Escolas estaduais perdem 50 mil alunos em 4 anos

Ou o governo adota medidas urgentes para melhorar a qualidade do ensino nas escolas da rede estadual ou será ca-da vez mais difícil cumprir a lei do piso. O alerta é do líder do PSDB na Assembleia Legisla-tiva, deputado Firmino Filho. Ele disse que uma das razões para a dificuldade de pagamento do piso nacional aos professores piauienses, no valor de R$ 1.451, é a perda de alunos para as escolas municipais e particulares. E até para as drogas.

As estatísticas oficiais mostram que de 2008 para cá, incluindo os dois anos finais do governo do hoje senador Wellington Dias (PT), a rede estadual piauiense perdeu mais de cinquenta mil alunos que optaram por estudar nas escolas dos diversos municípios ou em escolas filantrópicas e particulares. Com a queda no número de alunos, há uma correspondente redução do valor repassado pelo Governo Federal para o Estado através do Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica), já que o repasse é feito por aluno. 
Só este ano, em relação a 2011, a perda é da ordem de R$ 100 milhões. “Por isso é que, agora, o governo se ressente da necessidade de mais dinheiro para fazer frente ao pagamento do piso nacional para a categoria dos professores. E se nada for feito, se a rede estadual continuar perdendo alunos, a tendência é termos, a cada ano, um repasse menor por parte do Governo Federal e, consequentemente, uma dificuldade maior do governo estadual para pagar o piso”, alertou Firmino Filho.Diáriodopovo 

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.