Escolas do Pìauí em baixa: Destaque só na propaganda

Sala de aula/ foto ilustrativa

A educação privilegiada

Todas as instituições que dominam o topo do ranking nacional nas duas provas do Enem – objetiva e redação – são privadas.
Os colégios com melhor desempenho na prova objetiva foram: Farias Brito, Christus e Ari de Sá, todos localizados em Fortaleza (CE).
Já os primeiros na redação foram Colégio Apogeu, de Juiz de Fora (MG); Ipiranga, de Petrópolis (RJ); e Regina Coeli, de Veranópolis (RS).

A educação capenga

A primeira escola pública que aparece no ranking da prova objetiva é o Colégio Naval, localizado em Angra dos Reis (RJ), na 12ª colocação.
Na redação, a Escola Estadual de Educação Profissional Marta Maria Giffoni de Souza, em Acaraú (CE), aparece no 25º lugar. E nada mais.

Escola dos ricos

Na cidade de São Paulo, a melhor instituição na prova objetiva é o Objetivo Colégio Integrado, no bairro Bela Vista, com nota média de 840,93.
Na redação, o Colégio Novo Horizonte é o melhor no ranking, com 882,73. Bem acima da média nacional.

Ceará bem na frente

As três escolas com melhor desempenho na prova objetiva do Enem 2024 foram da rede particular do Ceará, como mostra o ranking organizado pela Folha, com dados do MEC (Ministério da Educação).

A vergonha nacional

Em Fortaleza, os colégios Farias Brito, Christus e Ari de Sá Cavalcante tiveram nota média acima de 720, quase 200 pontos acima da média nacional, de 510.

A nota da Marinha

A primeira instituição pública da lista aparece na 12ª colocação. É o Colégio Naval, em Angra dos Reis (RJ), administrado pela Marinha.
Depois, apenas na 31ª posição, aparece a Escola de Aplicação da UFV (Universidade Federal de Viçosa), em Minas Gerais.

A pesquisa

Já na prova de redação, o Colégio Apogeu, em Juiz de Fora (MG), teve a melhor média: 931 pontos, quase 300 acima da média nacional, de 635.
A instituição também é privada.

Na sequência, aparecem os também privados colégios Ipiranga, em Petrópolis (RJ), e Regina Coeli, em Veranópolis (RS), com médias acima de 929.

Os laureados

A primeira instituição pública no ranking de redação aparece na 35ª posição.
É a Escola Estadual de Educação Profissional Marta Maria Giffoni de Sousa, em Acaraú (CE).
Depois, o Colégio Politécnico da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), no Rio Grande do Sul, aparece em 40º lugar.

Os esquecidos

Depois de tudo isso, cabe bem uma pergunta: nada na escola do Piauí é destaque nacional?
Nem a escola privada, nem a escola pública?
Alguma coisa deve estar muito errada nessa história, porque, ao menos na propaganda oficial, mais parece que a educação do PI vive um mar de prosperidade. (Portalaz)

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.