O Encontro do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (ENCREPI) segue a programação de cursos e atualizações em Parnaíba. O encontro, realizado em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), reúne profissionais e graduandos em Enfermagem com foco em promover capacitação e aproximar cada vez o conselho dos profissionais, como explica a Dra. Tatiana Melo, presidente do Coren-PI.
“Além de levar discussões atuais, sobre temas recentes e de grande importância para o desenvolvimento do trabalho dos profissionais, o ENCREPI também é uma forma do Conselho se aproximar cada vez mais dos profissionais, ouvir eles de perto, entender suas demandas e trabalhar cada vez mais para desenvolver a Enfermagem no Piauí”, pontuou a presidente.
Tatiana também participou do ENCREPI ministrando a palestra sobre a resolução 564/2017, que instituiu o novo Código de Ética da Enfermagem Brasileira e está em vigor desde o mês de abril. A presidente explica que a iniciativa de levar uma palestra especificamente sobre o tema é uma forma de sanar possíveis dúvidas e promover cada vez o código, que deve ser conhecido por todos os profissionais.
“Conhecer o nosso código de ética é uma obrigação, pois nele estão todos os nosso direitos, deveres e todas as orientações a serem seguidas enquanto profissional de enfermagem. E como ele entrou em vigor faz pouco tempo, no mês passado, nós estamos trazendo este conteúdo. O novo código ficou enxuto e tem também uma linguagem mais objetiva, mais clara para que seja ainda mais acessível aos trabalhadores”, explica Melo.
O novo documento, que agora contém 23 artigos sobre direitos, 37 sobre deveres, 42 sobre definições e 17 sobre infrações e penalidades, traz uma linguagem mais clara e objetiva. Dentre as novidades estão: o direito de comunicar casos de violência previstos na legislação, especialmente quando as circunstâncias impedem ou dificultam a manifestação das vítimas; permite ao profissional negar-se a ser exposto nos mesmos durante o desempenho de seu trabalho; incluiu também questões relacionadas à violência, considerando a Lei 11.340/2006 (Lei Maria da Penha), que criou mecanismos para coibir a violência contra a mulher, além de considerar os Estatutos da Criança e Adolescente e do Idoso.
Também foram abordados no ENCREPI Parnaíba os temas: Boas práticas na assistência gestante parto e puérpera; Urgência e emergência; Registro de enfermagem no prontuário do paciente, Marketing profissional e a equipe de Enfermagem e a questão da saúde pública no Brasil. O ENCREPI Parnaíba segue até a próxima sexta-feira, 04, e está sendo realizado no Auditório do Sesc. Além de Parnaíba, Picos e Floriano também já receberam o encontro este ano.
Douglas Ribeiro *