Na manhã desta terça-feira(9) aconteceu, na Escola Municipal Mário Reis, um teste de aceitabilidade de produto produzido pela Cooperativa Biofruta, que funciona no Distrito de Irrigação Tabuleiros Litorâneos. Foi uma ação do Conselho Municipal de Alimentação Escolar e Agricultura Familiar.
Segundo a presidente do Conselho, Sheila Silveira, as escolas municipais têm que ter essas parcerias com a agricultura familiar, para que venham recurso do governo federal para essa alimentação escolar. “É necessário que a gente faça parcerias com pequenos agricultores. Mediante isso, entramos em contato com cooperativas que fornecem produtos para alimentação escolar”, disse. Trata-se de uma ação dentro do PNAE- Programa Nacional de Alimentação Escolar, que é acompanhado e fiscalizado diretamente pela sociedade, por meio dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE). Além da Escola Mário Reis a ação se estende ainda às Escolas Míriam Lopes e Zilda Arns.
Ela informou também que fez uma parceira com o pessoal da Biofruta, porque essa Cooperativa desenvolve produto muito bom e de boa qualidade. “Também estamos indo atrás de outros profissionais da área, para que o processo não fique apenas com um grupo e possa se estender para outros agricultores. Em particular hoje estamos com pessoal da Biofruta porque eles trouxeram um produto desenvolvido por eles e estão fazendo essa experiência aqui na escola Mário Reis e outras duas”.
Quem esteve hoje na Escola Mário Reis foi o responsável por desenvolver o projeto, que é especialista em alimentação e agricultura, Sr. Edson Teófilo. Ele faz parte da cooperativa da Biofruta e foi convidado para estar entre os fornecedores de alimentos da merenda escolar municipal. “Sempre servimos os melhores produtos possíveis na questão natural e que possua mais nutrientes. Nossa preocupação é com a qualidade da alimentação das crianças”, destacou o especialista.
texto e fotos: Camila Neto e Bernardo Silva