O prefeito de Parnaíba, Francisco Emanuel (PP), finalmente puxou o gatilho do aguardado decretão e exonerou todos os ocupantes de cargos em comissão da gestão — do primeiro ao último escalão. Foram para o olho da rua secretários municipais, executivos, superintendentes e diretores.
Além de uma promessa de reestruturação, o decreto escancara o rompimento político com a família Mão Santa, após farpas publicas trocadas entre o gestor e a deputada estadual Gracinha Mão Santa. A demissão do ex-prefeito e da ex-primeira-dama, Adalgisa Moraes Souza, que ocupava a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, foi o recado mais claro.
Com o decreto publicado, a composição do novo secretariado começa a ganhar forma — e com nomes bem próximos do prefeito. A primeira-dama, Analia Priscila, assume o Desenvolvimento Social, no lugar de Adalgisa.
Oscar Cunha Filho, tio do prefeito, é o novo titular da Fazenda. Já a mãe, Jeanne Pereira Cunha, segue firme como presidente do Instituto de Previdência.
Na articulação política, entra Edrivandro Gomes Barros como novo secretário de Governo.
A Procuradoria-Geral do Município passa a ser comandada por Eliaquim Sousa Nunes.
Na Educação, segue Danilo de Andrade Rego; e na Saúde, mantém Thiago Judah Sampaio Carneiro.
Thiciano Ribeiro da Cruz vai para Transporte e Trânsito. Felipe da Silva Sousa responde por Serviços Urbanos. Ruben Sousa Ferreira, Meio Ambiente. E Rafael Costa Lima assume a Secretaria de Trabalho. (Sebastian Eugênio)