífices do jornal Inovação, que mais tarde seria o Movimento Cultural e Social Inovação.

Além dos filhos que Deus me permitiu trazer ao mundo, junto com minha falecida esposa, só me traz felicidades e realização lembrar de minha participação no Jornal Inovação; as angústias, perseguições, a insegurança em que vivíamos em tempos de ditadura; as alegrias dos bons papos, boa cerveja, caranguejos, enfim, a boemia permitida por nossas idades, à época, são fatos inesquecíveis. Particularmente, fã da turma do jornal “O Pasquim”, achava que éramos a versão nordestina daquele peródico.

Reginaldo Costa e Bernardo Silva

Reginaldo Costa está de volta. Nos tempos de jornal Inovação, com ele fui processado pelo ex-prefeito Batista Silva, por conta da queima dos tapumes da Praça da Graça (mas esta é outra história). Reginaldo está publicando uma série de livros por ele denominada “Encontros com o Inovação”, iniciando com a figura ilustre e querida do “nosso” Canindé, como assim a ele se referia o poeta amigo Elmar Carvalho. O livro está à venda, na Banca do Louro, e pode ser adquirido ao preço de R$ 25,000.

“Francisco de Canindé, o menos religioso e também o mais pobre (de bens materiais), porém o mais sorridente dos Correia, aquele que nas décadas de sessenta e setenta (em plena ditadura), era considerado uma espécie de conselheiro dos comunistas parnaibanos” – escreveu o poeta, escritor e promotor de justiça aposentado, Pádua Santos.

Foto feita em agosto de 2019,, na Praça da Graça/Banca do Louro, quando comemoramos com uma edição do Inovação, os 40 anos do jornal.

Foto mais “famosa” com o grupo do Jornal Inovação, que foi publicada pelo escritor e poeta Elmar Carvalho em várias de suas obras.

Meu nome- Bernardo Silva – consta como um dos próximos homenageados. Que venha a homenagem enquanto eu em vida, coisa que não ocorreu com o Canindé. Já disse e vou deixar por escrito, com firma reconhecida em cartório, que depois de morte a família não aceite nenhum tipo de homenagem que não seja oração. Os mortos só precisam de orações e boas lembranças. É minha maneira de pensar sobre mim mesmo. Mas, de qualquer sorte, de parabéns está o Reginaldo Costa pela iniciativa. Parnaíba merece mais um pouco dessa história que ajudamos a construir, contada por quem a viveu plenamente.

Edição de 40 anos do Jornal Inovação

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.