As equipes de alunos das Escolas do SESI do Piauí que participam da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizada no Colégio Diocesano, nos dias 28 e 29 de agosto foram destaques na competição. A campeã do nível 1 (Ensino Fundamental) foi a equipe Os Roboníacos, da Escola Conselheiro Saraiva, do SESI de Teresina.
Em segundo lugar ficou a SESI Force I, da Escola Integrada Deputado Moraes Souza, da Parnaíba, e a Lego Guardians, da Escola Senador Nilo Coelho, de Picos, ficou na terceira posição. Todas da rede SESI. Este ano disputaram 43 equipes composta por 4 estudantes de 15 escolas públicas e privadas do Piauí, distribuídas nos níveis 1 (voltada aos alunos do atual ensino fundamental de 9 anos) e nível 2 (voltada aos alunos do ensino médio, técnico ou equivalente).
Integrante da equipe campeã, a aluna Ana Vitória Frota, de 14 anos, do 8º ano do ensino fundamental, da Escola Conselheiro Saraiva, do SESI de Teresina, comemorou o título e falou sobre importância a competição: “Valeu a experiência. Isso demonstra que o ensino da nossa escola não deixa nada a desejar em relação a algumas de renome no Piauí. Nossos professores estão de parabéns”!
Já João Victor, de 16 anos, da equipe da Escola Integrada deputado Moraes Souza, de Parnaíba, que ficou em segundo lugar disse que o desempenho dos participantes foi uma satisfatório, mas tudo isso graças ao ensino de qualidade oferecido pelo SESI. Pedro Augusto de Castro, de 12 anos, cursando o 8º ano do ensino fundamental, na Escola Senador Nilo Coelho, do SESI de Picos, comemorou ao receber a medalha afirmando que foi uma experiência proveitosa. Os vencedores vão disputar à fase nacional, que acontece em Uberlândia, no Mês de novembro.
A OBR, criada em 2007, é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq que se utiliza da temática da robótica – tradicionalmente de grande aceitação junto aos jovens – para estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. É o maior evento estudantil de robótica da América Latina, proporcionando contato de mais de 200 mil jovens com essa área desde sua criação.
A OBR possui duas modalidades que procuram se adequar tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. A OBR destina-se a todos os alunos de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.
A OBR é coordenada pelo Centro Universitário da FEI e pela Universidade Estadual de São Paulo – UNESP. A FEI é uma das principais instituições que têm contribuído para o desenvolvimento da robótica no Brasil, por meio do desenvolvimento de pesquisas, coordenação e realização de eventos. O mais importante deles, este ano, foi a RoboCup – realizada pela primeira vez no Brasil e que reuniu equipes de 45 países, em quatro modalidades.
JÂNIO HOLANDA – ASCOM/FIEPI



