Foram empossados na manhã desta sexta-feira (01) os desembargadores Erivam Lopes, James Pereira e Ricardo Gentil na presidência do Tribunal de Justiça do Piauí e respectivamente na vice-presidência e corregedor geral.
Erivan Lopes é empossado depois de autorização do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e ratificado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Deve ficar no cargo por sete meses, cumprindo um “mandato tampão”.
A solenidade foi realizada no Tribunal de Justiça do Piauí e contou com a presença do governador Wellington Dias (PT), da vice-governadora Margarete Coelho, do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí (OAB-PI), do presidente da Assembleia Legislativa, Themistocles Filho, e de demais autoridades.
Eleição
O desembargador Erivan Lopes foi eleito por 17 votos em chapa única. A eleição ocorreu no último dia 21 de maio, no Plenário do TJ/PI, para o mandato “tampão”, com duração de apenas sete meses. Foram 17 votos a favor da eleição da chapa apresentada, 2 abstenções e 1 ausência.
O Conselho Nacional de Justiça havia decidido no dia 15 de maio que todos os desembargadores são elegíveis para o “mandato tampão”. A decisão refere-se ao PCA (Procedimento de Controle Administrativo) impetrado pelo desembargador piauiense Edvaldo Moura, sobre ‘mandato tampão’ para presidentes de tribunais de justiça. Fonte: Portalaz. Foto: Edição: APM Notícias.